Métodos de Ensino e Avaliações

As aulas desdobram-se em aulas de exposição da matéria pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas) e aulas de apresentação de trabalhos e de discussão pelos alunos (seminários). Durante as aulas e o acompanhamento tutorial serão dadas orientações teóricas e metodológicas sobre como estruturar um projecto de investigação relativo às temáticas leccionadas. Nas aulas serão desenvolvidas várias actividades, enquadradas pelo docente, requerendo-se dos alunos sobretudo a leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como a participação activa nas discussões dos textos. As orientações relativas ao desenvolvimento do projecto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do ensaio final (revisão da literatura e esboço de projecto de investigação, bem como dos exercícios a realizar na aula. | A avaliação contínua basear-se-á 3 elementos essenciais: 1º - assiduidade e participação nas aulas (assiduidade mínima exigida: assistência a pelo menos 60% das aulas) - ponderação de 20% para a média final; 2º - apresentação oral de um texto na aula - ponderação de 30% para a média final; 3º - elaboração de um ensaio escrito onde os alunos deverão procurar estruturar um projecto de investigação sobre um dos três tópicos do programa, com especial ênfase para a revisão da literatura - ponderação de 50% para a média final. O ensaio escrito deve ter um máximo de 10 páginas, a espaço e meio, tudo incluído. Quanto ao trabalho final, os alunos devem distribuir-se equitativamente pelos 3 tópicos do programa.