Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04181
Acrónimo :
04181
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As origens do totalitarismo – Hannah Arendt, 1951 Como pensam as instituições – Mary Douglas, 1986 A apresentação do eu na vida de todos os dias – Erving Goffman, 1956 Mulheres, raça e classe – Angela Davis, 1981 A corrosão do carácter – Richard Sennett, 1998 As estruturas sociais da economia – Pierre Bourdieu, 2000 Migrações e globalização – Margarida Marques, 2016 Uma breve história da igualdade – Thomas Piketty, 2022

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os prinicipias desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos (20%); – Apresentação de um texto (15%); – Questionários sobre as leituras (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de debate preparados pelos alunos, com base em questões colocadas pelo docente .

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Arendt, Hannah (2005). As origens do totalitarismo. Publicações Dom Quixote. Bourdieu, Pierre (2000). As estruturas sociais da economia. Instituto Piaget. Davis, Angela (2023). Mulheres, raça e classe. Orfeu Negro. Douglas, Mary (1986). Como pensam as instituições. Syracuse University Press, tradução livre. Goffman, Erving (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d’Água. Marques, Margarida (2016). Migrações e globalização. In Diogo Ramada Curto (Org.), Estudos sobre a globalização (pp. 101-116). Edições 70. Piketty, Thomas (2022). Uma breve história da igualdade. Temas e Debates. Sennett, Richard (2001). A corrosão do carácter: As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Terramar.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-14