Sumários
Aula 10 - Estética e políticas de juventude em territórios marginalizados
5 Dezembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
O início da aula foi dedicado a fazer um balanço da disciplina, quando se ouviu dos alunos críticas, sugestões elogios à UC. Também se esclareceu dúvidas relativas aos trabalhos, combinando com os alunos um dia de atendimento sobre o ensaio final. A exibição do documentário "Na Quinta com Kally" lançou a discussão sobre as políticas de arte urbana em bairros marginalizados, em que a guia Emanuela Kalemba foi a principal interlocutora. Contextualizou-se socialmente a Quinta do Mocho, bem como se enquadrou o funcionamento dessa política urbana no bairro. Participaram presencialmente da aula 18 alunos.
Aula 9 - Feminismo Negro e Antirracismo
28 Novembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
Esta sessão contou com a convidada Lúcia Furtado e teve como foco os feminismos negros em Portugal e no mundo. Antes de apresentar as convidadas aos alunos, respondeu-se algumas dúvidas quanto à entrega do comentário crítico. Na primeira parte da aula, Lúcia Furtado enquadrou historicamente a emergência dos feminismos negros em Portugal e no mundo, debatendo o conceito de interseccionalidade. Na segunda parte da aula, debateu-se o feminismo africano e a corrente teórica do mulherismo africana, momento em que os alunos fizeram diversas perguntas.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 17 alunos.
Aula 8 - Racismo, violência e segregação nas periferias de Lisboa
21 Novembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
A exibição do documentário "Alcindo" serviu de base para a discussão dos temas do racismo, da violência e da segregação na capital portuguesa. Após a projeção do filme, realizou-se um debate com o realizador Miguel Dores sobre os assuntos citados. Participaram presencialmente da aula 17 alunos.
Aula 7 - Sociabilidade, estilos de vida e resistência entre os jovens afrodescendentes
14 Novembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
Esta aula teve como foco enquadrar a sociabilidade, os estilos de vida e as exclusões vividas pelos jovens negros das periferias de Lisboa. A primeira parte da sessão iniciou-se com a leitura do texto "O último imigrante" de Tahar Bem Jelloun, quando se aprofundou os temas da migração, integração e segregação das populações racializadas. Abordou-se em termos históricos a imigração africana para Portugal e a emergência da periferia de Lisboa, principalmente após o 25 de abril de 1974, tendo sido debatido os fenómenos da criminalização da juventude e da racialização dos bairros periféricos. Na segunda parte da aula, apresentou-se a pesquisa sobre o coletivo de jovens Red Eyes Gang, tendo sido projetado trechos do documentário "Nu Bai. O rap negro de Lisboa", bem como clipes de música rap.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 18 alunos e 1 aluno através da Plataforma Zoom.
Aula 6 - Multiculturalidade, Modelos de Integração e a Crítica Decolonial
7 Novembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
Esta aula foi dedicada aos temas da assimilação e do multiculturalismo. Iniciou-se a sessão com um trecho da série documental "História a História", quando se retomou assuntos da aula passada. Posteriormente, o foco foram os modelos de integração: da assimilação ao multiculturalismo. Na segunda parte da aula abordou-se a migração laboral contemporânea para Portugal, a emergência de uma periferia racializada em Lisboa e a integração dos jovens filhos de imigrantes africanos. Os temas do racismo, da segregação territorial e da violência foram debatidos a partir do caso de truculência policial ocorrido na esquadra de Alfragide em fevereiro de 2015.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 23 alunos, além de 1 alunos através da Plataforma Zoom.