Sumários

Aula 5 - Colonialismo e a Luta pela Independência nas Colónias Africanas de Portugal

31 Outubro 2022, 20:30 Rita Sousa


Esta sessão teve a presença do convidado José Pereira, tendo como foco o colonialismo português e a luta pela independência nas colónias africanas. Antes da apresentação do convidado, respondeu-se algumas dúvidas quanto aos trabalhos e modelo de avaliação da disciplina.

A intervenção de José Pereira enquadrou historicamente o colonialismo à portuguesa, com as guerras ditas de "pacificação", as leis do indigenato e o trabalho forçado, para num segundo momento abordar as múltiplas formas de resistências: dos nativistas da 1.º República à Casa dos Estudantes do Império. A segunda parte da aula foi dedicada às lutas de libertação nos territórios ocupados por Portugal em África, em que se destacou a emergência do PAIGC.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 12 alunos e 1 aluno através da Plataforma Zoom.

Aula 4 - Diáspora Negra em Portugal: escravização, migrações e racismo

24 Outubro 2022, 20:30 Rita Sousa


Nesta sessão o foco foi a presença africana em Portugal nos séculos XV a XVIII, abordando desde a sua escravização e integração às práticas culturais e religiosas. O caso específico de uma comunidade alentejana de origem africana na região do Sado foi debatido na segunda parte da aula, tendo sido exibido trechos do documentário "Joias Negras do Império", além da visita guiada da Lisboa Africana. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 21 alunos, além de outros dois através da Plataforma Zoom.

Aula 3 - Resistência, racismo e cultura no Atlântico Negro

17 Outubro 2022, 20:30 Rita Sousa


Após a exibição de um vídeo 3D sobre um navio negreiro, revisou-se o tema da escravização africana no Atlântico Negro. Essa primeira parte da aula também foi dedicada ao tema da resistência, cujo foi o impacto da Revolução do Haiti nas lutas contra a escravidão em todo o mundo. Na segunda parte da aula abordou-se as definições de raça, racismo e cultura, bem como as suas relações na formação dos Estados-nação e os fenómenos da escravatura e do colonialismo.

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 20 alunos.

Aula 2 - Diásporas Africanas: Escravatura, Colonialismo e Capitalismo

10 Outubro 2022, 20:30 Rita Sousa


Nesta aula foram aprofundados alguns dos principais conceitos implicados no debate sobre as diásporas africanas, tendo como autores principais Stuart Hall e Paul Gilroy. A ideia de diáspora foi enquadrada no contexto português, uma forma de tornar a discussão mais "paupável" para os alunos. Por fim, exibiu-se um trecho do documentário "Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás", bem como visualizou-se uma parte do desfile da escola de samba Paraíso Tuiuti, cujo enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?" serviu para abrir a discussão para os questionamentos dos alunos. Na segunda parte da aula, debateu-se a escravatura africana. Alguns dos eixos abordados foram (i) Escravatura africana: um fenómeno novo na história da humanidade? (ii) Qual foi o papel da escravidão negra e do tráfico de escravos para o desenvolvimento do Capitalismo? (iii) Existe um elo entre a época moderna e escravidão? (iv) Como ocorreu a circulação de ideias no mundo Atlântico?

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 22 alunos.

Introdução à noção "diásporas africanas"

3 Outubro 2022, 20:30 Rita Sousa


Abordagem do programa e objetivos da UC, bem como do seu método de avaliação. Houve também uma apresentação do docente e dos alunos, uma forma de partilhar os interesses de pesquisa e criar um ambiente acolhedor para o debate.

Na segunda parte da aula realizou-se uma exposição introdutória sobre o significado da diáspora africana, quando os alunos foram incentivados a darem a sua opinião sobre o conceito. Também foram esclarecidas dúvidas quanto ao modo de avaliação e ouviram-se proposta de temas a serem integrados no programa da UC. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante esta parte da sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 20 estudantes.