Sumários

Ritos politicos - discussão dos exercícios dos e das estudantes

8 Outubro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Discussão dos Exercícios realizados pelos/as estudantes  – observação de um rito político

Observação em consulta de arquivos imagéticos, de reportagens televisivas e de internet ou em performance ao vivo das comemorações do 5 de Outubro.

Aula Aberta: corpos dissidentes, movimentos e gestos criativos

3 Outubro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Aula Aberta: corpos dissidentes, movimentos e gestos criativos

Convidada Marlini Dorneles de Lima (Docente do Curso de Licenciatura em Dança- FEFD/ Programa em Artes da Cena-EMAC-UFG/ Coordenadora do Grupo de Dança Diversus (Universidade Federal de Goiás, Brasil) Investigadora Visitante do CRIA

Trabalho autónomo:

Leitura da Bibliografia recomendada pela convidada

Afetação, sentidos e emoções nos gestos rituais e performativos Do quotidiano performativo ao ritual teatral. O corpo Político.

1 Outubro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Afetação, sentidos e emoções nos gestos rituais e performativos Do quotidiano performativo ao ritual teatral. O corpo Político. 

Discussão a partir do visionamento excerto do filme de Maya Deren Divine Horseman (ver até 9’30’’). 
Os elementos sensoriais dos gestos rituais e da performance. 
A eficácia ritual e o entretenimento e a relação entre ritual e teatro (cf. Richard Schechner – ver https://vimeo.com/237888289  )  
Preparação e Proposta para Exercício 4 – observação de um rito político 
Observação em consulta de arquivos imagéticos, de reportagens televisivas e de internet ou em performance ao vivo das comemorações do 5 de Outubro. 

Trabalho autónomo:
 Leituras recomendadas 
1. CONNERTON, Paul (1989)1993 Como as Sociedades Recordam, Oeiras, Celta (cap.3, Biblioteca) 
 2. CITRO, Silvia (2012) “La eficacia ritual de las performances en y desde los cuerpos” in ILHA v. 13, n. 1, p. 61-93, jan./jun. 
 3. KERTZER, David (1988) Ritual, Politics and Power (cap.1, Biblioteca) 
4. GOFFMAN, Erving (1996) “Introdução”. In: A Representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Editora Vozes. Pp. 11-75 (biblioteca) 
5. SCHECHNER, Richard 2011 "Pontos de Contacto entre antropologia e teatro" in Cadernos de Campo, S.Paulo, , nº 20, Pp.213-236

Ritos Religiosos e Seculares e aspetos ritualísticos das performances

26 Setembro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Ritos Religiosos e Seculares e aspetos ritualísticos das performances

Apresentação na aula das propostas teóricas que articulam rituais seculares e religiosos. Discussão sobre os debates teóricos clássicos e revisitação de conceitos centrais - religião e ritual, sagrado e profano. Manifestações expressivas enquanto modos de fazer cultura: rituais e performances. (ref. James Fraser, Ludwig Wittgenstein, Sigmund Freud, Emile Durkheim e Mary Douglas).

Exercício 2 - para casa: Visionamento excerto do filme de Maya Deren  Divine Horseman

(ver até 9’30’’) e escrever no diário da UC o que mais chamou a atenção neste excerto do filme

Trabalho autónomo:

Realização do exercício proposto

Leituras recomendadas:

1.     PEIRANO, Mariza (2001) “A análise antropológica dos rituais” in O Dito e o Feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, pp. 18-40

2.     MOORE, Sally & MYERHORFF, Barbara (1977) Secular Rituals (Introdução, Biblioteca)

Linguagem, emoções, corporalidade: o exemplo do Carnaval

24 Setembro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Linguagem, emoções, corporalidade: o exemplo do Carnaval

Os elementos simbólicos e corporalidade dos gestos rituais e da performance.

Conceito de Carnavalização (cf. Mikhail Bakhtine)

Trabalho autónomo:

Leitura do texto de Claudiana Soerensen “ A carnavalização e o riso segundo Mikhail Bakhtin” (ver aqui) – Partindo do conceito de Mikhail Bakhtine de "carnavalização" (associado ao "riso") os/as estudantes devem realizar a leitura cuidada do  texto procurando dar conta dos elementos centrais para a argumentação daquele autor, a saber: realismo grotesco (ligado a representações do corpo); o uso da máscara ou das fantasias; e a relativização da verdade e do poder oficiais associada a processos de inversão simbólica e no riso (que podem estar contidos na linguagem, nos discursos, sejam eles orais ou visuais).