Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04672
Acrónimo :
DS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Finlandês (fi), Francês (fr), Grego (el), Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


482 - Informática na ótica do utilizador

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


"Definir as necessidades dos serviços orientados para o cliente, tendo em consideração a sua diversidade e situações no ambiente de serviços em rápida evolução no domínio da saúde. Analisar os princípios e conceitos fundamentais da conceção sistémica de serviços em relação ao desenvolvimento dos ecossistemas de serviços de assistência social e de cuidados de saúde. Utilizar informação baseada em provas como ponto de partida para o desenvolvimento de serviços digitais em ecossistemas de serviços sociais e de cuidados de saúde. Aplicar o processo e os métodos de conceção sistémica de serviços no ambiente operacional digital/híbrido da segurança social e dos cuidados de saúde. Identificar oportunidades e desafios para novas formas de co-criação de valor ao melhorar os serviços digitais existentes e ao conceber novos serviços digitais para o sistema social e de cuidados de saúde. Utilizar a conceção de serviços para desenvolver e fazer progredir as práticas profissionais no seu domínio."

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"Conhecimentos: Compreender os conceitos e princípios da conceção sistémica de serviços. Adquirir uma compreensão abrangente da aplicabilidade da conceção de serviços nos cuidados de saúde através de estudos online, palestras interativas, estudos de casos, discussões de grupo e experiências práticas. Competências: Adquirir competências para aplicar a conceção de serviços na prática, a fim de melhorar o desenvolvimento sistémico dos ecossistemas de bem-estar social e de serviços de saúde. Competências: Adquirir conhecimentos gerais de conceção de serviços centrados no ser humano e sistémicos nos ecossistemas de serviços de assistência social e de cuidados de saúde."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Pré-tarefa (leitura, redação de ideias-chave no fórum de discussão) Kick-off online (2 horas online) Pesquisa documental e entrevistas com os stakeholders (trabalho remoto entre o kick-off e o sprint de 5 dias, trabalho individual e em equipa) Semana de Co-criação de 5 dias realizada anualmente nos países dos parceiros ManagiDiTH. 1. Definição do problema 2. Ideação e esboço 3. Decisão e iteração 4. Prototipagem e experimentação 5. Apresentação dos resultados Apresentações de gala finais Nota: Os/As alunos/as que não puderem participar no sprint de 5 dias no local formam a sua própria equipa e realizam os seus trabalhos online e/ou na sua comunidade. As atividades de apoio e de formação que fazem parte do sprint de 5 dias são organizadas como actividades online assíncronas e sincrónicas. Isto tem de ser planeado com mais pormenor."

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


"Os objetivos do curso, que incluem a definição das necessidades de serviços focados no cliente, a análise dos princípios e conceitos fundamentais da conceção sistémica de serviços, a utilização de informação baseada em provas, a aplicação de processos e métodos de conceção sistémica de serviços, estão refletidos no programa. O Programa abrange uma série de tópicos relevantes, como o foco no cliente, a abordagem de conceção sistémica de serviços, o processo e os métodos de conceção de serviços, a co-criação e as necessidades de desenvolvimento em ecossistemas de serviços sociais e de saúde. Além disso, o programa inclui várias metodologias de ensino, tais como sprint, palestras interactivas, questionários, discussões em grupo e exercícios práticos para facilitar a aprendizagem ativa e o envolvimento."

Avaliação / Assessment


A unidade de estudo é avaliada por pontos (máximo 100). Os/As alunos/as precisam de obter pelo menos 50 pontos (50%) para passar a unidade de estudo. Cada universidade transformará os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. Avaliação: Pré-tarefa individual (aprovação/reprovação), questionários online individuais (10%), caso de conceção de serviços em equipas (90%). A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino baseia-se no modelo pedagógico Learning by Developing LbD (Juvonen, Marjanen, Meristö 2018). A aprendizagem tem lugar em contextos da vida real, baseia-se na colaboração com pares e parceiros da vida profissional, enfatiza a resolução criativa de problemas, é ativa, participativa e experimental e baseia-se na investigação e no conhecimento científico. Nos cursos, pode ser utilizada a aprendizagem invertida, design sprints, trabalho de campo qualitativo, etc. A literatura, os materiais audiovisuais e os questionários são utilizados como parte do plano do curso para apoiar a construção de uma base de conhecimentos unificada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"As metodologias de ensino empregues no curso são concebidas para se alinharem de perto com os resultados de aprendizagem declarados. Estas metodologias apoiam efetivamente o desenvolvimento dos conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes em matéria de conceção de serviços. Em primeiro lugar, a pré-leitura e os questionários online facilitam a obtenção do resultado de aprendizagem relacionado com a compreensão dos conceitos e princípios da conceção sistémica de serviços. Através de aulas teóricas envolventes, os alunos são expostos a quadros teóricos, exemplos práticos e estudos de caso que aprofundam a sua compreensão da conceção sistémica de serviços na teoria e na prática. O projeto prático de conceção de serviços, que é realizado em equipas, permite experiências práticas que aumentam a compreensão da aplicabilidade da conceção de serviços nos cuidados de saúde. Em segundo lugar, a utilização do modelo de processo de conceção sistémica de serviços, que é introduzido através de palestras, literatura e aplicado durante o sprint de co-criação, permite aos/às estudantes adquirir as competências necessárias para o desenvolvimento sistémico dos ecossistemas de serviços de assistência social e de cuidados de saúde. Os princípios da abordagem de conceção de serviços facilitam o desenvolvimento centrado no ser humano, ao passo que a utilização do modelo de processo de conceção sistémica de serviços realça o papel fundamental dos vários grupos de interessados nos ecossistemas de serviços."

Observações / Observations


Assíncrono: TP=18 Síncrono: T=6; OT=1

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pfannstiel. 2019. Service Design and Service Thinking in Healthcare and Hospital Management. Springer International Publishing.Media Inc.

Pfannstiel, M. A., Brehmer, N. & Rasche, C. 2022. Service design practices for healthcare innovation: Paradigms, principles, prospects. Cham: Springer Nature Switzerland.

Pfannstiel, M. A. 2023. Human-centered service design for healthcare transformation: Development, innovation, change. Singapore: Springer International Publishing AG.

Junginger, S. (2017) Transforming Public Services by Design Re-Orienting Policies, Organizations and Services around People. Oxfordshire, UK; Routledge.

Foglieni F., Villari B., Maffei S. (2018). From Service to Service Design. In Designing Better Services. Springer Briefs in Applied Sciences and Technology. Springer, Cham.;

Design Council (2021). "Beyond Net Zero. A Systemic Design Approach."

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-10