Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Laboratório em Estudos Urbanos tem como objetivo geral introduzir os/as estudantes à investigação empírica em Estudos Urbanos, através das metodologias de tipo quantitativo e de tipo qualitativo. São desenvolvidos os conceitos de desenho de pesquisa (através, também, da apresentação das suas etapas e dinâmica) e de métodos e técnicas (de pesquisa documental, de recolha de informação primária e de análise de dados) e pretende-se que os/as estudantes desenvolvam competências de raciocínio metodológico e de experimentação técnica orientadas para a investigação, o projeto ou o estágio, e concretizadas na elaboração do projeto que irão desenvolver no segundo ano do mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de: OA1) explicar a relação entre teoria e metodologia em estudos urbanos; OA2) identificar e distinguir os diferentes modos de recolha, de tratamento e análise de dados, os seus princípios e os seus efeitos na pesquisa; OA3) articular conceitos e observações, elaborar uma problemática e escolher métodos e técnicas de pesquisa tendo um objeto empírico de investigação por referência; OA4) utilizar técnicas de análise, interpretação e apresentação de resultados empíricos no âmbito de uma investigação em Estudos Urbanos OA5) refletir sobre as capacidades e as limitações de uma investigação empírica em Estudos Urbanos; OA6) desenhar, apresentar e discutir o seu projeto de dissertação, estágio ou trabalho de projeto em Estudos Urbanos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Como desenhar um projeto de investigação 1. A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos e diferentes tipos 2. Formulação do problema e definição de objetivos: a questão de partida 3. Conceptualização: da fase exploratória ao modelo de análise 4. Operacionalização e observação: estratégias metodológicas e objetivos da pesquisa; pesquisa extensiva e intensiva; metodologias quantitativas e qualitativas de recolha e análise de informação CP2. Problemas e práticas de pesquisa em Estudos Urbanos 1. Teoria e metodologia em Estudos Urbanos. Disciplinas e problemáticas, perspetivas e conceitos 2. Pesquisa de Terreno em Estudos Urbanos. Observação direta, participante e situação de entrevista. Cartografia e estatística. Fontes históricas e documentais. 3. Pesquisa Participativa e Colaborativa. Discussão teórico-epistemológica. Estudos de caso e aplicações 4. Métodos de análise visual 5. A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa CP3. Redação do Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O CP1 da UC percorre todas a etapas do percurso de investigação, permitindo aos alunos um conhecimento aprofundado do processo de pesquisa em Estudos Urbanos, dando resposta aos OA1, OA2, OA3 e OA4. O CP2 da UC aborda alguns métodos e técnicas de pesquisa em estudos urbanos permitindo aos alunos o contacto com problemas e práticas de investigação, seja através de trabalho concretos, seja através de contacto com pesquisas concluídas ou em curso, contribuindo para alcançar os OA5 e OA6, ainda que também reforçando os OA anteriormente referidos. O CP3 centra-se na redação do projeto de Dissertação, Estágio ou Trabalho de Projeto a ser executado no segundo ano do curso. Nele é possível solidificar competências transmitidas e trabalhadas no desenho da pesquisa e no contacto com os problemas e práticas aos quais os métodos e as técnicas em estudos urbanos oferecem vias de resposta, respondendo aos OA5 e OA6.
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC será de avaliação ao longo do semestre. Os instrumentos de avaliação consistem em: uma apresentação oral individual do projeto de investigação, que vai sendo preparado ao longo do semestre, em sala de aula, cuja classificação contribui com 30% da avaliação final; um relatório escrito individual, a apresentar no final do semestre, cuja classificação contribui com 70% para a avaliação final. Os docentes coordenadores da UC comentam o trabalho com o/a estudante, em contexto de sala de aula, que tem a possibilidade de incorporar melhorias e sugestões no trabalho escrito. A UC não prevê a modalidade de avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem articula diferentes componentes. Uma primeira componente, as aulas teórico-práticas. Neste sentido, há aulas ou partes de aula mais expositivas, com base em bibliografia de apoio, onde os/as estudantes terão acesso aos conteúdos teóricos e conceituais no domínio do desenho da pesquisa e à apresentação de exemplos concretos de pesquisas que operacionalizam os conteúdos expostos. Será estimulada a reflexão, a participação e a intervenção dos/as estudantes sobre esses exemplos, dando lugar a que haja uma dinâmica ativa e participativa em aula. A segunda componente incontornável constitui o trabalho autónomo dos/as estudantes, nomeadamente para que possam construir os seus projetos de investigação O resultado de leituras para encontro de uma questão de partida, por exemplo, pode ser trazido para a aula para discussão. Esse trabalho passa, portanto, pela pesquisa de referências bibliográficas, por leituras e redação de texto – que culmina com apresentações em aula e, depois, com o trabalho escrito final. A terceira componente passa por sessões tutoriais que podem ser dispensadas aos/às alunos/as para acompanhar os trabalhos a serem realizados. Este acompanhamento da elaboração do projeto enquanto a matéria vai sendo dada, que será feito também em aula, irá favorecer a realização do trabalho de cada estudante.