Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de entender o âmbito do Marketing Tradicional e do Marketing Digital, conhecer os conceitos fundamentais do Plano de Marketing, diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing e marketing digital e usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir uma vantagem competitiva.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender os conceitos fundamentais do Marketing Tradicional e do Marketing Digital OA2 - Compreender os conceitos fundamentais de um Plano de Marketing e como coordenar estratégia empresarial com a estratégia de marketing OA3 - Compreender a diversidade de ferramentas de Marketing, nomeadamente de marketing Mix e saber usá-las com criatividade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Conceitos Fundamentais do Marketing e do Marketing Digital CP2 - Conceitos Fundamentais do Plano de Marketing - Meio Envolvente e Mercado - Fatores Críticos de Sucesso - Análise Concorrencial -Comportamento do Consumidor - Processo de Compra Tradicional e Online (Loop da Lealdade) - ZMOT - Fontes de Dinâmica do Ciclo do Cliente e Ciclo de Vida do Cliente - Análise Interna - Análise SWOT Dinâmica CP3 - O Planeamento Estratégico e a Análise de Portfólio - Conceitos Fundamentais Segmentação e Critérios (Clustering, Estratégias de Segmentação) - Conceitos Fundamentais Posicionamento (Posicionamento Real vs. Percebido, Mapa Perceptual, Triângulo Ouro) CP4 - Conceitos Fundamentais MKT-Mix (Produto, Preço, Distribuição e Comunicação) CP5 - Conceitos Fundamentais de Comunicação Digital - Comunicação Omnicanal Integrada e Blended - Comunicação Digital - SEM e SEO - User Generated Content - Crises Online (Firestorms) - Influencidadores - Redes Sociais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ""demonstração de coerência"" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP4 e CP5
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 8 valores. Participação - 10% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise crítica, comunicação escrita e oral. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de casos. 3.Activas, com realização do trabalho de grupo. | Todos 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 a 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) | Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. | Todos 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos. | Todos 3.Activas, com realização do trabalho de grupo. | Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-09