Sumários
2 Dezembro 2024, 09:30
•
Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Visão geral do Adobe After Effects.
Criação
de composições.
Animação de texto e formas curvas, com recurso às curvas de Bezier.
Aplicação
de efeitos visuais simples.
26 Novembro 2024, 09:30
•
Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Motion Design - o que é?
Introdução ao After Effects.
Exercício prático em After Effects.
25 Novembro 2024, 09:30
•
Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Physics e LipSync.
Fonemas de Preston Blair.
Formatos de áudio suportados pelo Maya.
Animação de um LipSync.
Exercício prático.
18 Novembro 2024, 09:30
•
Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Visão
Geral do Rigging no Autodesk Maya.
Modelação e topologia: discussão sobre a importância da
topologia do modelo para o rigging.
Limpeza
do modelo: demonstração de como preparar o modelo para o rigging, removendo
histórias não necessárias e mantendo uma estrutura limpa.
Criação
de juntas (joints): demonstração prática de como criar e posicionar juntas no
modelo.
Hierarquia
de juntas: explicação sobre como organizar a hierarquia de juntas para garantir
um rig eficiente e fácil de controlar.
Atribuição
de peso: demonstração de como atribuir pesos às juntas para controlar a
deformação do modelo durante a animação.
Criação
de controladores: demonstração prática de como criar controladores para facilitar
a animação.
Vinculação
e restrições: explicação sobre como vincular os controladores às juntas e
aplicar restrições para controlar o movimento.
11 Novembro 2024, 09:30
•
Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Fundamentos
da Animação 3D. Definição
e história: explicação do que é animação 3D e sua evolução ao longo do tempo. Processo
de Produção: visão geral do processo de produção de uma animação 3D, desde a
conceção até ao render final.
Características
da Animação 3D.
Técnicas
e ferramentas.
Demonstração de como criar uma simples animação 3D utilizando o Autodesk Maya.
Exercício
prático.