Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre os processos de liderança e mudança organizacional bem como da metodologia de análise desses processos e da sua implementação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: a) Descrever e contrastar teorias sobre processso de liderança e mudança organizacional b) Explicar os processos envolvidos na liderança e na mudança organizacional c) Identificar os fatores psicossociais e organizacionais que contribuem para o sucesso e fracasso dos processos de inovação e mudança organizacional d) Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas na implementação da mudança e inovação nas organizações e avaliar os seus efeitos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Liderança e mudança na dinâmica das organizações 2. Liderança e gestão 3. Liderança transformacional e liderança em contexto de complexidade 4. A mudança planeada e a mudança não planeada. 5. Etapas e planeamento do processo criativo e de mudança 6. Implementação da mudança organizacional 7. A aprendizagem organizacional e inovação 8. Avaliação da mudança e inovação organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos dizem respeito aos principais modelos teóricos e processos sobre liderança e mudança organizacional, bem como às abordagens técnicas para a sua implementação e avaliação do seus efeitos na dinâmica organizacional.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica - Trabalho de grupo (35%) - Simulador de gestão da mudança (15%) - 1 trabalho individual (50%) Na primeira época não existe opção de exame. A nota do trabalho de grupo não será considerada para o exame de segunda época
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A abordagem pedagógica contempla a participação ativa dos estudantes, inclui aulas teórico-práticas, onde os modelos e conceitos básicos são apresentados e discutidos com os alunos, simulador de Harvard Publishing, análise de casos e resolução de problemas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nesta UC utilizam-se metodologias ativas de ensino-aprendizagem, designadamente resolução de problemas e estudo de casos, as quais permitem integrar os conhecimentos aprendidos, treinar a análise de situações organizacionais complexas, e desenvolver a capacidade de pesquisar e aplicar conhecimento cientificamente validado.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-13