Sumários

Aula 5

18 Março 2024, 16:00 Luís Norte Lucas


Exercícios com a preposição de: posse e atribuição de características.
Material da sala de aula e objetos do dia a dia.
Plurais de nomes.
As cores: variação em género e número; identificação das cores de objetos e de bandeiras de diferentes países.
Pronomes demonstrativos invariáveis: fazer perguntas sobre o material presente na sala usando isto, isso e aquilo.
Advérbios aqui, aí, ali, para falar de localização de coisas e pessoas.
Verbo ter: estudo e exercícios.

Aula 6

15 Março 2024, 14:00 Teresa de Almeida Casas-Novas


Introdução às rotinas

Diálogos no café: fazer pedidos
Exercícios de compreensão e expressão oral

Aula 4

14 Março 2024, 18:00 Luís Norte Lucas


Revisão de verbos: estar em, ser de, morar em, com diferentes cidades e países; exercícios comunicativos.
As vogais orais e as vogais nasais; contraste; exercícios de compreensão oral.
Fazer a correspondência entre perguntas e respostas; fazer perguntas para determinadas respostas de identidade pessoal.
Usar os advérbios: também, só, pouco, bem.
Perguntar e responder a perguntas sobre a morada: cidade, zona da cidade (em particular, de Lisboa), rua / avenida / pátio / largo / praça.
Perguntar: Quanto tempo (mais / no total) ficas em Portugal? Há quanto tempo estás em Portugal?

Aula 3

13 Março 2024, 18:00 Luís Norte Lucas


Dizer a origem (país) de certos pratos, línguas e objetos.
Pôr frases simples na negativa.
Os números de 21 a 100.
Os sons da letra "s" em diferentes posições da palavra.
As nacionalidades: variação em género e número.
Verbos regulares da primeira conjugação: falar, estudar, trabalhar, morar, ficar.

Aula 4

13 Março 2024, 16:00 Luís Norte Lucas


Soletrar o primeiro nome e o apelido.
Perguntar: Qual é o teu email?
Revisão de verbos: estar em, ser de, morar em, com diferentes cidades e países; exercícios comunicativos.
As vogais orais e as vogais nasais; contraste; exercícios de compreensão oral.
Fazer a correspondência entre perguntas e respostas; fazer perguntas para determinadas respostas de identidade pessoal.
Usar os advérbios: também, só, pouco, bem.
Perguntar e responder a perguntas sobre a morada: cidade, zona da cidade (em particular, de Lisboa), rua / avenida / pátio / largo / praça.
Perguntar: Quanto tempo (mais / no total) ficas em Portugal? Há quanto tempo estás em Portugal?
A partir destas perguntas, entrevistar 3 colegas; apresentar um(a) deles/as à turma, para adivinharem de quem se trata.