Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04000
Acrónimo :
ETDE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver o conhecimento e a aplicação de técnicas que permitam ajudar a transformação digital das empresas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender e debater os princípios da transformação digital OA2. Saber aplicar as estratégias que promovam a transformação digital OA3. Identificar as principais tendências digitais e tecnológicas e saber como as transformar em valor para as organizações. OA4. Saber aplicar uma análise de maturidade de transformação digital.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Os 5 Princípios da Transformação Digital P2. Os desafios do Big Data P3. Estratégia de Transformação Digital P4. Design Thinking P5. Modelos de Maturidade de Transformação Digital P6. Tendências Digitais e Tecnológicas P7. Case Studies de Transformação Digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 -> P1 OA2 -> P2, P3, P7 OA3 -> P4, P6, P7 OA4 -> P5, P7

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre: avaliação de grupo (40%), participação de grupo (10%) e avaliação individual (50%). Aprovação: a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME3. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de ?modelos? em computador ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: Rethink your business for the digital age. Columbia University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-24