Sumários
Linguagem, emoções, corporalidade: o exemplo do Carnaval
24 Setembro 2024, 13:00 • Paulo Raposo
Linguagem, emoções, corporalidade: o exemplo do Carnaval
Os elementos simbólicos e corporalidade dos gestos rituais e da performance.
Conceito de Carnavalização (cf. Mikhail Bakhtine)
Trabalho autónomo:
Leitura do texto de Claudiana Soerensen “ A carnavalização e o riso segundo Mikhail Bakhtin” (ver aqui) – Partindo do conceito de Mikhail Bakhtine de "carnavalização" (associado ao "riso") os/as estudantes devem realizar a leitura cuidada do texto procurando dar conta dos elementos centrais para a argumentação daquele autor, a saber: realismo grotesco (ligado a representações do corpo); o uso da máscara ou das fantasias; e a relativização da verdade e do poder oficiais associada a processos de inversão simbólica e no riso (que podem estar contidos na linguagem, nos discursos, sejam eles orais ou visuais).
Os aspetos comunicacionais do ritual e da performance. Rotinas, rituais e performance.
19 Setembro 2024, 13:00 • Paulo Raposo
Os aspetos comunicacionais do ritual e da performance.
Discussão sobre o rotinas, rituais e performances.
· Visionamento do trailer de Baraka (1992, Ron Fricke) e excertos
· Leitura do Prefácio (The fan and the web / o leque e a teia) do livro de Richard Schechner Performance Theory (1977, 2004) (trad. portuguesa e livro na Biblioteca)
· Discussão do texto de Diana Taylor "Traduzindo Performance" (2013)
· Proposta de exercício em casa (auto-observação de rotina)
Gestos artísticos performativos que enunciam formas de ritualidade, elementos de repetição e de consagração.
Aspetos comunicativos / performance comunicacional
Teoria da comunicação (modelo telegráfico e modelo dramatúrgico)
Aspetos para-linguísticos, entonacionais, cinéticos e verbais
Visionamento do Blog da cadeira de clips de vídeo (exs. John Cage, Marina Abramovic, Francesca Fini, Beth Moyses, Francis Alys, entre outros).
Trabalho autónomo:
Visionamento do clip de Richard Schechner sobre ritual, rotina e performance
Exercício 1 - a realizar pelos estudantes em casa: registo observacional em casa de rotina quotidiana e registo em diário da UC.
Leituras recomendadas:
1. TAYLOR, Diana (2013) "Traduzindo Performance" in DAWSEY, John; MÜLLER, Regina; HIKIJI, Rose Satiko; MONTEIRO, Mariana F.M. (orgs). Antropologia e Performance: ensaios NaPedra. São Paulo: Terceiro Nome, pp.9-16 (a enviar / biblioteca)
2. SCHECHNER, Richard (2002) "What is Performance" in Performance Studies: An Introduction. New York: Routledge, 22-44. Tem Trad. Port.
3. CARLSON, Marvin (1996) “What is performance?” in Performance: a critical introduction. London / New York: Routledge pp. 01-09
Apresentação da UC
17 Setembro 2024, 13:00 • Paulo Raposo
Apresentação da UC
Discussão sobre Programa da Unidade Curricular e sobre a organização e preparação dos trabalhos e dos recursos base indicados.
Apresentação do Blog Ritual e Performance da disciplina
Discussão sobre o rotinas, rituais e performances.