Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos completos de modelação BIM. Compreensão e expressão oral e escrita em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Coordenação BIM conclui a sequência formativa dedicada à metodologia BIM no curso de Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável. Visa consolidar os conhecimentos previamente adquiridos e aprofundar competências associadas à coordenação de processos BIM em ambiente colaborativo e aberto. Os estudantes serão preparados para assumir o papel de coordenadores BIM, capazes de interpretar, integrar e validar informação multidisciplinar ao longo da fase de projeto, com recurso a ferramentas digitais avançadas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Aplicar os conceitos fundamentais de gestão da informação em contexto BIM, com ênfase no paradigma openBIM e na aplicação das normas e standards em vigor. OA2. Coordenar modelos BIM multidisciplinares, promovendo a interoperabilidade, a deteção de conflitos e a integração entre diferentes especialidades. OA3. Extrair e analisar mapas de quantidades e trabalhos a partir de modelos BIM, assegurando a fiabilidade da informação em fase de projeto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Normas, métodos e protocolos aplicáveis à gestão da informação em BIM, com destaque para a norma ISO 19650 e filosofia openBIM. CP2. Definição e estruturação de requisitos de troca de informação (Exchange Information Requirements – EIR). CP3. Elaboração e análise de Planos de Execução BIM (BEP), com base nas orientações da buildingSMART e da NP EN ISO 19650-2. CP4. Coordenação espacial entre especialidades com recurso a ferramentas de clash detection e análise de modelos federados. CP5. Aplicação de sistemas de classificação na estruturação da informação do modelo e na sua articulação com processos de gestão de obra. CP6. Extração de medições e quantidades a partir de modelos BIM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, assegurando uma progressão coerente entre a aquisição de conhecimentos fundamentais e a aplicação prática em ambiente BIM. O OA1 é desenvolvido através dos conteúdos CP1, CP2 e CP3, que abordam normas, requisitos e planos de execução BIM com base na ISO 19650 e nas metodologias openBIM. O OA2 é trabalhado em CP4 e CP5, ao focar a coordenação espacial de modelos multidisciplinares e a normalização da informação com sistemas de classificação. Por fim, o OA3 é suportado pelo CP6, que permite a aplicação prática dos conhecimentos na extração e validação de medições e quantidades a partir de modelos BIM em fase de projeto.
Avaliação / Assessment
A avaliação ocorre ao longo do semestre e combina dois instrumentos que asseguram a consolidação dos conhecimentos teóricos e a aplicação prática das competências: - Teste individual (30%): realizado na data de exame da 1.ª fase, com componente teórica e prática. A parte teórica avalia a compreensão dos conceitos e metodologias. Na componente prática o aluno resolve exercícios aplicados em computador, para aferir a capacidade de aplicar os conhecimentos. - Projeto (70%): desenvolvido ao longo do semestre, consiste na aplicação prática dos conhecimentos em contextos que simulam situações reais da prática profissional, sendo sujeitos a discussão final. Dada a natureza prática da unidade curricular e o modelo de avaliação contínua adotado, não há exame final. Para a aprovação na unidade curricular, é necessário: • Obter pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação; • Assiduidade mínima a 2/3 das aulas. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é permitida na realização dos projetos e exercícios, desde que o seu uso seja devidamente identificado. O uso da IA não isenta o estudante da responsabilidade integral pelo conteúdo produzido. Poderá ser realizada avaliação oral complementar a qualquer método de avaliação ou para validação da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC está ligada às UC anteriores de Modelação BIM I, II, III, cujos conteúdos são aqui consolidados, expandidos e enquadrados. Nas sessões expositivas apresenta-se a filosofia de coordenação e gestão e as normas e orientações para a organização dos processos e nas sessões práticas é feita a experimentação e esclarecimento de dúvidas. Estimula-se a utilização de várias soluções tecnológicas e plataformas, levando os alunos a criticar e compará-las. São ainda apresentados também casos de estudo por convidados do meio empresarial. Para um total de 150 horas: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h). MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo e aulas em vídeo assíncronas (40h); realização dos entregáveis dos trabalhos de avaliação (74h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e aprendizagem da UC Coordenação BIM foram estruturadas para garantir a articulação entre a aquisição de conhecimento, o desenvolvimento de competências técnicas e a capacidade de aplicação prática em contexto realista, assegurando uma correspondência direta com os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas combinam momentos expositivos com atividades práticas orientadas, promovendo uma aprendizagem ativa e reflexiva. Estas sessões introduzem e contextualizam os conceitos fundamentais relacionados com a gestão da informação em BIM, o paradigma openBIM e as normas internacionais, como a NP EN ISO 19650 (OA1). Este enquadramento teórico é essencial para o desenvolvimento autónomo dos estudantes, servindo de base para o trabalho prático e para a compreensão crítica das boas práticas na coordenação de processos BIM em fase de projeto. Nas sessões de laboratório, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos em contextos simulados de coordenação de projeto. Estas atividades práticas visam desenvolver competências na elaboração de planos de execução BIM (OA1), na coordenação de modelos multidisciplinares (OA2) e na deteção e resolução de conflitos (OA2). São também explorados sistemas de classificação e práticas de extração de medições e quantidades (OA3), com base em modelos BIM desenvolvidos ou fornecidos. O uso de um Common Data Environment (CDE) promove o trabalho colaborativo, a gestão estruturada da informação e a aplicação dos princípios de interoperabilidade e partilha de dados. O projeto prático é o instrumento central de avaliação e aprendizagem. Desenvolvido com base em casos reais ou cenários próximos da prática profissional, permite aos estudantes simular o papel de coordenadores BIM, enfrentando desafios técnicos, metodológicos e de comunicação interdisciplinar. Esta atividade contribui diretamente para os três objetivos de aprendizagem, integrando os domínios teórico e prático de forma coerente. Complementarmente, é realizado um teste individual com componente teórica e prática, que permite avaliar a consolidação individual dos conhecimentos, a compreensão dos princípios orientadores da metodologia BIM e a capacidade de resolução autónoma de problemas em ambiente computacional. A combinação de aulas presenciais, prática laboratorial, trabalho autónomo, utilização de tecnologias BIM, trabalho colaborativo e avaliação formativa e sumativa, assegura a coerência pedagógica da unidade curricular, estando alinhada com o modelo pedagógico do Iscte. Esta abordagem garante a progressiva aquisição e aplicação dos conhecimentos, promove a autonomia e a literacia digital e prepara os estudantes para contextos profissionais exigentes.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
NP EN ISO 19650-1&2:2025. Organização e digitalização da informação em edifícios e obras de engenharia civil, incluindo modelação de informação da construção (BIM) – Gestão da informação através da modelação de informação da construção BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291 HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN 9783319928623 SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN 9781119287537
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-13