Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04094
Acrónimo :
04094
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


523 - Electrónica e automação

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Física e conteúdos de eletricidade Matemática A

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo fornecer aos alunos os conceitos gerais e específicos de circuitos eléctricos. A UC tem ainda o objectivo de transmitir conhecimentos sobre sistemas de instrumentação para a análise dos circuitos eléctricos, como o osciloscópio e multímetro. A UC terá uma componente prático-laboratorial onde os alunos irão consolidar os conhecimentos adquiridos no domínio de circuitos elétricos através da construção de circuitos simples.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1: Componentes e leis OA2: Análise de circuitos elétricos OA3: Circuitos com Pontes DC e AmpOps

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Noções básicas de componentes e circuitos elétricos CP1.1: Unidades e escalas CP1.2: Fontes de tensão e corrente CP1.3: Lei de Ohm CP1.4: Leis de Kirchhoff CP2: Análise de circuitos elétricos CP2.1: Linearidade e sobreposição CP2.2: Teoremas de Thévenin e Norton CP2.3. Teorema de transferência máxima de potência (MPTT) CP3: Condensadores e bobines CP3.1: Condensadores CP3.2: Bobines CP3.3: Circuitos RLC CP4: Pontes DC e Amplificadores operacionais CP4.1: Noções básicas de AmpOps CP4.2: Funcionamento linear CP4.3: Circuitos e Pontes DC CP4.4: Circuitos, Pontes DC e Amplificadores operacionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 está ligado aos conteúdos CP1 , que cobrem as noções básicas dos componentes e circuitos elétricos, nomeadamente as unidades e escalas, fontes de tensão e corrente, a lei de Ohm e as leis de Kirchhoff. OA2 está ligado aos conteúdos CP2 e CP3, abordando o processo de análise de circuitos elétricos, como a linearidade e sobreposição, os teoremas de Thévenin e Norton e o Teorema de transferência máxima de potência (MPTT). O OA2 cobre ainda elementos básicos dos circuitos elétricos, como as bobines e os condensadores. OA3 está relacionado com o CP4, que aborda maioritariamente noções base de Circuitos e Pontes DC e Amplificadores Operacionais.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: A1: Laboratório e Relatórios (30%) A2: 1ª Prova Escrita (30%) A3: 2ª Prova Escrita (40%) Nota mínima no Laboratório e Relatório: 8,5 Nota mínima nas Provas Escritas: 8,5 (média final maior ou igual a 9,5 valores) Nota: A possibilidade de realizar a avaliação ao longo do semestre é condicionada de: - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%). *Caso que por razões objetivas são registadas faltas no laboratório, será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta. Avaliação por exame: Exame (100%) na 1a, 2a e na época especial de exames. O exame vai incluir para além dos conteúdos das aulas teóricas e teórico práticas, alguns conteúdos relacionados com os trabalhos de laboratório realizados.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo ensino-aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas onde é feita a exposição de conceitos e metodologias. São apresentados exemplos de aplicações e são resolvidos exercícios tipo com discussão e interpretação de resultados. As aulas práticas de laboratório estão orientadas para realização de ensaios dos circuitos elétricos com utilização da instrumentação específica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação teórica de conceitos e metodologias, complementada com a apresentação de exemplos de aplicação e a resolução de exercícios, proporcionará aos alunos os conhecimentos que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). A realização de projetos de laboratório visando a resolução de problemas reais e envolvendo instrumentos e equipamentos reais, proporcionará também aos alunos as competências necessárias. Em todas as aulas da UC serão cultivados valores como o espírito crítico, a imaginação e a ética para conferir aos alunos os comportamentos adequados e esperados de um futuro profissional diplomado.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Electric Circuits, Global Edition: Global Edition, 11th Edition, by James W. Nilsson, Susan Riedel; Schaum's Outline of Basic Circuit Analysis, Second Edition, by John O'Malley; Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 2ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2001; Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 9th Edition, McGraw Hill, 2008;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 11ª Ed., Wiley, 2015; Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 9ª Ed., Wiley, 2013; James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002; Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2001; John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-12