Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04297
Acrónimo :
04297
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente Unidade Curricular tem o objetivo de dotar os alunos de conhecimento que lhes permita conhecer os principais conceitos de estratégia de marketing e marketing digital para poderem dialogar com marketers das empresas. Entender as componentes do processo de comunicação e o papel do digital no mesmo. Os alunos devem ser capazes de identificar diferentes ferramentas e canais digitais disponíveis para a comunicação das marcas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Perceber o processo de decisão de compra do consumidor OA2 - Conhecer a estrutura de um plano de marketing OA3 - Compreender os conceitos de posicionamento, target e segmentação e marketing mix OA4 - Identificar os canais digitais de comunicação OA5 - Compreender e aplicar os conceitos e métricas de marketing digital OA6 - Perceber a importância de um site, estrutura focada nos objetivos de negócio e experiência do consumidor. Definir KPIs do site e saber acompanhá-los via ferramentas (ex. Google Analytics)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais: CP1 - Introdução ao Marketing e à estratégia de Marketing. CP2 - Processo de decisão de compra do consumidor – ZMOT, fases do processo de decisão, fases das campanhas CP3 - Estrutura de um plano de marketing – análise situacional, SWOT, definição de objetivos, posicionamento, target e segmentação, ações, kpis de monitorização CP4 - Marketing mix CP5 - POEM Framework - Canais Digitais Pagos – Video, Display, Search Engine Marketing, Email Marketing, Redes Sociais Pagas, Influenciadores CP6 - POEM Framework - Canais Digitais Earned CP7 - POEM Framework - Canais Digitais Owned – Site, Redes Sociais Próprias, Apps e Google My Business CP8 - Website – estrutura, experiência do consumidor e SEO CP9 - Analytics e KPIs

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular foram estruturados para garantir a realização dos objetivos de aprendizagem: CP1 e CP2 (Introdução ao Marketing e Processo de decisão de compra) estão ligados a OA1, ajudando os alunos a entenderem o processo de decisão de compra do consumidor, essencial para estratégias de marketing. CP3 e CP4 (Plano de marketing e Marketing mix) são vitais para OA2 e OA3, fornecendo conhecimento sobre a estrutura de um plano de marketing e conceitos de posicionamento, target, segmentação e marketing mix. CP5 a CP7 (Canais Digitais Pagos, Earned e Owned) atendem OA4 e OA5, capacitando os alunos a identificar e usar diferentes canais digitais e aplicar métricas de marketing digital. CP8 e CP9 (Website e Analytics) são fundamentais para OA6, ensinando a importância e estrutura de um site, definição de KPIs e uso de ferramentas analíticas como Google Analytics.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: participação em todos os instrumentos de avaliação. a) participação individual em aula: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 20%; c) Trabalho de grupo: 30% d) teste escrito: 40%. Nota mínima em todos os elementos de avaliação, 10 valores. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA) a utilizar serão: MEA1 - Expositiva: apresentação dos temas com enquadramento teórico. MEA2 - Ilustrativa: exemplificação da aprendizagem teórica a partir de exemplos práticos (casos de sucesso / insucesso). MEA3 - Argumentativa: apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos em grupo e individualmente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram escolhidas para assegurar que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem de forma eficaz: MEA1 (Expositiva) está ligada a OA1, OA2 e OA4, fornecendo a base teórica sobre o processo de decisão de compra, estrutura do plano de marketing e canais digitais de comunicação. MEA2 (Ilustrativa) é transversal a todos os objetivos, demonstrando conceitos teóricos com exemplos práticos, o que facilita a compreensão e aplicação em situações reais. MEA3 (Argumentativa) apoia OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6, promovendo a discussão e análise crítica de projetos, incentivando a aplicação prática dos conhecimentos em projetos de grupo e individuais. MEA4 (Trabalho Prático) é transversal a todos os OA, garantindo a prática e consolidação do aprendizado teórico. Esta abordagem metodológica assegura que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda e aplicável dos conceitos de marketing digital.

Observações / Observations


A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no auxílio de produção de conteúdos é aceite, indicando sempre a prompt utilizada para a geração do conteúdo.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Baynast, A. de, Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, V., & Lendrevie, J. (2018). MERCATOR 25 Anos: O marketing na era digital. Lisboa: Dom Quixote. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital marketing (8th ed.). Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kingsnorth, S., Digital Marketing Strategy - An Integrated Approach to Online Marketing, 2019, 2nd Editon, Kogan Page Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Lisboa: Edições Centro Atlântico. Marques, V. (2017). Marketing Digital 360º. Lisboa: Edições Centro Atlântico.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-08