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as partes teóricas das aulas permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é incentivado a que os/as estudantes tragam as suas dúvidas, fruto de reflexão em aula, leituras e trabalho autónomo, para que experimentem a aplicação prática das aprendizagens aos seus objetos teóricos e empíricos de pesquisa, que numa primeira fase ainda estarão embrionários, mas que se incentiva a que vão sendo elaborados à medida que os conteúdos programáticos são expostos. Ou seja, os/as estudantes serão estimulados a irem acompanhando as aulas com a elaboração faseada dos seus projetos de investigação, operacionalizando, no trabalho autónomo, as etapas e componentes desse processo. O seu resultado será apresentado oralmente em aula e, posteriormente, por escrito. Também vão sendo apresentados e “decompostos” casos práticos, com exemplos de investigação que permitam aos/às estudantes reconstituir processos que deram origem a esses casos e, assim, contribua para fazerem os seus projetos. Pelo facto de as sessões seminariais de apresentação se focarem na discussão dos projetos de pesquisa em estudos urbanos trabalhados pelos estudantes, e de uma parte significativa da avaliação final dos estudantes se realizar através de uma discussão do trabalho final individual, a UC promove a capacidade para construir, apresentar e discutir, de forma fundamentada, um projeto de dissertação, estágio ou trabalho de projeto em estudos urbanos.
Observações / Observations
O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. Este uso deve ser orientado exclusivamente para o apoio ao estudo de conceitos e métodos complexos. Não serão aceites textos ou exercícios que se utilizem de texto produzido por IA.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Abrahamson, M. (2017). Studying Cities and City Life: An Introduction to Methods of Research. Routledge. Babbie, E. (1989). The Practice of Social Research. California Wadsworth Publishing. Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. ed.). Oxford University Press. Creswell, J. W. (2003). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approach. Sage. Della Porta, D. & Keating, M. (Eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Harding, A. & Blokland, T. (2014). Urban Theory: a Critical Introduction to Power Cities and Urbanism in the 21st century. Sage. King, G., Keohane, R. & Verba, S. (1994). Designing Social Inquiry. Princeton University Press. Ocejo, R. (ed.) (2013) Ethnography and the City: readings on doing urban fieldwork. Routldge. Quivy, R., Champenhoud, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Podem ser recomendadas referências bibliográficas complementares, de caráter temático, para suporte aos trabalhos dos/as estudantes. Abrahamson, M. (2017). Studying Cities and City Life: An Introduction to Methods of Research. Routledge. Babbie, E. (1989). The Practice of Social Research. California Wadsworth Publishing. Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. ed.). Oxford University Press. Creswell, J. W. (2003). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approach. Sage. Della Porta, D. & Keating, M. (Eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Harding, A. & Blokland, T. (2014). Urban Theory: a Critical Introduction to Power Cities and Urbanism in the 21st century. Sage. King, G., Keohane, R. & Verba, S. (1994). Designing Social Inquiry. Princeton University Press. Ocejo, R. (ed.) (2013) Ethnography and the City: readings on doing urban fieldwork. Routldge. Quivy, R., Champenhoud, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Bibliografia complementar: Podem ser indicadas até 10 referências. Podem ser recomendadas referências bibliográficas complementares, de caráter temático, para suporte aos trabalhos dos/as estudantes. Brannen, J. (2005). Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods Bryman, A. (2007). "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22. Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno. Celta. Capucha, L. & Pedroso. P. (1996) (orgs.), Sociologia Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação). Carvalho, H. (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo. Comissão Europeia (1993), Gestão do ciclo de projecto: abordagem integrada e quadro lógico, Métodos e instrumentos para a gestão do ciclo de projecto, n.º 1, Luxemburgo. Costa, A. F. (1986), "Pesquisa de terreno em sociologia" In, Madureira, J. P. & Silva, A. S. (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento. Ghiglione, R. & Matalon. B. (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Celta Editora. Giddens, A. (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e actualizada). Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663. Ragin, C. C. (1987). The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. University of California Press. Silva, A.S. & Madureira, J. P. (1986) (Org). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento. Thompson, N. (2009). Understanding social work, 3rd ed. Basingstoke, Palgrave Macmillan. Turner, J. (2005). "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", In Craig Calhoun, C. Turner, Francis J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. University Press. Whyte, W. F. (Ed.) (1991). Participatory Action Research. Sage. Wilson, K. (2008). Social Work. An introduction to contemporary practice. Harlow. Pearson Longman, (p. 235-295).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25