Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa apoiar uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho num mundo profissional em constante transformação. O objetivo central é desenvolver o autoconhecimento e a autorregulação, através da identificação e valorização de pontos fortes e áreas a melhorar, criando condições para a construção de um plano de carreira alinhado com as metas pessoais e os valores de cada estudante. Serão trabalhadas competências-chave como a reflexão crítica, a criatividade, a resolução de problemas, a comunicação eficaz, o trabalho em equipa e a adaptabilidade. As aprendizagens ocorrerão num ambiente dinâmico e participativo, com metodologias baseadas na aprendizagem experiencial. A UC mobiliza práticas como discussões em grupo, simulações, análise de vídeos e textos, resolução de casos práticos, comunicações individuais e momentos estruturados de reflexão pessoal.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego. OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como: • Discussões em grupo; • Simulações; • Análise de vídeos e textos; • Casos práticos; • Reflexão individual.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado: - Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis. - Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades. CP2: O Mercado de Trabalho: - Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas. - Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno. - Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes. CP3: Construir um Perfil Profissional: - Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais. - Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas. - Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A UC "Competências para o Mercado de Trabalho" oferece um programa estruturado e metodologias ativas que garantem a coerência entre objetivos e conteúdos. Através da autoavaliação (CP1), os estudantes identificam os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento, construindo um perfil profissional sólido para uma transição bem-sucedida no mercado de trabalho. No CP2, compreendem as caraterísticas, necessidades e tendências do mercado, direcionando os seus esforços para as oportunidades mais adequadas. Já o CP3 guia-os na construção de um perfil atrativo e competitivo, incluindo CV, rede de contatos e planeamento estratégico de candidaturas. As metodologias ativas e participativas, como discussões em grupo, simulações, estudos de caso, análise de vídeos e textos, apresentações de projetos e reflexão individual, proporcionam aos estudantes oportunidades para desenvolverem as competências essenciais para o mercado de trabalho de forma prática, reflexiva e mobilizada.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC Competências para o Mercado de Trabalho visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em áreas essenciais para uma transição bem-sucedida no mercado de trabalho. A estrutura da avaliação ao longo do semestre contempla dois eixos de atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de procura de trabalho e desenvolvimento profissional. Eixos de atividades: Bloco 1 – Autoconhecimento e preparação do perfil profissional • Identificar competências, interesses e valores profissionais; • Ferramentas de autoavaliação e balanço de competências; • Elaborar Curriculum Vitae e carta de motivação/apresentação. Bloco 2 – Navegar o mercado de trabalho • Tendências e dinâmicas atuais do mercado de trabalho; • Plataformas digitais e redes de contacto profissional; • Simulação de entrevista de seleção e dinâmicas de grupo. Ponderação: A avaliação ao longo do semestre contempla três componentes principais, privilegiando o desenvolvimento de competências aplicadas: 1. Portefólio individual: Inclui: a) Construção de plano de carreira; b) Elaborar Curriculum Vitae e carta de motivação/apresentação; c) Criar Perfil Profissional; d) Reflexão final (60%). Objetivos: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais; elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações; criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade; e desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais. 2. Simulação em grupo Participar numa simulação simples de entrevista e dinâmicas de grupo (30%). Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade; e Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga. 3. Participação ativa Presença, envolvimento nas atividades, cumprimento das tarefas (10%). Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Competências para o Mercado de Trabalho visa preparar os estudantes para uma transição e integração bem-sucedida no mercado de trabalho. Para alcançar este objetivo geral, a UC adota um modelo pedagógico ativo, participativo e centrado no estudante, utilizando metodologias de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento de diferentes áreas do conhecimento e competências. As metodologias de Ensino têm como meta assegurar aulas expositivas dinâmicas, incluindo i. Apresentação de conteúdos teóricos de forma clara e concisa, utilizando recursos audiovisuais que estimulam a participação ativa dos estudantes; ii. Discussões em Grupo e debates sobre temas relevantes para a UC, incentivando a troca de ideias, a argumentação e a construção do conhecimento coletivo; iii. Simulações e estudos de caso, envolvendo a criação de cenários reais ou fictícios do mercado de trabalho, permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos em situações práticas; iv. Dinâmicas de Grupo apoiadas em Jogos e atividades que estimulam a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a criatividade; v. Análise de vídeos e textos apoiada na reflexão crítica sobre diferentes materiais audiovisuais e textuais relacionados