Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04047
Acrónimo :
04047
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
276.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC está desenhada para explorar e aprofundar teórica e conceptualmente alguns dos temas mais debatidos na área interdisciplinar dos Estudos Africanos, com particular enfoque em estudos de caso referentes aos países Africanos de língua oficial Portuguesa. Divide-se em três módulos teóricos essenciais que visam apresentar e aprofundar o conhecimento dos/as estudantes sobre etnicidade, cidadania e memória política. Em cada um dos módulos teóricos será apresentado aos/às estudantes o estado da arte dos temas em apreciação, seguindo os objectivos de aprendizagem delineados para a UC. No final da UC, os/as estudantes deverão ter adquirido as competências necessárias para identificar, descrever e problematizar as virtudes e controvérsias em torno das questões mais centrais que caracterizam os debates sobre etnicidade, cidadania e memória no continente Africano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Caracterizar as virtudes e controvérsias dos usos políticos de etnicidade em África. OA2 - Analisar diversos quadros de construção de cidadania em África. OA3 - Compreender as lógicas de memória política no continente Africano e cruzá-las com as questões da etnicidade e da cidadania. OA4 - Adquirir conhecimentos teóricos sobre questões sociais, políticas e culturais essenciais no continente Africano, com enfoque nos países Africanos de língua oficial Portuguesa. OA5 - Aplicar teorias e conceitos referentes às temáticas abordadas para compreender um leque vasto de processos sociais, políticos e culturais em África. OA6 - Explicar processos de construção de estado e sociedade em África, com enfoque nos países Africanos de língua oficial Portuguesa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 Etnicidade em África: abordagens teóricas Módulo 2 Cidadania em África: abordagens teóricas Módulo 3 Memória em África: abordagens teóricas Módulo 4 Apresentação do livro Blanes, Ruy. 2023. A Revolução Angolana no Século XXI: Sobre a dissidência política na Angola do pós-guerra. Lisboa: Tinta da China.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC articulam-se de forma dependente e progressiva, desenhando um processo de aprendizagem coerente entre os OA1, OA2 e OA3. Esta coerência teórica e conceptual visa criar no/a estudante um domínio abrangente das principais questões centradas nos objectivos de aprendizagem acima mencionados, assim concluindo o OA4, com o intuito de desenvolver uma capacitação científica e profissional que permita pensar, desenhar, investigar e produzir trabalho académico centrado nos OA5 e OA6. A coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma 1. OA1, OA2, OA3, OA4 2. OA3, OA5 3. OA5, OA6

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; c) Ensaio sobre um dos módulos teóricos (5000 a 7000 palavras) - 70%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com transmissão de teorias e conceitos essenciais e de ferramentas analíticas para os abordar. É absolutamente fundamental que os/as estudantes leiam e conheçam os textos recomendados antes das aulas. Materiais de natureza multimedia serão utilizados de forma a permitir explorar e aprofundar com mais detalhe os estudo de caso em análise nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da unidade curricular são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os/as alunos/as conheçam os textos indicados como bibliografia obrigatória, bem como os que se indicam como bibliografia complementar, que consistem em trabalhos científicos referentes aos módulos 1, 2 3. A leitura, compreensão e discussão destes elementos e de outros materiais permitirá a análise de questões políticas, sociais e culturais sobre temas contemporâneos em África tão abrangente quanto profissional. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino visam possibilitar aos/às alunos/as a capacidade de abordar e problematizar de forma informada e profissional diversas questões centrais nas sociedades Africanas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vail, Leroy, 1989. The Creation of Tribalism in Southern Africa. Berkeley: University of California Press. (Introdução). Southall, Aidan. 1970. “The illusion of tribe.” Journal of Asian and African Studies 5(1-2): 28-50. Lonsdale, John. 2014. “Moral Ethnicity and Political Tribalism.” Roskilde Universiet Occasional Papers. Marshall-Fratani, Ruth. 2006. “The War of ‘Who is Who’: Autochthony, Nationalism, and Citizenship in the Ivorian Crisis.” African Studies Review 49(2): 9-43. Martins, Vasco. 2017. ‘Politics of power and hierarchies of citizenship in Angola.’ Citizenship Studies 21(1): 100-115. Martins, Vasco. 2021. ‘A nossa lâmpada não se apaga’: The Mnemonic Return of Angola’s Jonas Savimbi.” African Studies Review 64(1): 242-265. Pitcher, M. Anne. 2006. ‘Forgetting from Above and Memory from Below: Strategies of Legitimation and Struggle in Postsocialist Mozambique.’ The Journal of the International African Institute 76(1): 88–112.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martins, Vasco. 2021. Colonialism, Ethnicity and War in Angola. London: Routledge. (Cap. 4). Peterson, Derek. 2012. Ethnic Patriotism and the East African Revival: A History of Dissent, c. 1935-1972. Cambridge: Cambridge University Press. Nyamnjoh, F. B. 2006. Insiders and Outsiders: Citizenship and Xenophobia in Contemporary Southern Africa. Zed Books. Chapter 1. Dorman, Sara Rich. 2014. ‘Citizenship in Africa: The Politics of Belonging.’ In Peter Nyers and Engin Isin (eds.), Routledge Handbook of Global Citizenship Studies. London: Routledge. Osaghae, Eghosa E. 2016. "Ethnicity and Contested Citizenship in Africa," in Emma Hunter, (ed.) Citizenship, Belonging, and Political Community in Africa. Ohio: Ohio University Press, 256-281. Martins, Vasco. 2024. “Revolution, Morality and Heroism in Angola.” E-Journal of Portuguese History 21(2): 223-245. Enocent Msindo, 2016. ‘Factionalism and Robert Mugabe’s Leadership in Zimbabwe.’ In Ebenezer Obadare and Wale Adebanwi (eds.). Governance and the Crisis of Rule in Contemporary Africa: Leadership in Transformation. London: Palgrave Macmillan.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-05