Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02992
Acrónimo :
AD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC estrutura-se à luz de dois objetivos fundamentais: facultar um conhecimento sobre as perspetivas teóricas e aplicadas que a Antropologia histórica e contemporaneamente produziu e produz no campo do desenvolvimento; proporcionar competências e qualificações de análise e intervenção em contextos em que são relevantes as diferenças sociais, institucionais e culturais entre os agentes dos programas de desenvolvimento e os contextos locais da sua aplicação. Procura-se assim produzir uma reflexão integrada das questões subjacentes à pobreza, dependência, desigualdade e insegurança, e proporcionar aos alunos uma análise crítica da pluralidade das estratégias dos projetos de desenvolvimento com foco na abordagem antropológica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecimento dos elementos fundamentais da história da antropologia do desenvolvimento, dos seus princípios teóricos, estratégias metodológicas e modos de articulação com as outras e complementares áreas do desenvolvimento. Familiarização com os métodos e técnicas da intervenção antropológica nos projetos de desenvolvimento - etnografia, conhecimento local, mediação cultural. Desenvolver uma perspetiva sobre o desenvolvimento a partir das críticas e contribuições da antropologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Visão história da emergência e transformações das questões, estratégias e metodologias da antropologia na área do desenvolvimento. 2 - Do desenvolvimento ao pós-desenvolvimento, perspetivas críticas contemporâneas – etnografia, empowerment e participação. 3 - Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, o qualitativo e o quantitativo na aplicabilidade desenvolvimentista: possibilidades da antropologia 4 - Das boas intenções globais às desilusões locais. Défices de implementação na décalage entre os efeitos esperados das políticas públicas e os resultados no terreno. 5 - Factores locais inibidores da mudança social - burocracia, ideologia e desconsideração dos contextos locais. 6 - Estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos do programa permitem: a) conhecimento dos momentos e princípios fundamentais da história da reflexão e aplicação do conhecimento e metodologias antropológicas sobre o desenvolvimento. b) conhecimento dos instrumentos de avaliação das metodologias de formulação, implementação e avaliação de resultados dos projetos de desenvolvimento em contextos não europeus

Avaliação / Assessment


a) 30% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas; Relatório de aprendizagem (aprox. 2.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar pelo docente; b) 70% da nota final - Ensaio (máximo 8.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre. c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas apresentadas pelo docente. Leitura e discussão de textos seleccionados. Trabalhos escritos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram adequados aos objectivos da UC através de: - contextualização histórica e cultural dos temas e processos em análise; - comparação entre diferentes contextos etnográficos e políticos em que esses processos ocorrem; - diálogo com os conhecimentos teóricos; - recurso a estudos de caso para a compreensão e discussão dos temas em análise.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


The Anthropology of Sustainability: Beyond Development and Progress. New York: Palgrave MacMillan

Anthropology for Development: From Theory to Practice. London / New York: Routledge

Anthropology and Development: Challenges for the Twenty-First Century. London: Pluto Press

La revanche des contextes : Des mésaventures en ingénierie sociale en Afrique et au-delà. Paris : Karthala

« La perspective des discordances : le développement, les écarts et les contextes », Anthropologie & Développement

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A Institucionalização da Política Pública Portuguesa de Cooperação, 1974-1999. A Path Dependence, a Racionalidade Limitada dos Decisores, os Interesses Divergentes dos Actores e a Pressão Internacional – Factores de Causalidade da Impreparação Institucional da Política

Rural Development – putting the last first

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-10