Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04834
Acrónimo :
04834
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre os processos de liderança e mudança organizacional bem como da metodologia de análise desses processos e da sua implementação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: a) Descrever e contrastar teorias sobre processso de liderança e mudança organizacional b) Explicar os processos envolvidos na liderança e na mudança organizacional c) Identificar os fatores psicossociais e organizacionais que contribuem para o sucesso e fracasso dos processos de inovação e mudança organizacional d) Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas na implementação da mudança e inovação nas organizações e avaliar os seus efeitos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Liderança e mudança na dinâmica das organizações 2. Liderança e gestão 3. Liderança transformacional e liderança em contexto de complexidade 4. A mudança planeada e a mudança não planeada. 5. Etapas e planeamento do processo criativo e de mudança 6. Implementação da mudança organizacional 7. A aprendizagem organizacional e inovação 8. Avaliação da mudança e inovação organizacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos dizem respeito aos principais modelos teóricos e processos sobre liderança e mudança organizacional, bem como às abordagens técnicas para a sua implementação e avaliação do seus efeitos na dinâmica organizacional.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica - Trabalho de grupo (35%) - Simulador de gestão da mudança (15%) - 1 trabalho individual (50%) Na primeira época não existe opção de exame. A nota do trabalho de grupo não será considerada para o exame de segunda época

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A abordagem pedagógica contempla a participação ativa dos estudantes, inclui aulas teórico-práticas, onde os modelos e conceitos básicos são apresentados e discutidos com os alunos, simulador de Harvard Publishing, análise de casos e resolução de problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC utilizam-se metodologias ativas de ensino-aprendizagem, designadamente resolução de problemas e estudo de casos, as quais permitem integrar os conhecimentos aprendidos, treinar a análise de situações organizacionais complexas, e desenvolver a capacidade de pesquisar e aplicar conhecimento cientificamente validado.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-13