Métodos de Ensino e Avaliações

Avaliação ao longo do semestre: Participação em aula: Avalia a presença, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas (20%). Trabalho em grupo: Os estudantes são organizados em grupos de até 4 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. • Descrição: As atividades em grupo incidem na observação, interpretação e análise de fenómenos que contemplem as regras, normas e os constrangimentos da atividade comunicativa num estudo prático, utilizando os conteúdos aprendidos. • Avaliação: Qualidade das produções escritas e da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos (escuta ativa), os quais devem necessariamente incorporar os comentários fornecidos pelos colegas de turma e pelo/a docente durante a realização das apresentações (40%). Trabalho individual (com consulta, a realizar presencialmente, em sala, no calendário que for definido para as avaliações): • Descrição: Segundo um guião definido pelo/a docente, os comentários feitos em sala de aula são aprofundados num relatório individual que tem por base substantiva duas apresentações feitas por outros colegas. • Avaliação: De acordo com o guião; integração explícita de elementos previstos nos objetivos de aprendizagem (40%). Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o estudante não deve ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas. A avaliação final pode implicar uma discussão oral. Avaliação final: Ainda que não seja recomendado, os estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito segundo um enunciado que oportunamente será fornecido pelo/a docente. A avaliação final do trabalho implica a sua discussão oral com um painel de docentes (100%).