com as competências para o mercado trabalho (incluindo nestes materiais a visualização do curso online de Competência para o Mercado de Trabalho). Apresentações de Projetos: Desenvolvimento e apresentação de projetos individuais ou em grupo, promovendo a aprendizagem por pesquisa e a capacidade de comunicação eficaz. Reflexão Individual: Momentos de reflexão individual sobre as aprendizagens adquiridas quanto aos desafios e oportunidades do mercado de trabalho e aos recursos pessoais para melhor lhes responder. Em termos gerais, as metodologias de ensino colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a sua proatividade, autonomia e responsabilidade. As metodologias de ensino utilizadas promovem a construção ativa do conhecimento, através da participação dos estudantes nas aulas, nas atividades e nos projetos. Estas metodologias de ensino e aprendizagem estão em consonância com o modelo pedagógico institucional, que valoriza a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais e a preparação para os desafios do mundo contemporâneo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"As metodologias de ensino utilizadas na UC demonstram coerência com os três objetivos de aprendizagem (OA) da UC: OA1: Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais: • Discussões em grupo, simulações e estudos de caso: Permitem aos estudantes autoavaliar as suas capacidades, identificar os seus pontos fortes e as áreas de desenvolvimento e valorizar recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. • Análise de vídeos e textos: Estimulam a reflexão crítica sobre as competências necessárias para o mercado de trabalho, desenvolvendo a capacidade de identificar e valorizar os seus próprios recursos. • Apresentações de projetos: Promovem a aplicação prática dos conhecimentos e a valorização das competências de comunicação e trabalho em equipa, essenciais para o sucesso no mercado de trabalho. • Reflexão individual: Suscita momentos de autoanálise e reflexão sobre as aprendizagens adquiridas, permitindo aos estudantes conscientizar-se dos seus recursos pessoais e desenvolver estratégias para os melhorar. OA2: Conhecer os processos e contextos de procura de emprego: • Simulações e estudos de caso: Permitem aos estudantes experienciar diferentes situações de procura de trabalho, como entrevistas de seleção e dinâmicas de grupo, desenvolvendo as suas competências de pesquisa e análise do mercado de trabalho. • Análise de vídeos e textos: Fornecem aos estudantes informações atualizadas sobre os processos e contextos de procura de emprego, incluindo as tendências do mercado de trabalho e as expetativas dos empregadores. • Apresentações de projetos: Incentivam os estudantes a pesquisar e a analisar diferentes oportunidades de emprego, desenvolvendo as suas competências de argumentação para apresentar qualificações pessoais. • Reflexão individual: Promovem a reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades do mercado de trabalho, permitindo aos estudantes desenvolver estratégias para a procura de trabalho. OA3: Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional: • Elaboração de CV e carta de apresentação: Orienta a construção de documentos profissionais que destaquem as suas qualificações e experiências. • Criação de perfil profissional online: Auxilia na criação de uma presença profissional online, que pode ser utilizada para networking e procura de oportunidades. • Simulações de entrevistas de seleção: Permitem aos estudantes planear e ensaiar a apresentação pessoal e argumentação. • Apresentações de projetos: Promovem a aplicação prática dos conhecimentos e a valorização das cmpetências de comunicação e trabalho em equipa. • Reflexão individual: Momentos de autoanálise e reflexão sobre o processo de candidatura, permitindo aos estudantes identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para otimizar as suas candidaturas.
Observações / Observations
Todos os materiais de apoio e orientações para as atividades propostas serão disponibilizados na plataforma Moodle. É também nesta plataforma que os/as estudantes devem submeter os trabalhos realizados ao longo do semestre, de acordo com as indicações da docente. Espera-se que os/as estudantes acedam regularmente à plataforma Moodle e consultem com frequência o seu email institucional, uma vez que estes são os principais canais de comunicação, atualização e devolução de feedback ao longo da unidade curricular. Adicionalmente, para esclarecimento de dúvidas ou pedido de apoio tutorial, os/as estudantes poderão contactar a docente através do seu endereço de email institucional ou solicitar o agendamento de uma reunião tutorial.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
• Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. • Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento. • Moreira, T. C. & Dray, G. (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho 2021. Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, 198 p. https://www.gep.mtsss.gov.pt/documents/10182/79392/livro_verde_do_trabalho_2021.pdf/8d6968cb-fee5-4f8f-b7de-1612d269fc9b
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
• Carvalho, C., Sandri, I., Machado, T., Miscovicz, L., & Amorim, J. (2024). Guia prático para jovens à procura de emprego. Projeto “Future of Career through the Eyes of Youth” (Erasmus+ KA1). My Future; MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação. https://myfuture.org.pl/ • Gmyrek, P., Berg, J., Bescond, D. (2023). Generative AI and jobs: A global analysis of potential effects on job quantity and quality, ILO Working Paper 96 (Geneva, ILO). https://doi.org/10.54394/ • OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. • OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-17