Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04676
Acrónimo :
CDSFT
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Finlandês (fi), Francês (fr), Grego (el), Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


482 - Informática na ótica do utilizador

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


_Conhecimentos básicos de cuidados de saúde: compreensão básica dos sistemas de cuidados de saúde, incluindo as funções dos diferentes prestadores de cuidados de saúde, os contextos dos cuidados de saúde e as políticas de cuidados de saúde. Conhecimentos básicos de informática: conhecimentos básicos de conceitos de informática, como programação, estruturas de dados e algoritmos. Familiaridade com os dados relativos aos cuidados de saúde: pode ser útil ter alguma familiaridade com os dados relativos aos cuidados de saúde, incluindo os diferentes tipos de dados utilizados nos cuidados de saúde, tais como dados clínicos, administrativos e financeiros. _Compreender o sistema de informação no domínio da saúde e as suas categorias de sistema de informação hospitalar, sistemas regionais e nacionais. Compreender as questões relativas aos activos de dados no sistema e a necessidade de verificar a elevada qualidade da disponibilidade de fontes de dados interoperáveis.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos do curso são: 1. Sensibilizar os/as alunos/as para os conceitos, tecnologias e metodologias subjacentes à definição e desenvolvimento de normas para os dados de saúde, bem como para a comunicação e troca de informação no domínio dos cuidados de saúde. 2. Apresentar aos/às alunos/as as normas, orientações e protocolos, bem como os comités e organizações mundiais disponíveis para os mesmos. 3. Proporcionar aos/às estudantes uma compreensão de uma vasta gama de tecnologias e metodologias de normalização e de classificação e intercâmbio de dados através de exemplos da sua aplicação nos cuidados de saúde, bem como das vias profissionais para a sua futura expansão. 4. Analisar o significado dos diferentes tipos de classificação dos cuidados de saúde e obter um entendimento comum, de forma interdisciplinar e em trabalho de grupo, do significado da classificação e dos dados estruturados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Analisar as necessidades por trás de um problema de tecnologia de saúde e sugerir normas para cobrir lacunas e fornecer soluções em aplicações de tecnologia de saúde. Explicar a diferença entre normas, orientações e protocolos. Explorar maneiras de desenvolver ou utilizar sistemas tecnológicos e/ou metodologias para aplicar normas. Compreender os conceitos de classificação de dados e a sua importância na saúde. Avaliar diferentes classificações de dados, terminologias e normas. Proficiência na utilização de classificações de dados de saúde amplamente adotadas. Explicar os princípios de formatos padronizados de intercâmbio de dados. Identificar os desafios e oportunidades associados à interoperabilidade, reutilização e intercâmbio de dados de saúde. Analisar cenários reais para determinar as classificações de dados e formatos de intercâmbio. Aplicar as melhores práticas na classificação e intercâmbio de dados para melhorar a gestão e análise de dados, bem como a criação de negócios.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1: Introdução às tendências da saúde digital e normalização: Codificação, definições e classificações dos dados. Terminologias e vocabulários. 2: Classificações comuns de dados: Classificação Internacional de Doenças. Nomenclatura Sistematizada da Medicina (SNOMED CT). Identificadores de observações lógicas (LOINC). Classificação Internacional de Intervenções de Saúde (ICHI). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF). Sistema de classificação Anatómica Terapêutica Química (ATC) e a Dose Diária Definida (DDD). 3: Formatos de intercâmbio de dados: Health Level Seven (HL7). Recursos de interoperabilidade rápida na saúde (FHIR). Arquitetura de documentos clínicos (CDA). 4: Normas e reutilização de dados: Desafios da interoperabilidade dos dados. Utilizações primárias e secundárias dos dados. Atores, condicionalismos e desafios. 5: Estudos de casos e aplicações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos é comprovada através de 1. introdução dos/as alunos/as aos conceitos e princípios fundamentais dos sistemas interoperáveis em saúde. 2. familiarizar os/as alunos/as com as diferentes normas e protocolos de dados utilizados nos cuidados de saúde. 3. ensinar a utilizar as classificações dos dados de saúde e o seu significado em diferentes formas e contextos nos cuidados de saúde. 4. ensinar a gerir o processo de implementação A combinação de aulas teóricas, estudos de casos e atividades práticas proporciona aos/às estudantes uma gama diversificada de experiências de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Em geral, os/as alunos/as realizarão tarefas que envolvem a análise e a aplicação de classificações de dados de saúde e formatos de intercâmbio a cenários reais. Questionários online: Os questionários online regulares podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos conceitos e princípios chave por parte dos/as alunos/as. Os/As estudantes analisarão estudos de caso para demonstrar a sua compreensão da classificação e intercâmbio de dados de saúde. Análise de estudos de caso: A atribuição de estudos de caso permite avaliar a capacidade dos/as alunos/as para aplicar os seus conhecimentos e competências em cenários reais. Projeto: Os/As estudantes trabalharão num projeto para propor e implementar classificações de dados de saúde e formatos de intercâmbio adequados para um contexto de cuidados de saúde específico. Projeto de grupo: A participação dos alunos num projeto de colaboração em grupo pode avaliar a sua capacidade de trabalhar em equipa e de aplicar os seus conhecimentos e competências coletivamente. Mais especificamente, um projeto interdisciplinar que envolva os diferentes contextos (ciência dos dados, contextos sociais e empresariais da saúde) em tópicos de reutilização de dados de saúde é uma boa ideia. Exames: Serão realizados exames periódicos para avaliar os conhecimentos dos/as alunos/as sobre a matéria leccionada na unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino do curso sobre sistemas interoperáveis no domínio da saúde pode envolver uma combinação de métodos de ensino tradicionais e modernos. As potenciais metodologias de ensino que podem ser utilizadas no curso incluem: 1. Palestras interativas: As aulas teóricas podem ser utilizadas para apresentar aos/às alunos/as os principais conceitos e teorias relacionados com a interoperabilidade dos cuidados de saúde. 2. Estudos de caso e discussões em grupo:. Os/As alunos/as podem trabalhar individualmente ou em grupos para analisar cenários reais relacionados com a interoperabilidade dos cuidados de saúde e desenvolver soluções para enfrentar os desafios apresentados. Incentiva a colaboração e o trabalho em equipa. 3. Apresentações: podem ser utilizadas para ajudar os/as alunos/as a desenvolver competências de comunicação e apresentação. Os/As estudantes podem apresentar as suas conclusões de estudos de caso ou projetos de grupo à turma, recebendo feedback e críticas construtivas dos/as colegas e instrutores/as. 4. Recursos online: Os recursos online, tais como vídeos, tutoriais e questionários interativos, podem ser utilizados para complementar os métodos de ensino tradicionais. Estes recursos podem ser acedidos fora do horário das aulas e podem ser utilizados para reforçar conceitos e teorias fundamentais relacionados com a interoperabilidade dos cuidados de saúde. 5. Oradores/as convidados/as: Os/As oradores/as convidados/as podem ser convidados a falar à turma sobre as suas experiências e conhecimentos no domínio da interoperabilidade dos cuidados de saúde. Isto pode proporcionar aos/às estudantes conhecimentos e perspetivas valiosos de profissionais do sector, ajudando a colmatar o fosso entre a teoria e a prática. 6. Atividades práticas: As atividades práticas, como workshops, podem ser utilizadas para proporcionar aos alunos experiência prática na conceção, desenvolvimento e implementação de sistemas de saúde interoperáveis. De um modo geral, a metodologia de ensino do curso sobre sistemas interoperáveis no domínio da saúde terá como objetivo proporcionar aos/às estudantes uma gama diversificada de experiências de aprendizagem que respondam a diferentes estilos e preferências de aprendizagem. A tónica será colocada na criação de um ambiente de aprendizagem envolvente e interativo que incentive os/as alunos/as a explorar, experimentar e colaborar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Aulas teóricas: usadas para apresentar os conceitos e princípios básicos da classificação e normas de dados de saúde, apoiando a obtenção do resultado de aprendizagem de conhecimentos. Servirão também para dar uma visão geral das normas e protocolos utilizados para permitir o intercâmbio de dados, ajudando a alcançar o resultado de aprendizagem de competências. 2. Os estudos de casos podem ser utilizados para ajudar a aplicar os conhecimentos e competências a situações práticas. E ainda a identificar e abordar os desafios e oportunidades associados às normas de classificação de dados de saúde. 3. Os projetos de grupo podem ser utilizados para incentivar a colaboração e o trabalho em equipa, ajudando os/as estudantes a desenvolver capacidades de comunicação e colaboração. 4. As apresentações ajudam a desenvolver as capacidades de comunicação e de apresentação, e a consolidar conhecimentos e a compreensão da interoperabilidade dos cuidados de saúde. 5. Os recursos online podem ser utilizados para complementar os métodos de ensino tradicionais, desenvolvendo a aprendizagem autónoma. 6. Os/As oradores/as convidados/as podem fornecer aos/às alunos/as conhecimentos e perspetivas valiosos sobre a interoperabilidade dos cuidados de saúde, ajudando a colmatar o fosso entre a teoria e a prática, expondo os/as estudantes a experiências reais e às melhores práticas do sector. 7. As atividades práticas podem ser utilizadas para proporcionar aos/às alunos/as experiência prática na reutilização de dados de saúde, bem como na utilização de tecnologias e normas relacionadas com a classificação de dados de saúde num contexto prático. A coerência entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem será considerada ao longo do curso, com cada metodologia de ensino ligada a um ou mais dos resultados de aprendizagem.

