Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
As origens do totalitarismo – Hannah Arendt, 1951 Como pensam as instituições – Mary Douglas, 1986 A apresentação do eu na vida de todos os dias – Erving Goffman, 1956 Mulheres, raça e classe – Angela Davis, 1981 A corrosão do carácter – Richard Sennett, 1998 As estruturas sociais da economia – Pierre Bourdieu, 2000 Migrações e globalização – Margarida Marques, 2016 Uma breve história da igualdade – Thomas Piketty, 2022
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os prinicipias desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos (20%); – Apresentação de um texto (15%); – Questionários sobre as leituras (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de debate preparados pelos alunos, com base em questões colocadas pelo docente .
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Arendt, Hannah (2005). As origens do totalitarismo. Publicações Dom Quixote. Bourdieu, Pierre (2000). As estruturas sociais da economia. Instituto Piaget. Davis, Angela (2023). Mulheres, raça e classe. Orfeu Negro. Douglas, Mary (1986). Como pensam as instituições. Syracuse University Press, tradução livre. Goffman, Erving (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d’Água. Marques, Margarida (2016). Migrações e globalização. In Diogo Ramada Curto (Org.), Estudos sobre a globalização (pp. 101-116). Edições 70. Piketty, Thomas (2022). Uma breve história da igualdade. Temas e Debates. Sennett, Richard (2001). A corrosão do carácter: As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Terramar.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-14