Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04334
Acrónimo :
04334
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1 Definir requisitos para um projeto tecnológico OA.2. Elaborar o cronograma de acordo com os objetivos propostos para o projeto OA.3. Desenvolver o projeto de acordo com os requisitos OA.4. Desenvolver plano de testes OA.5. Testar o projeto (parciais e icomo um todo) OA.6. Fazer as adaptações OA.7. Técnicas para apresentação de projetos tecnológicos OA.8. Preparação de demonstração das suas funcionalidades OA9: Normas para a elaboração de relatórios técnicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto IV. Definição de recursos materiais V. Orçamento de um projeto VI. Plano de Testes parciais e de conjunto VII. Apresentação de um projeto tecnológico VIII. Demonstração de projeto tecnológico IX. Elaboração de Relatório Técnico

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I e II e III OA.2: II OA.3: III OA.4: VI OA.5: IV OA.6: IV OA.7: VII OA.8: VIII OA9: IX

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2 OA.3: MEA.1, MEA.3 OA.4: MEA.1, MEA.3 OA.5: MEA.3 OA.6: MEA.3 OA.7: MEA.3 OA.8: MEA4 OA9: MEA3 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lester A. (2017), Project Management Planning and Control, 7th edition, Elsevier Science & Technology. Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros. (2014), Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), Spinger.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16