Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04369
Acrónimo :
04369
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador. Domínio básico de ferramentas digitais. Noções básicas de fotografia e vídeo. Noções básicas de storytelling. Capacidade de organizar e sistematizar informação.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Recursos Digitais Dinâmicos tem como objetivos: i) desenvolver competências de criação de conteúdos digitais com recurso à animação; ii) produzir conteúdos educativos usando Motion Design; iii) aplicar conceitos e técnicas de animação 2D e 3D; e iv) adquirir competências na construção de recursos educativos digitais com narrativas visuais de âmbito educativo e formativo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Dominar técnicas básicas de produção de guião. OA2 - Ser capaz de produzir um storyboard. OA3 - Saber organizar informação com vista à produção audiovisual (fotografia e vídeo). OA4 - Dominar técnicas básicas de captação de imagem. OA5 - Dominar várias técnicas e ferramentas para produzir animação e motion design. OA6 - Ser capaz de produzir sequências animadas e narrativas visuais. OA7 - Desenvolver noções básicas de captação de som. OA8 - Dominar técnicas de edição de vídeo. OA9 - Saber exportar e publicar conteúdos animados em diferentes formatos e medias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução a técnicas e tecnologias de animação e motion design. CP2. Princípios básicos e conceitos da animação - Timeline - FPS - Keyframes - Curvas de animação - Modelação e rigging (animação 3D) CP3. Criação de sequências animadas CP4. Narrativas visuais CP5. Ficheiros vetoriais CP6. Pré-composições CP7. Máscaras CP8. Motion Tracking CP9. Renderização CP10. Princípios básicos de captação de som, edição de vídeo e exportação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos da UC, na medida em que a exploração e aprendizagem das técnicas descritas e das ferramentas apresentadas, darão ao aluno competências para o desenvolvimento e produção de diversos materiais audiovisuais, necessários à criação e disponibilização de recursos educativos digitais dinâmicos. CP1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5. CP2 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. CP3 - OA5, OA6. CP4 - OA6. CP5 - OA6. CP6 - OA6. CP7 - OA6. CP8 - OA6. CP9 - OA8. CP10 - OA7, OA8, OA9.

Avaliação / Assessment


A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 10% envolvimento nas atividades + 10% progressão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas dividem-se entre teóricas e práticas, sendo que, mesmo as teóricas terão uma pequena componente de experimentação, nomeadamente ao nível das técnicas e ferramentas a explorar. A caracterização e sequência dos exercícios, permitirão a apreensão genérica dos parâmetros e princípios necessários ao desenvolvimento de recursos educativos digitais dinâmicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos teóricos são aplicados pelos alunos nos diversos exercícios a desenvolver nas aulas com acompanhamento e crítica do docente. A avaliação da aprendizagem da UC é feita a partir dos exercícios elaborados pelo aluno ponderando a sua capacidade de execução e a sua evolução ao longo do semestre. A execução dos trabalhos práticos permitirá ao aluno compreender a relação entre o domínio teórico e a sua aplicação prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Williams, R. (2012). The animator's survival kit: a manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop motion and internet animators. Macmillan. Roberts, S. (2011). Introduction to Animation Working Practice, Waltham, MA, Focal Press Meyer, C. & Meyer, T. (2010). Creating Motion Graphics with After Effects: Essential and Advanced Techniques, Version CS5. Meyer, C. & Meyer, T. (2016). After Effects Apprentice: Real World Skills for the Aspiring Motion Graphic Artist, NY, Routledge Love, C. (2018). Video Ideas, London, Penguin Random House King, R. (2019). 3D Animation for the Raw Beginner Using Autodesk Maya, Boca Raton, FL, CRC Press Green, T. & Labrecque, J. (2017). Beginning Adobe Animate, NY, Springer Drate, S., Robbins, D., Salavetz, S., e Salavetz, J. (2006). Motion by Design. Laurence King Publishing. Blain, J. (2016). The Complete Guide to Blender Graphics, Boca Raton, FL, CRC Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Woolman, M. (2004). Motion Design, Moving Graphics for Television, MusicVídeo, Cinema, and Digital Interfaces, London, Rotovision Küsters, C. & King, E. (2003). Restart: New Systems in Graphic Design, Hong Kong, Thames & Hudson. Harvey, B. (2008). How to Make Your Own Video or Short Film, Oxford, How To Books

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16