Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Desenho
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Descrever a evolução das metodologias de projeto arquitetónico para as quais as áreas da RV, RA, das modalidades naturais de IPC e digitalização/modelação 3D; OA2: Identificar tópicos chave do estado da arte (em RV, RA e IPC), com aplicabilidade na resolução de problemas contemporâneos nas práticas de projeto, através da investigação e análise crítica de fontes da literatura. OA3: Conhecer os princípios e métodos digitais de levantamento 3D e sua aplicabilidade, antevendo possibilidades de inovação nos processos. OA4: Conhecer o ambiente de desenvolvimento de aplicações em RV e RA em uso no ISTAR-IUL assim como os princípios básicos para conceber uma experiência de RV e uma outra de RA. OA5: Discutir o contributo das ferramentas para os processos de inovação nas práticas de projeto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à RV, RA e IPC, e sua contextualização na Arquitetura, Engenharia, Construção e Manutenção de Edifícios; CP2: Introdução à Digitalização e Modelação 3D em contextos de intervenção em património, atelier, design de produto; CP3. Laboratório Digitalização e Modelação 3D: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas; CP4. Laboratório de RV: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RV, e avaliação da usabilidade e satisfação; CP5. Laboratório de RA: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RA, e avaliação da usabilidade e satisfação. CP6. Discussão sobre a situação atual e perspectivas de inovação futuras.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão relacionados com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1:CP1, CP2, CP6 OA2: CP1, CP2, CP6 OA3: CP1, CP3, CP6 OA4: CP4, CP5 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da: - Realização de exercícios práticos e/ou redação de um relatório final - 80%; - Assiduidade e participação nos debates - 20%; Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; MEA2: Participativas: análise e discussão de casos práticos em grupo; MEA3: Ativas: realização de trabalhos individuais e/ou de grupo; MEA4: Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são: MEA1: OA1, OA2 e OA3 MEA2: OA2, OA3, OA4, OA5 MEA3: OA3, OA4, OA5 MEA4: Todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mazuryk, T. & Gervautz, M., 1996. Virtual Reality: History, Applications, Technology and Future. Viena, Áustria : Institute of Computer Graphics and Algorithms, Vienna University of Technology. HEIM, M. 1993 The Metaphysics of Virtual Reality, Oxford University Press, 208 pages. Kalay, Y.E. (2004). Architecture?s new media: principles, theories and methods of computer-aided design. MIT Press Egels, Y., Kasser, M. 2002. Digital Photogrammetry. Routledge Bowman, D. A., Kruijff, E., Laviola, J., Poupyrev. I., ?3D User Interfaces, Theory and Practice?, Addison Wesley 2004 Achten, H., Jessurun, J. & Vries, b., 2004. A Low-Cost Versatile Virtual Reality Design and Research Setup Between Desktop and CAVE. Eindhoven, Holanda, Technische Universiteit Eindhoven, The NetherlandsBernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser. Azuma, R. T. A survey of augmented reality. Presence, 6(4):355?385, 1997
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16