Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver o conhecimento e a aplicação de técnicas que permitam ajudar a transformação digital das empresas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender e debater os princípios da transformação digital OA2. Saber aplicar as estratégias que promovam a transformação digital OA3. Identificar as principais tendências digitais e tecnológicas e saber como as transformar em valor para as organizações. OA4. Saber aplicar uma análise de maturidade de transformação digital.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Os 5 Princípios da Transformação Digital P2. Os desafios do Big Data P3. Estratégia de Transformação Digital P4. Design Thinking P5. Modelos de Maturidade de Transformação Digital P6. Tendências Digitais e Tecnológicas P7. Case Studies de Transformação Digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 -> P1 OA2 -> P2, P3, P7 OA3 -> P4, P6, P7 OA4 -> P5, P7
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: avaliação de grupo (40%), participação de grupo (10%) e avaliação individual (50%). Aprovação: a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas são teórico-práticas. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME3. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de ?modelos? em computador ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: Rethink your business for the digital age. Columbia University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-24