Métodos de Ensino e Avaliações

A perspectiva pedagógica valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação autónomos e a discussão de textos como forma de aprendizagem activa dos alunos. Por isso, os alunos são vivamente aconselhados a terem uma posição activa durante as aulas, a exprimirem os seus pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os alunos são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da cadeira durante as aulas práticas e principalmente durante os tempos de atendimento disponibilizados. A unidade curricular é constituída por uma componente teórica (aulas teóricas), uma componente teórico-prática (aulas teórico-práticas) e práticas laboratoriais. Mais concretamente: - Aulas teóricas: estas aulas terão um carácter expositivo, uma vez que se visa a apresentação dos principais conceitos e perspectivas teóricas deste domínio científico. - Aulas práticas: nestas aulas pretende-se, sobretudo, familiarizar os alunos para as principais técnicas e métodos de avaliação psicológica. Assim, o funcionamento destas aulas passará maioritariamente pelo recurso a vídeos, técnicas de role-play, treino de aplicação de instrumentos de avaliação e, em algumas aulas, pela leitura crítica de textos/artigos. - Práticas laboratoriais: cada grupo terá duas práticas laboratoriais mensais, espaçadas quinzenalmente. Estas sessões visam um acompanhamento e um trabalho mais directo e pessoal com os alunos, pelo que será enfatizada a análise e discussão de casos (tomadas de decisão ao longo do processo de avaliação psicológica, análise e interpretação de resultados, etc.), o treino de competências de avaliação psicológica específicas, o manuseamento e familiarização com instrumentos de avaliação. Nas práticas laboratoriais os alunos em regime de avaliação contínua deverão apresentar oralmente (e posteriormente por escrito) um trabalho a realizar em pequenos grupos. | Tendo em conta os objectivos desta unidade curricular, os alunos serão incentivados a frequentá-la em regime de avaliação contínua. Para os alunos serem considerados em regime de avaliação contínua deverão necessariamente: a) estar presentes nas aulas (só serão admitidas 4 faltas nas TP e 1 falta nas PL); b) realizar uma frequência no final do semestre (40% da nota final), que incidirá sobre os conteúdos teóricos apresentados ao longo do semestre; c) realizar um trabalho prático em grupo, que inclui uma apresentação oral e a entrega de relatório escrito (apresentação oral: 25%; relatório escrito: 35%; Num max de elementos por grupo: 3); d) Os alunos poderão ter uma nota mínima igual ou superior a 8,5 valores na frequência ou no trabalho de grupo; no entanto, só ficam aprovados à UC se tiverem uma média final, das 2 avaliações, igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos que não optem por um regime de avaliação contínua, ou que não tenham tido aprovação, poderão ir a exame final em 1ª e/ou 2ª épocas. Neste exame constarão perguntas relativas às temáticas apresentadas e desenvolvidas ao longo das aulas teóricas e teórico-práticas. Será também apresentado, pelo menos, um caso prático sobre o qual serão colocadas questões que visem, nomeadamente, avaliar os conhecimentos dos alunos sobre técnicas e instrumentos de avaliação psicológica, tomadas de decisão (ex., adequação na escolha desses mesmos instrumentos), análise e interpretação de resultados, etc. Em nenhum momento de avaliação (frequência/exame) está contemplado exame oral nesta UC. Os alunos que não optarem por avaliação contínua ou que chumbarem poderão propor-se a exame final (1ª e 2ª épocas).