Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04794
Acrónimo :
04794
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objetivo promover a concepção sustentável, estruturada e sistemática de situações de trabalho e sua medição, alinhadas com a estratégia da organização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos: OA1. Clarificar a relevância dos sistemas de trabalho para a gestão de recursos humanos. OA2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma organizacional da criação de valor OA3.Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da sustentabilidade, da economia circular e da digitalização. OA4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência. OA5. Identificar e avaliar questões, stakeholders e os seus interesses no domínio da responsabilidade corporativa e/ou sustentabilidade, com base nos sistemas de trabalho adoptados nas organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Introdução 2 RH nas operações 2.1 Estratégia de RH 2.2 GRH verde nas empresas? Desempenho sustentável 3 Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho 3.1 Modelos de economia circular para as organizações 3.2 Alinhar a economia circular com os sistemas de desenho do trabalho com a GRH 3.3 Perspetiva de cadeia de abastecimento 3.4 Outsourcing na cadeia de abastecimento 3.5 Smart industry e as vias para a GRH 4.0 4 Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas 4.1 Processos: mapeamento, análise e melhoria 4.2 Organização do espaço 4.3 (re)desenhar a indústria 4.0-enabled work system 5 Conceção da tarefa 5.1 Definição, viabilidade 5.2 Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT 6 Medida do trabalho 6.1 Base conceptual 6.2 Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção 6.3 Observações instantâneas: dados, observações, fração 6.4 Methods-time measurement

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1, CP2 – Introdução geral aos sistemas de trabalho, RH nas operações e a estratégia de RH. OA2 - CP3 – Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho e sua articulação com a cadeia de abastecimento. OA3 - CP2.2, CP3.1, CP3.2, CP3.5 – Sustentabilidade via GRH verde, modelos de economia circular e indústria inteligente (GRH 4.0). OA4 - CP4, CP5, CP6 – Desenho, organização e medição do trabalho, incluindo (re)desenho para a Indústria 4.0. OA5 - CP2.2, CP3.1, CP3.2, CP3.5 – Discussão crítica sobre impactos, interesses e dinâmicas entre stakeholders no contexto de GRH verde, economia circular e transição digital sustentável.

Avaliação / Assessment


Dois sistemas alternativos: A. Avaliação contínua: 1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%) 2. Trabalho de grupo (20%) 3. Teste intercalar (20%) 4. Teste escrito individual (50%) Aprovação obtida com avaliação superior a 10 valores e nota mínima de 7,5 valores no teste escrito individual. Presença obrigatória em 80% das aulas. B. Exame final escrito individual Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3, 0A4, OA5 2. Metodologias participativas c/ análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3, 0A4, OA5 3. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3, 0A4, OA5 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3, 0A4, OA5 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3, 0A4, OA5

Observações / Observations


N/A

Bibliografia Principal / Main Bibliography


> Hartmann, E.A., Shajek, A. (2023). New Digital Work and Digital Sovereignty at the Workplace – An Introduction. In: Shajek, A., Hartmann, E.A. (eds) New Digital Work. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-26490-0_1 > Parker, S. K., & Knight, C. (2024). The SMART model of work design: A higher order structure to help see the wood from the trees. Human Resource Management, 63(2), 265-291. https://doi.org/10.1002/hrm.22200 (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hrm.22200) > Reid, R. & Sanders, N. (2017). Operations management. 5th Ed., John Wiley & Sons, USA. > Sanders, M. S., & McCormick, E. J. (2018). Human factors in engineering and design (7ª ed.). McGraw‑Hill Education. ISBN‑13: 978‑0073401324 > Slack, N., Brandon-Jones, A. & Burgess, N. (2022). Operations management. 10th edition, Pearson, UK

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


·> Agrawal S., & Puri, R. (2021). Green HRM: A climate conscious route to triple bottom line (1st ed.). Sage Publications Pvt Ltd. > Crnjac, M., Vukšić, V. B., & Sušac, D. (2024). Towards sustainable work design: Integration of Industry 4.0 and circular economy principles. Discover Sustainability, 5(1), Article 90. https://doi.org/10.1007/s43621-024-00290-7 > Wilson, F. (2018). Organizational behaviour & work. 5th. Ed. UK, Oxford Univ. Press

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-03