Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
1. Visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão, também crítica, do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; 2. Fornecimento de um conhecimento preciso acerca de eventos e de processos de mudança e de continuidade; 3. Conhecimento e capacidade de utilização de instrumentos de pesquisa de informação, tais como repertórios bibliográficos, inventórios arquivísticos e recursos disponíveis electronicamente; 4. Capacidade para ler textos historiográficos ou documentos originais e, também, para sumarizar, transcrever ou catalogar informação neles contida; 5. Capacidade de comunicar oralmente na sua própria linguagem, utilizando a terminologia e as técnicas aceites na profissão historiográfica; 6. Consciência de que as questões e os problemas colocados ao passado histórico, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender Revolução Americana nas suas multiplas dimensões 2. Analisar a Criação do Império Americano no século XIX, salientando os momentos fulcrais desse processo; 3. Identificar as principais causas e consequências da Guerra Civil Americana, bem como o seu enquadramento internacional; 4. Compreender a Deriva Imperialista do final do século XIX e a afirmação dos Estados Unidos enquanto potência regional; 5. Avaliar a importância fulcral da presidência de Woodrow Wilson, no sentido da definição do papel dos Estados Unidos no mundo no século XX; 6. Analisar a evolução dos Estados Unidos de uma posição de ?isolacionismo? após a I Guerra Mundial para um assumido ?intervencionismo? durante a II Guerra Mundial; 7. Caracterizar o período da Guerra Fria e as suas consequências a nível da política interna e externa dos Estados Unidos; 8. Compreender o fim da Guerra Fria e o momento unipolar no sistema internacional; 9. Avaliar o impacto do 11 de Setembro de 2001;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Revolução Americana. 1.1. Resistência e Revolta. 1.2. Guerra e Diplomacia. 1.3. A Construção de uma Nação 2. A Criação do Império Americano no século XIX. 3. Guerra Civil e Reconstrução. 4. A Deriva Imperialista do final do século XIX. 5. Guerra, Paz e Revolução. 6. Do ?Isolacionismo? ao ?Intervencionismo?: a Segunda Guerra Mundial. 7. ?Preponderância de Poder?: a Guerra Fria. 8. O fim da Guerra Fria e o momento unipolar. 9. O 11 de Setembro e depois.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular revelam-se perfeitamente adequados aos seus objectivos, tanto gerais como de aprendizagem. O modo como o programa se encontra estruturado permite aos estudantes a aquisição de uma visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão, também crítica, do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente. Em termos dos objectivos de aprendizagem, os conteúdos programáticos permitem aos estudantes adquirir uma visão geral da História dos Estados Unidos, desde a Revolução Americana, no final do século XVIII, até à actualidade, com o último ponto do programa dedicado ao impacto do 11 de Setembro de 2011 na sociedade norte-americana.
Avaliação / Assessment
Existirão dois momentos de avaliação. O primeiro será um trabalho de grupo de investigação que não deverá ultrapassar as 8000 palavras (1 página=aprox. 500 palavras) e valerá 40% da classificação final. O segundo será uma prova de frequência sobre a matéria leccionada ao longo do semestre e valerá 60% da classificação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assenta num conjunto aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa nas quais o docente começa por expôr uma visão de síntese sobre o tema, seguindo-se a discussão pelos alunos de fontes primárias relacionados com o tema da sessão. Os alunos dipõem igualmente de um conjunto de leituras recomendadas para cada semana de aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino seguidas nesta UC adequam-se de forma perfeita aos seu objectivos de aprendizagem e também aos objectivos gerais. Em todas as aulas o professor efectua uma exposição, baseada na bibliografia mais adequada, sobre cada um dos pontos do programa. Os pontos do programa, por seu turno, correspondem aos objectivos de aprendizagem, pelo que todos eles são abordados ao longo do semestre. Assim, os estudantes adquirem conhecimentos precisos sobre a Revolução Americana, a criação do Império Americano no século XIX, Guerra Civil e Reconstrução, a Deriva Imperialista do final do século XIX, o período de Woodrow Wilson, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, o seu fim e o momento unipolar, o 11 de Setembro e o seu impacto. Além disso, as aulas incluem também uma componente prática com a disponibilização pelos docentes de documentos e fontes primárias sobre as matérias abordadas nas aulas. Deste modo, os objectivos gerais são também alcançados como, por exemplo, o fornecimento de um conhecimento preciso acerca de eventos e de processos de mudança e de continuidade, numa perspectiva diacrónica e a capacidade para ler textos historiográficos ou documentos originais e, também, para sumarizar, transcrever ou catalogar informação neles contida.
Observações / Observations
n.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wood, Gordon, Empire Of Liberty. A History of the Early Republic, 1789?1815, Oxford University Press, 2009. Whitfield, Stephen J. (edited by), A Companion To 20th-Century America, Blackwell Publishing, Malden MA, 2004. Rodrigues, Luís Nuno, ?A Revolução Americana (1763-1787)?, in As Revoluções Contemporâneas, Lisboa, Edições Colbri/IHC-Universidade Nova de Lisboa, 2005, pp. 29-47. Rodrigues, Luís Nuno, ?A Doutrina de Monroe e a Separação de 'Esferas'?, in História, Número 58, Julho/Agosto 2003, pp 24-30. Paterson, James T., Grand Expectations. The United States, 1945-1974, OUP, 1996. McCormick, Thomas, America's Half Century. United States Foreign Policy in the Cold War and After, Johns Hopkins University Press, 1995. Melandri, Pierre, História dos Estados Unidos desde 1865, Edições 70, 2002. LaFeber, Walter, The American Age. United States Foreign Policy at Home and Abroad, Norton & Company, 1994. Ameur, Farid, A Guerra de Secessão, 1861-1865, Edições 70, 2005.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16