Mauritti, Rosário, Susana da Cruz Martins, António Firmino da Costa, e Ana Antunes (2002), “Utilização de bases de microdados na investigação em ciências sociais”, Revista de Estatística do INE, 2/2002, pp. 47-64.
Martins, Susana da Cruz (2012), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Ferreira, António Gomes (2008), “O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade”, Educação, 31(2), pp. 124-138.
Bray, Mark, Bob Adamson, e Mark Mason (eds.) (2007), Comparative Education Research, Approaches and Methods, Hong Kong, Springer.
Barroso, João (2003), "Regulação e desregulação nas políticas educativas: tendências emergentes em estudos de educação comparada", em João Barroso (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa, pp. 19-48.
:
Secundária
Sebastião, João (2009), Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbemkian.
Teixeira, Leonor, Luísa Delgado, e João Sebastião (1996), “Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas”, Sociologia, Problemas e Práticas, 22, 95-107.
Martins, Susana da Cruz (2005), "Portugal, um lugar de fronteira na Europa: uma leitura de indicadores socioeducacionais", Sociologia, Problemas e Práticas, 49, pp. 141-161.
Jarvis, Peter (2000), "Globalisation, the learning society and comparative education", Comparative Education, 36(3), pp. 343-355.
Canário, Rui (2006), "A escola e a abordagem comparada. Novas realidades e novos olhares", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1, pp. 27-36.
Cabrito, Belmiro Gil (2009), “Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?”, Cadernos CEDES, 29 (78), p. 178-200.
Azevedo, José Maria (2007), "Avaliação externa das escolas em Portugal", em As Escolas Face a Novos Desafios/Schools Facing Up New Challenges, Portugal 2007, Lisboa, IGE-ME, pp. 147-159.
: