Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objectivo promover a concepção sustentável, estruturada e sistemática de situações de trabalho e sua medição, alinhadas com a estratégia da organização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimento para: 1. Salientar a relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização. 2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular 3. Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e no âmbito dos processos de que fazem parte. 4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Introdução 2) RH nas operações Estratégia de RH Green human resource management and firms? sustainability performance 3) Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho Circular Economy business models for organizations Aligning Circular Economy and Work Systems Design with Human Resources Management Perspetiva de cadeia de abastecimento Outsourcing na cadeia de abastecimento Smart industry and the pathways to HRM 4.0 4) Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas Processos: mapeamento, análise e melhoria Organização do espaço (re)designing Industry 4.0-enabled work system 5) Conceção da tarefa Definição, viabilidade Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT 6) Medida do trabalho Base conceptual Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção Observações instantâneas: dados, observações, fração Methods-time measurement
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3, CP4 OA3 - CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Dois sistemas alternativos: A. Avaliação contínua: 1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%) 2. Trabalho de grupo (20%) 3. Teste intercalar (20%) 4. Teste escrito individual (50%) Aprovação obtida com avaliação superior a 10 valores e nota mínima de 7,5 valores no teste escrito individual. Presença obrigatória em 80% das aulas. B. Exame final escrito individual Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 2. Metodologias participativas c/ análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3 3. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações / Observations
N/A
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Bilhim, J. (2008). Teoria Organizacional. 6ª ed. Lisboa, ISCSP Ed - Johnston, R. & Staughton, R. (2009). Establishing and developing strategic relationships - the role for operations managers. International Journal of Operations & Production Management, 29, 6, 564-590. - Reid, R. & Sanders, N. (2011). Operations management. 4th Ed., John Wiley & Sons, USA. - Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2013). Operations management. 7th edition, Pearson Ltd., UK - Wilson, F. (2010). Organizational behaviour & work. 3rd. Ed. UK, Oxford Univ. press - Chase, R. and Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA. - Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing - Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Chase, R. & Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA. Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers. Mintzberg, H. (2023). Structuring in sevens: Understanding organizations.. finally! Oakland: Berret-Koehler.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22