Programa

Licenciatura em Marketing

Programa

1. Enquadramento do Controlo de Gestão 2. Perspectivas de performance: negócio, mercado, processos e pessoas 3. Princípios do controlo de gestão 4. Óptica de marketing do controlo de gestão: produtos e clientes 5. Fases de evolução dos sistemas de controlo de gestão: Controlo de gestão rectrospectivo Controlo de gestão prospectivo Controlo de gestão integrado II ? Informação Financeira para o Controlo de Gestão 1. Os objectivos da informação financeira para a gestão 2. Os sistemas de segmentação de custos e margens: a absorção e contribuição 3. O EVA (Economic Value Added) e a gestão de valor pelos resultado residual. 4. Custos e tomada de decisão: CBA (Custeio Baseado nas Actividades) III ? Instrumentos de Orientação do Comportamento 1. Estrutura organizacional em centros de responsabilidade: centros de custo de resultados e de investimento 2. Critérios de avaliação dos desempenhos dos centros de responsabilidade 3. Sistemas de preços de transferência interna IV ? Planeamento e Acompanhamento das Actividades 1. Processo previsional na definição dos objectivos: planeamento e orçamentação 2. Controlo orçamental na monitorização do cumprimento dos objectivos de natureza financeira 3. Sistemas de acompanhamento e gestão da performance: ?Tableau de bord? e Balanced Scorecard