Observações / Observations


Assíncrono: TP=18 Síncrono: T=6; OT=1 Os/As estudantes são incentivados/as a explorar ambientes reais de cuidados de saúde e a participar em projetos práticos. A aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipa são enfatizados para melhorar as competências interpessoais e de comunicação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kinnunen, U et al. (2021-08-30) User GuideThe Finnish Care Classification System FinCC 4.0_v1.1.

Mykkänen, M. et al. Using standardized nursing data for knowledge generation - Ward level analysis of point of care nursing documentation. Int J Med Inform 2022 Nov;167:104879.

Törnvall E, Jansson I. Preliminary evidence for the usefulness of standardized nursing terminologies in different fields of application: A Literature Review. Int J Nurs Knowl. 2017 Apr;28(2):109-119.

WHO 2022. Sharing and reuse of health-related data for research purposes: WHO policy and implementation guidance.

C. Safran 2017. Update on Data Reuse in Health Care. Yearb Med Inform. 2017 Aug; 26(1): 24–27.Published online 2017 Sep 11. doi: 10.15265/IY-2017-013 PMCID: PMC6239227PMID: 29063535

Holub et al. 2018. Enhancing Reuse of Data and Biological Material in Medical Research:From FAIR to FAIR-Health BIOPRESERVATION AND BIOBANKING. Volume 16, Number 2, 2018. Mary Ann Liebert, Inc.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-03-12