Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1284
Acrónimo :
L1284
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


1. Adquirir uma visão histórica e conjuntural das abordagens antropológicas sobre o género enquanto categoria social de diferenciação e as emoções, através da análise das principais correntes teóricas, problemáticas e metodologias de investigação; 2. Apreender a diversidade e o significado experiencial do género e das emoções e as suas implicações na constituição das relações de poder;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender articuladamente a importância do género e das emoções no âmbito das várias dimensões sociais (familiares, económica, política, religiosa, simbólica, biológica, cultural, relacional e experiencial); 2. Garantir os conhecimentos sobre género e emoções desde uma perspectiva que assegure a compreensão das abordagens contemporâneas sobre família, pessoa e identidade, que submeteram as aproximações formalistas na antropologia a uma forte crítica. 3. Saber relacionar as problemáticas específicas dos estudos do género e das emoções com a Teoria Antropológica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Depois do período de inovação reflexiva introduzido pelo desenvolvimento dos estudos sobre o género, assistimos ao desenvolvimento de uma reflexão sobre as emoções que adquiriram uma relevância considerável nas ciências sociais. Os discursos sobre as emoções e os conteúdos das categorias de género são modelados pelos contextos culturais e históricos. As orientações introduzidas pelas perspectivas interpretativistas e pela teoria da prática conduziram a um investimento renovado do estudo das emoções. Através da análise etnográfica das emoções esta cadeira visa discutir a importância das dimensões sociais na experiência emocional. Enquanto dimensões de articulação da experiência individual, as emoções enformadas pelas categorias de género, tornam-se importantes dispositivos de legitimação das hierarquias sociais. Categorias de género e emoções constituirão o pano de fundo para abordar questões sobre processos de constituição de relações de poder em níveis diversos da acção social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O Programa segue o processo de construção das temáticas do género e das emoções em Antropologia e apresenta os autores mais destacados nos diferentes momentos históricos e nas diferentes escolas e teorias

Avaliação / Assessment


A avaliação desta disciplina será feita em regime de avaliação continua com base em participação nas aulas (10%), capacidades de exposição e argumentação oral (seminários e debates - 30%), capacidades de exposição e argumentação (1 ficha de leitura 20%, 1 ensaio escrito 40%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas Aulas práticas: discussão das leituras obrigatórias para acompanhamento das aulas teóricas Seminários sobre textos e temas centrais Exercício de análise de casos Tutoria/atendimentos individualizados ou em pequenos grupos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As leituras semanais, os seminários de debate e os exercicios particos que são desenvolvidos ao longo do semestre são adequados ao nível dos conhecimentos dos estudantes, estimulam o seu interesse e melhoras as condições da aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


YANAGISAKO, Sylvia and Carol DELANEY (Ed.s), Naturalizing Power. Essays in Feminist Cultural Analysis, London, Routledge ROSALDO, Michael (1984), Toward an Anthropology of Self and Feeling. In SHWEDER, R e LEVINE, R. (ed.s) Culture Theory: Essays on Mind, Self and Emotion. Cambridge University Press Lutz C. 1986, Emotion, Thought, and Estrangement: Emotion as a Cultural Category, Cultural Anthropology 1, 3: 287-309. LIMA, Antónia Pedroso de (1993) A importância das emoções: novos caminhos no estudo do parentesco e da família. In Perspectivas en el estudio del parentesco y la familia. Tenerife. CAPLAN, Pat (1988), Engendering Knowledge. The Politics of Ethnography Anthropology Today. 4 (6): 14-17 ALMEIDA, Miguel Vale de (1995), Senhores de si. Uma interpretação antropológica da masculinidade. Fim de Século Abu-Lughod L. e Lutz C. 1990, Emotion, Discourse, and the Politics of Everyday Life, in Abu-Lughod L. e Lutz C. (eds), 1990 Language and the Politics of Emotion, CUP,1-19.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


YANAGISAKO, Sylvia and Carol DELANEY (1995), ?Naturalizing Power? in YANAGISAKO, Sylvia and Carol DELANEY (Ed.s), Naturalizing Power. Essays in Feminist Cultural Analysis, London, New York, Routledge ROSALDO, Michael (1984), Toward na Anthropology of Self and Fealing. In SHWEDER, R e LEVINE, R. (ed.s) Culture Theory: Essays on Mind, Self and Emotion. Cambridge: Cambridge University Press Rosaldo, Michelle (1974) Women culture and society, A theoretical overview? In Rosaldo, Michelle and Luise Lamphere ?Women culture and society, A theoretical overview? Stanford University press Rodrigues, Carla 2005 ?Butler e a desconstrução do género? In Estudos Feministas, Florianópolis, 13(1): 216 PINA CABRAL, João de (2004), O homem na família. Lisboa, ICS. Ortner, Sherry (1974) ?is female to nature what man is to culture? In Rosaldo, Michelle and Luise Lamphere ?Women culture and society, A theoretical overview? Stanford University press HOWELL, Signe and Marit MELHUUS (1993) The study of kinship; the study of person; a study of gender? In Teresa DEL VALLE (ed) Gendered Anthropology. London: Routledge LUTZ, Catherine. (1990), Engendered Emotion. Gender, Power and the rhetoric of emotional control in American discourse. LUTZ, Catherine and ABU-LUGHOD, L. (ed.s) Language and the Politics of Emotion. Cambridge: Cambridge University Press. LIMA, Antónia Pedroso de (1993) A importância das emoções: novos caminhos no estudo do parentesco e da família. In Perspectivas en el estudio del parentesco y la familia. Vol. 4 Actas do VI Congreso de Antropologia Espanhola. Tenerife. GRASSI, Marzia (2003) Rabidantes: comércio espontâneo transnacional em Cabo Verde. ICS - Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa pps:225-266 GIDDENS, A., 1994 [1991], Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras, Celta COLE; Saly, (1994) Mulheres da Praia. O trabalho e a vida numa comunidade costeira portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote CAPLAN, Pat (1988), Engendering Knowledge. The Politics of Ethnography Anthropology Today. 4 (6): 14-17 Butler, Judith 2003 ?O parentesco é sempre tido como heterossexual? Cadernos Pagu (21): pp.219-260. ALMEIDA, Miguel Vale de (1995), Senhores de si. Uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa: Fim de Século Abu-Lughod L. e Lutz C. 1990, Emotion, Discourse, and the Politics of Everyday Life, in Abu-Lughod L. e Lutz C. (eds), 1990 Language and the Politics of Emotion, Maison des Sciences de l?Homme and Cambridge University Press, Cambridge, pp.1-19.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16