Programa
Licenciatura em Psicologia
Programa
1. Introdução à Avaliação Psicológica 1.1. História, conceitos e modelos teóricos da Avaliação Psicológica; 1.2. Avaliação Psicológica e os seus contextos de aplicação; 1.3. Considerações éticas e deontológicas em Avaliação Psicológica; 1.4. Potencialidades e limites em Avaliação Psicológica. 2. O processo de avaliação psicológica 2.1. A recolha inicial de informação (clarificação do pedido/queixa inicial/motivo); 2.2. A primeira formulação de hipóteses e dedução de enunciados verificáveis; 2.3. Escolha de métodos e técnicas de avaliação; 2.4. Os resultados: sua análise e interpretação; 2.5. Indicações diagnósticas, prognóstico e/ou recomendações; 2.6. A comunicação oral e escrita dos resultados: feedback e relatórios de avaliação psicológica. 3. Metodologias básicas em avaliação psicológica 3.1. A observação e os auto-registos em avaliação psicológica: algumas directrizes; 3.2. A entrevista em avaliação psicológica: 3.2.1. Modelos e abordagens da entrevista; 3.2.2. A entrevista com crianças, adolescentes e adultos; 3.2.3. A entrevista em contexto de recrutamento e selecção; 3.3. Métodos complementares de avaliação. 4. Técnicas de Avaliação da Inteligência e de funções cognitivas e neuropsicológicas 4.1. Escalas de avaliação da inteligência de Wechsler para crianças e adultos; 4.2. Os testes das Matrizes de Raven; 4.3. Testes de Organização grafo-perceptiva ou visuo-motores; 4.4. O contexto neuropsicológico: algumas directrizes e exemplos de técnicas e instrumentos. 4.4. Baterias aplicadas em contexto de selecção. 5. Técnicas de Avaliação da Personalidade 5.1. Inventários de Personalidade: caracterização geral e alguns exemplos de inventários aferidos para a população portuguesa ou com estudos em Portugal. 5.2. Técnicas Projectivas e semi-projectivas: caracterização geral e alguns exemplos de instrumentos. 5.3. Técnicas de avaliação de personalidade e de motivação utilizadas em contexto de selecção; 6. Outras técnicas e instrumentos de avaliação psicológica: 6.1. Avaliação psicológica em contexto de orientação escolar e profissional; 6.2. A avaliação do desenvolvimento infantil; 6.3. A avaliação de competências sociais e de problemas de comportamento.