Programa

Mestrado em Mercados da Arte

Programa

I. Introdução aos mercados da arte internacionais. Economia, globalização, geopolítica e cultura. II. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte consolidados na atualidade. Os reajustamentos e os desafios à centralidade das grandes capitais ocidentais: Nova Iorque, Londres, Paris. Volume de negócios. Ecossistemas: instituições culturais; artistas de referência; agentes de referência; principais feiras e bienais. III.A (re)emergência da Ásia, o mundo árabe e o papel do hemisfério sul. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte emergentes na atualidade. O potencial e as condicionantes dos novos centros: Pequim, Xangai, Hong Kong, monarquias do Golfo Pérsico (Catar, Abu Dabi, Dubai), São Paulo, Istambul. Volume de negócios. Ecossistemas: instituições culturais; artistas de referência; agentes de referência; principais feiras e bienais. IV. Estudos de caso Estudos de caso de mercados emergentes: China, Brasil, Indonésia e Sudeste da Ásia em geral.