Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04040
Acrónimo :
04040
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
40.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
42.0h/sem
Trabalho Autónomo :
258.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Laboratório em Estudos Urbanos tem como objetivos: -fornecer aos estudantes do mestrado os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em estudos urbanos, contribuindo para a elaboração do projeto que irão desenvolver no Segundo ano do mestrado -facultar aos estudantes um contexto aprendizagem, exploração e consolidação de conhecimento sobre diferentes métodos e técnicas de pesquisa em estudos urbanos, fornecendo competências para a elaboração de projetos de dissertação / estágio. -Desenvolver competências de raciocínio metodológico e de experimentação técnica orientadas para a investigação, o projeto ou o estágio. -Oferecer aos estudantes um contexto de formação metodológica assente na transmissão em aula, no contacto com pesquisas em curso, e na utilização de um conjunto de métodos e técnicas recolha e tratamento de dados em estudos urbanos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os estudantes devem ter adquirido: C1. Compreensão aprofundada da relação entre teoria e metodologia em estudos urbanos; C2. Conhecimento sobre diferentes modos de recolha de dados, seu tratamento e análise, seus princípios e seus efeitos na pesquisa. C3. Familiarização com técnicas de análise, interpretação e apresentação de resultados empíricos. C4. Capacidade de articular conceitos e observações, por intermédio de um objeto de investigação, de uma problemática e de métodos e técnicas de pesquisa; C5. Competências de vigilância epistemológica e reflexividade sobre a investigação empírica em estudos urbanos. C6: Capacidade para fundamentadamente desenhar, apresentar e discutir o seu projeto de dissertação, estágio ou trabalho de projeto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Como desenhar um projeto de investigação A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos. Diferentes tipos de pesquisa Formulação do problema e definição de objetivos. A questão de partida Conceptualização. Da fase exploratória ao modelo de análise Operacionalização e observação. Estratégias metodológicas e objetivos da pesquisa: Pesquisa extensiva e intensiva. Metodologias quantitativas e qualitativas Problemas e práticas de pesquisa em estudos urbanos Teoria e metodologia em estudos urbanos. Disciplinas e problemáticas, perspetivas e conceitos Pesquisa de Terreno em Estudos Urbanos. Observação direta, participante e situação de entrevista. Cartografia e estatística. Fontes históricas e documentais. Pesquisa Participativa e Colaborativa. Discussão teórico-epistemológica. Estudos de caso e aplicações Métodos de análise visual A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa Redação do Projeto

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O Módulo A da UC percorre todas a etapas do percurso de investigação, permitindo aos alunos um conhecimento aprofundado do processo de pesquisa em estudos urbanos. O caracter teórico-prático da UC e a sua sequenciação favorece o acompanhamento individual do trabalho autónomo de cada estudante O Módulo B da UC aborda alguns métodos e técnicas de pesquisa em estudos urbanos permitindo pois aos alunos o contato com problemas e práticas de investigação, seja através de trabalho concreto, seja através de contacto com pesquisas concluídas ou em curso. O módulo C centra-se na redação do projeto de Dissertação, Estágio ou Trabalho de Projeto a ser realizado no segundo ano do curso. Nele se aprofundam e se concretizam competências transmitidas e trabalhadas no desenho da pesquisa e no contato com os problemas e práticas aos quais os métodos e as técnicas em estudos urbanos oferecem vias de resposta.

Avaliação / Assessment


A avaliação implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal: - Apresentação sintética em aula do seu projeto (30%); - Elaboração de um projeto ?de pesquisa e/ou intervenção - trabalho escrito final (individual e discutido com docente(s) do mestrado) (70%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, apresentação de experiências concretas de investigação, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos por parte dos estudantes, sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa da UC percorre todas a etapas do percurso de investigação, permitindo aos alunos um conhecimento aprofundado do processo de pesquisa em estudos urbanos. Ao caracter teórico-prático da UC junta-se a possibilidade de acompanhar individualmente o trabalho autónomo de cada estudante. Os objetivos de aprendizagem C1, C2, C3, C4 e C5 são concretizados na articulação entre os contributos teórico-metodológicos transmitidos e o contacto dos estudantes com experiências de investigação concreta, em várias fases, que mobilizam abordagens metodológicas características dos estudos urbanos. Pelo facto de as sessões seminariais de apresentação se focarem na discussão dos projetos de pesquisa em estudos urbanos trabalhados pelos estudantes, pelo facto de parte significativa da avaliação final dos estudantes se realizar através de uma discussão do trabalho final individual, a UC promove a capacidade para construir, apresentar e discutir, de forma fundamentada, um projeto de dissertação, estágio ou trabalho de projeto em estudos urbanos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity Quivy, R.,L. Champenhoud,(2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva. Ocejo, Richard (ed.) (2013) Ethnography and the City: readings on doing urban fieldwork, Routldge. King,G., Keohane, R., Verba, S. (1994) Designing Social Inquiry, Princeton University Press; Harding, A. & T. Blokland (2014) Urban theory: a cirtical introduction to power cities and urbanism in the 21st century: Sage. Della Porta, Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press; Creswell, J. W. (2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches, Sage; Bryman, A. (2012)Social Research Methods, OUP; Babbie, E.(1989),The Practice of Social Research, California Wadsworth Publishing Abrahamson, Mark (2017) Studying Cities and City Life: na introduction to methods of research. London: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wilson, Kate e al.). (2008), Social Work. An introduction to contemporary practice. Harlow, Pearson Longman, (p. 235-295). Whyte, William Foote (ed.) (1991), Participatory Action Research, Sage. Turner, Jonathan (2005) "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Turner, Francis J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. New York , Oxford. University Press. Thompson, Neil (2009) Understanding social work, 3rd ed. Basingstoke, Palgrave Macmillan. Silva, Augusto Santos e J. Madureira Pinto, (1986) (Org), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento; Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press. Giddens, Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e actualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663. Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992) O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora.; Costa, António Firmino da (1986), "Pesquisa de terreno em sociologia" in, J.Madureira Pinto e A. S. Silva (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Comissão Europeia (1993), Gestão do ciclo de projecto: abordagem integrada e quadro lógico, Métodos e instrumentos para a gestão do ciclo de projecto, n.º 1, Luxemburgo. Carvalho, Helena (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo. Capucha, Luís e Paulo Pedroso (1996) (orgs.), Sociologia Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação). Burgess, Robert, (2001) A pesquisa de terreno, Oeiras, Celta Editora Bryman Alan (2007), "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22. Brannen, Julia (2005), Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16