Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04329
Acrónimo :
04329
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
3.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos em Fundamentos de Programação

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular possam adquirir as competências necessárias que lhes permitam: Perceber as principais características e limitações dos dispositivos móveis inteligentes. Introduzir o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes (smartphones e tablets) com casos praticos e de projeto. Perceber o desenvolvimento nativo de aplicações móveis para diferentes plataformas (Google Android, Apple iOS). Compreender o desenvolvimento para Web para dispositivos móveis (recorrendo a normas Web, como o HTML5, CSS3 e JavaScript). Realizar o desenvolvimento híbrido (cross-platform para dispositivos móveis (recorrendo ao Xamarin, Flutter, Ionic ou ReactNative).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1 Perceber o contexto de desenvolvimento de uma aplicação móvel, assim como as suas características e limitações OA2 Identificar as principais plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis, e perceber as suas características e diferenças OA3 Projetar o desenvolvimento de uma aplicação móvel OA4 Compreender as diferenças entre desenvolvimento nativo de aplicações móveis e desenvolvimento móvel para a Web OA5 Desenhar, desenvolver e testar aplicações móveis nas plataformas estudadas OA6 Aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimentode um projeto de aplicação móvel numa plataforma selecionada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes. C2 Características, funcionalidades e limitações dos dispositivos móveis. C3 Plataformas de desenvolvimento nativo de aplicações para dispositivos móveis: Google Android (Java), Apple iOS (Objective-C; Swift). C4 Desenvolvimento de aplicações Web para dispositivos móveis com HTML5, CSS3, JS. C5 Desenvolvimento híbrido/cross-platform de aplicações móveis (ionic, ReactNative, Xamarin, Flutter). C6 Planeamento e concepção de projeto de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 ? {C1, C2} OA2 - {C3, C4 } OA3 - {C6} OA4 - {C3, C4, C5} OA5 - {C3, C4, C5} OA6 - {C6} OA7 - {C3, C4, C5, C6}

Avaliação / Assessment


UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória em 90% de todas as atividades da UC. Pesos da avaliação: - Trabalhos lab individuais, 80% obrigatórios (25%) - Projeto lab (grupo de 2), com discussão oral individual (50%) - 2 mini-testes de resposta múltipla (25%) Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 50% da nota, sendo obrigatória a aprovação no Projeto em grupo ou a realização de um projeto individual (50%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Total de 150 horas: - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria,demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo,apresentações convidadas (3 h) - Aulas ativas: realização de exercícios, dos entregáveis do projeto de grupo em lab e apresentação do projeto (21h) - Aula de apoio tutorial(1h) - Trabalho autónomo do aluno: auto-estudo com apoio Coursera, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): ? Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5. ? Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2, OA3, OA4. ? Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. ? Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ramanujam, P., & Natili, G. (2015). PhoneGap: Beginner's Guide. Packt Publishing Ltd. Grummitt, C. (2017). iOS Development with Swift. Manning Publications Griffith, C. (2017). Mobile App Development with Ionic, Revised Edition: Cross-Platform Apps with Ionic, Angular and Cordova. " O'Reilly Media, Inc.". Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Addison-Wesley Professional. Smyth, N. (2017). Android Studio 3.0 Development Essentials-Android 8 Edition. Payload Media, Inc.. Hardy, B., & Phillips, B. (2013).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Nahavandipoor, V. (2017). IOS 11 Swift programming cookbook : solutions and examples for iOS apps. O'Reilly. Keur, C., Hillegass, A. (2016). iOS Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Big Nerd Ranch Guides. New Riders Welch, S. (2011). From Idea to App: Creating IOS UI, Animations, and Gestures (Voices That Matter). Collins, C., Galpin, M., & Kaeppler, M. (2011). Android in Practice (p. 648). Manning Publications. Darwin, I. F. (2017). Android Cookbook: Problems and Solutions for Android Developers. " O'Reilly Media, Inc.". Camden, R., & Matthews, A. (2013). jQuery mobile web development essentials. Packt Publishing Ltd. SITEPOINT. Castledine, E., Eftos, M., & Wheeler, M. (2011). Build Mobile: Websites and Apps for Smart Devices.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16