Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
"a) desenvolvimento de competências para conceber, projetar e operacionalizar uma investigação científica com qualidade; b) elaboração de um projeto de tese de doutoramento que contribua para o avanço do conhecimento científico através de novos dados e/ou de novas abordagens conceptuais ou metodológicas; c) desenvolvimento de competências de recolha de fontes, de problematização e análise critica, de capacidade de sintetize e desenvolvimento de ideias novas, de apresentar e debater argumentos em Administração Pública."
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, os estudantes serão capazes de: 1 Realizar uma definição clara da questão e dos objetivos de investigação 2 Realizar e apresentar uma revisão de literatura identificando os principais debates e a relevância e originalidade da contribuição da investigação 3 Construir um quadro teórico de análise adequado aos objetivos de investigação 4 Construir hipóteses e sua fundamentação 5 Definir uma estratégia metodológica, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Estabelecimento das componentes do projeto de investigação: I) objetivos, problema, questão de investigação; II) Enquadramento teórico, revisão de literatura, relevância e inovação; III) Estratégia metodológica, justificação do campo de observação, plano de investigação e técnicas de recolha de dados; IV) Cronograma; V) Índice Provisório; VII) Referências biliográficas. 2) A teoria como instrumento e produto de investigação em Administração Pública 3) Conceitos Chave. 4) Fontes e Métodos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo desta UC é que os alunos realizem com sucesso um projeto de investigação aprofundado, mas exequível e que sirva de base para a elaboração de uma tese de doutoramento que contribua para o avanço do conhecimento no campo da Administração Pública. Os conteúdos estão de acordo com esse objetivo principal com vista ao desenvolvimento de conhecimento, quer teórico-metodológico, quer de índole mais prática, para a realização das diferentes etapas da investigação. Essas indicações de carácter processual são inicialmente apresentadas pelos docentes e, depois, objeto de análise em situações concretas, aquando da apresentação dos projetos de investigação pelos doutorandos
Avaliação / Assessment
A avaliação será periódica e incidirá sobre: I - apresentação e discussão nas aulas da primeira versão dos projetos de investigação (no início do segundo semestre) 25% da nota final II - a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas; 75% da nota final (O número de páginas contabilziadas são de texto principal, excluindo capa, indice, bibliografia, anexos e similares)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os alunos desenvolverão as seguintes atividades: 1 - participação ativa nos seminários; 2 - consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; 3 - elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com 25 páginas; 4 - apresentação do projeto de investigação seguido de comentários e debate.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objetivo principal desta UC é elaboração de uma proposta de investigação adequado a um doutoramento. Alguns seminários serão dedicados à definição do problema de investigação, como demonstrar a sua relevância e originalidade face à literatura relevante. Como selecionar e recolher informação de fontes relevante, construir uma agenda de investigação, um quadro de análise e, ainda, como selecionar metodologias adequados a uma dada investigação. As aulas terão uma forte componente participativa na qual esses conhecimentos poderão ser apresentados e debatidos. A apresentação nas aulas dos projetos de investigação pelos alunos, seguida de discussão na turma, permite clarificar procedimentos e corrigir erros. Como estão previstas pelo menos duas apresentações, os alunos poderão melhorar a sua proposta inicial.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
van Thiel, S. (2021). Research Methods in Public Administration and Public Management: An Introduction (2nd ed.). Routledge. Vigoda-Gadot, E., & Vashdi, D. R. (Eds.). (2020). Handbook of Research Methods in Public Administration, Management and Policy. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing Brandler, S., & Roman, C.P. (2008). Handbook of Research Methods in Public Administration (G.J. Miller, & K. Yang, Eds.) (2nd ed.). CRC Press. Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. George, Alexander L. (2004), Bennett, Andrew, Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge, MA: MIT U.P. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-12-12