Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) de Competências Transversais visa capacitar os estudantes a identificar e resolver os desafios de comunicação em contextos multiculturais, a partir da criação de condições relacionais de empatia. Assume-se que a comunicação eficaz requer o uso de técnicas adequadas para cada situação, público e objetivo. Algumas dessas técnicas implicam, nomeadamente, uma compreensão alargada do processo de comunicação, quer nas suas diferentes modalidades, situações e contextos colaborativos, quer atendendo às condições físicas, atitudes, comportamentos e significações culturais auto/hétero atribuídas, que interferem na sua realização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir conhecimentos e ferramentas para a observação, descrição e compreensão de situações e fenómenos que enquadram a atividade comunicativa. OA2. Desenvolver competências para a comunicação em contextos multiculturais. OA3. Aplicar as competências adquiridas em casos práticos, através de comunicação oral e escrita. OA4. Utilizar as competências de forma proativa, tendo presente o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos mobilizados na atividade comunicativa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1- Condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa: modalidades, normas implícitas e explícitas e constrangimentos da atividade comunicativa em diferentes contextos; CP 2- Etnometodologia da atividade comunicativa: interpretação de enunciados baseada em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais. CP 3- Observação da comunicação verbal e não-verbal: análise de gestos, postura, expressões faciais, contato visual (elementos da comunicação em interação, de reforço ou substituição da mensagem explicitada por palavras) CP 4- Importância da escuta ativa na comunicação nos diferentes contextos culturais (interpretação e análise de fenómenos)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC "Técnicas de Comunicação" alinha os seus conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem através de exercícios práticos de análise e debate, permitindo aos estudantes desenvolver e aplicar progressivamente as competências adquiridas. CP1 Aborda as condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa, incluindo modalidades, normas e constrangimentos em diferentes contextos (OA1). CP2 Foca na etnometodologia da atividade comunicativa, interpretando enunciados com base em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais (OA1 e OA2). CP3 Trata da observação da comunicação verbal e não-verbal, analisando gestos, postura, expressões faciais e contato visual (OA1, OA2 e OA3). CP4 Destaca a importância da escuta ativa na comunicação em diferentes contextos culturais (OA1, OA2, OA3 e OA4), incentivando a utilização proativa de comportamentos e recursos adequados para cada situação comunicativa.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Participação em aula: Avalia a presença, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas (20%). Trabalho em grupo: Os estudantes são organizados em grupos de até 4 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. • Descrição: As atividades em grupo incidem na observação, interpretação e análise de fenómenos que contemplem as regras, normas e os constrangimentos da atividade comunicativa num estudo prático, utilizando os conteúdos aprendidos. • Avaliação: Qualidade das produções escritas e da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos (escuta ativa), os quais devem necessariamente incorporar os comentários fornecidos pelos colegas de turma e pelo/a docente durante a realização das apresentações (40%). Trabalho individual (com consulta, a realizar presencialmente, em sala, no calendário que for definido para as avaliações): • Descrição: Segundo um guião definido pelo/a docente, os comentários feitos em sala de aula são aprofundados num relatório individual que tem por base substantiva duas apresentações feitas por outros colegas. • Avaliação: De acordo com o guião; integração explícita de elementos previstos nos objetivos de aprendizagem (40%). Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o estudante não deve ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas. A avaliação final pode implicar uma discussão oral. Avaliação final: Ainda que não seja recomendado, os estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito segundo um enunciado que oportunamente será fornecido pelo/a docente. A avaliação final do trabalho implica a sua discussão oral com um painel de docentes (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto colaborativo académico e profissional. A primeira aula expositiva proporciona as bases teóricas sobre os conteúdos da comunicação enquanto processo que utiliza mecanismos verbais, para-verbais e extravertais, nas diferentes situações internacionais. As aulas seguintes envolvem discussões em grupo, exercícios práticos de observação, interpretação e análise de fenómenos, incentivando a reflexão crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenvolvimento de soluções envolvendo a atividade comunicativa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ainda que tenha alguma componente expositiva, a metodologia de ensino e aprendizagem centra-se essencialmente em aulas teórico-práticas, estruturadas de acordo com os objetivos da UC, envolvendo nomeadamente: Discussões em Grupo As discussões em grupo facilitam e incentivam a colaboração entre os estudantes. Nestas sessões, os estudantes terão a oportunidade de debater os conceitos da Comunicação, aplicar teorias e explorar diferentes perspectivas de observação, análise e interpretação de fenómenos. Exercícios Práticos Os exercícios práticos, tanto individuais quanto em grupo, oferecem desafios aos estudantes, para que possam desenvolver competências para a Comunicação em contextos multiculturais e aplicar essas competências por meio da Comunicação Oral e Escrita. Atividades Individuais e em Grupo Utilizar os conhecimentos adquiridos para compreender o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos utilizados na atividade comunicativa. O Trabalho Autónomo Individual final (Relatório descritivo das atividades realizadas pelo/a estudante; apreciação dos seus contributos específicos no trabalho de grupo, e contributos dos colegas de equipa) Permite analisar as ações realizadas durante as atividades, com os resultados alcançados, as lições aprendidas e as dificuldades encontradas. Permite uma análise objetiva do que foi feito, comparando os resultados obtidos com os objetivos propostos inicialmente, identificando sucessos, falhas e áreas de estudos futuros. Documentar as experiências adquiridas durante a realização das atividades, contribuindo para o aprimoramento de projetos ou processos futuros. Metodologias de Ensino (ME) versus Objetivos de Aprendizagem (OA): 1. Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação. OA1 a OA3 2. Ativo, com análise e discussão de estudos de caso e de textos de apoio e leitura. OA1 a OA4 3. Ativo, com a realização do trabalho individual e em grupo. AO1 a OA4 4. Trabalho Autónomo, relacionado com desenvolvimento das competências adquiridas. OA1 a OA4
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almeida, M. L. & Wanderley, L.S.O (2020). Etnometodologia e seus bastidores nobons sons: desvendando percursos. REAd. Revista Eletrônica de Administração. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.296.101860 Liddicoat, A.J. (2021). An introduction to conversation analysis. Bloomsbury. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. Rodrigues, A. D. (2021). A natureza da Atividade comunicativa. Atlântico Books.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25