Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Área Científica INDEG-IUL
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreensão das bases da estratégias competitivas e de inovação empresarial com base em Inteligência Artificial (IA): capacitar os alunos a compreender os vários tipos de estratégias de diferenciação e competição e de como a IA pode otimizar, transformar e/ou criar novas oportunidades e modelos de negócio. 2. Utilização de estratégias e ferramentas de IA em situações e problemas de negócio reais: fomentar a identificação e avaliação crítica de situações para utilização de IA nas empresas, com aplicação de metodologias adequadas para identificação de oportunidades e criação de prova de conceito, com estruturação de estratégias de intervenção e transformação humana e organizacional e planos de ação. 3. Criação de planos de ação: definir âmbito de intervenção e critérios de sucesso para projetos de IA, com articulação de tecnologia, elementos humanos e processos de negócio, num roadmap integrado. 4. Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares, utilizando a IA como acelerador: promover o pensamento crítico e a troca de experiências entre os alunos combinando conhecimento de negócio com conhecimento técnico e aplicacional, utilizando ferramentas de AI para acelerar a avaliação de hipóteses e a produção de resultados. 5. Mindset aplicado de AI: estimular nos alunos uma mentalidade IA first, com um discurso e linguagem de AI comum e facilitadora, aumentando a sua capacidade de comunicação e concretização de iniciativas na área de IA, fazendo uma ponte eficaz entre desafios tecnológicos, humanos e de negócio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Principais estratégias competitivas empresariais e o papel da inovação: caracterização das principais estratégias competitivas, fundamentos dos modelos de negócio e os vários tipos e fontes de inovação. 2. Innovation by AI design: aprofundamento do papel da IA nos processos de transformação digital e inovação nas empresas, bem como o surgimento de novas formas competitivas baseadas em IA. 3. Metodologia WINS para deteção e avaliação de oportunidades: introdução da metodologia WINS (Words, Images, Numbers, Speech) como ferramenta de identificação, avaliação do potencial e seleção de oportunidades para construção de um roadmap para a IA nas empresas. 4. Abordagem tecnológica: avaliação de alternativas de ferramentas e aplicações face às necessidades e desafios tecnológicos e humanos, com identificação das melhores abordagens. Exploração da disponibilidade e acessibilidade de dados e seu potencial enriquecimento via Retrieval Augmented Generation. 5. Elementos de um projeto de AI: principais componentes e elementos estruturais para o desenvolvimento de um projeto na área: visão; critérios de sucesso; ferramentas/ tecnologia; gestão humana; barreiras e potenciadores; alinhamento empresarial e sponsorship; governance; data sourcing; entrega/quick wins; assurance e monitorização, etc. 6. Prototipagem: desenvolvimento de Provas de Conceito e exploração de requisitos para a apresentação de Minimum Viable Products (MVP) e a importância da experiência dos clientes/utilizadores que conduz ao estabelecimento de Minimum Lovable Products (MLP). 7. Showtime: criação de pitch para apresentação de projeto, com demonstrações de protótipo e recolha de feedback.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Avaliação / Assessment
100% - Trabalho de grupo
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-27