Sumários

Aula 9 - Rigging no Autodesk Maya – Princípios básicos

18 Novembro 2024, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Visão Geral do Rigging no Autodesk Maya.

Modelação e topologia: discussão sobre a importância da topologia do modelo para o rigging.
Limpeza do modelo: demonstração de como preparar o modelo para o rigging, removendo histórias não necessárias e mantendo uma estrutura limpa.
Criação de juntas (joints): demonstração prática de como criar e posicionar juntas no modelo.
Hierarquia de juntas: explicação sobre como organizar a hierarquia de juntas para garantir um rig eficiente e fácil de controlar.
Atribuição de peso: demonstração de como atribuir pesos às juntas para controlar a deformação do modelo durante a animação.
Criação de controladores: demonstração prática de como criar controladores para facilitar a animação.
Vinculação e restrições: explicação sobre como vincular os controladores às juntas e aplicar restrições para controlar o movimento.
Exercício prático.

Aula 8 - Animação 3D – Características e propriedades

11 Novembro 2024, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Fundamentos da Animação 3D.  Definição e história: explicação do que é animação 3D e sua evolução ao longo do tempo. Processo de Produção: visão geral do processo de produção de uma animação 3D, desde a conceção até ao render final.

Características da Animação 3D. 
Técnicas e ferramentas.
Demonstração de como criar uma simples animação 3D utilizando o Autodesk Maya.
Exercício prático.

Aula 7 - Animação 2D com o Adobe Animate

4 Novembro 2024, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Visão geral do Adobe Animate. Interface e ferramentas básicas: apresentação das principais áreas da interface do Adobe Animate e suas funcionalidades.

Técnicas de Animação 2D no Adobe Animate.
Exercício prático.

Aula 6 - Animação 2D – Características e propriedades

21 Outubro 2024, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Fundamentos da Animação 2D. 

Definição e História: a animação 2D e sua evolução ao longo do tempo.
Técnicas de Animação 2D: visão geral das técnicas tradicionais de animação 2D, incluindo quadro a quadro (cel) e animação por recorte (cut-out).
Características da Animação 2D: estilo visual, expressividade e flexibilidade criativa.
Técnicas e ferramentas.
Atividade prática: animação de um ciclo "bouncing ball".

Aula 5 - Animação: princípios básicos e conceitos.

14 Outubro 2024, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Princípios Básicos da Animação: 12 princípios básicos da animação.

Conceitos Fundamentais de Animação: movimento natural - como observar e entender o movimento na vida real para aplicá-lo na animação. Continuidade Narrativa: como manter a continuidade narrativa e coesão visual ao longo da animação.
Estilos de animação: 2D, Stop Motion, Pixilation, 3D.
Técnicas de produção.
Atividade prática em pixilation.