Sumários

Palestra de Encerramento – Sobre Marias, Memórias e Presenças - Processo de Construção do Trabalho "Marias de Minha Vida"

21 Maio 2024, 13:00 Paulo Raposo


Palestra de Encerramento - "Sobre Marias, Memórias e Presenças - Processo de Construção do Trabalho "Marias de Minha Vida"  

 Convidada: Mirella Maria

Resumo: A instalação-performance "Marias de Minha Vida" possui uma trajetória de 8 anos de investigação sobre a artista e suas conexões com o passado colonial no Brasil, os processos de apagamento de histórias afro-brasileiras e a proposta da artista de reconectar sua história através do sobrenome e o que o mesmo revela sobre a história viva do país.  

Website:https://www.mirellamaria.com/copy-of-artista-visual-visual-artis

 

Seminário 9 – Anti-colonial: “selvagens e performáticos”

15 Maio 2024, 13:00 Paulo Raposo


Seminário 9 – Anti-colonial: “selvagens e performáticos”

Apresentação em grupo /seminário a partir do texto de Diana Taylor

(2008) ‘Fazendo Presença’. Regina José Galindo, Earth In ANDA: 10 anos de pesquisas em dança - Ana Teixeira, Eleonora Santos, Rosa Hercoles (orgs.) - Salvador / ANDA, 2018, pp. 49-83

Seminário 8 - Performances políticas

14 Maio 2024, 13:00 Paulo Raposo


Seminário 8 - Performances políticas

Apresentação em grupo /seminário a partir do texto de:

SCHECHNER, Richard (2012) “A rua é o palco”. In: LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X. Pp. 155-198

Seminário 7 – Intersecionalidade, Etnicidade e afirmação identitária

8 Maio 2024, 13:00 Paulo Raposo


Seminário 7 – Intersecionalidade, Etnicidade e afirmação identitária

Apresentação em grupo /seminário a partir do texto de Luc Schicharin

(2017) Do Drag ao Pós-Drag: a performance travesti frente à etnicidade e à classe  Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, maio/ago, pp. 225-248.

Performance e Passado

7 Maio 2024, 13:00 Paulo Raposo


1.re-performance, arquivo e repertório.
2.Processos de patrimonialização e mercantilização da cultura popular: o caso das recriações históricas. O passado e o popular como patrimonial; Património e indústrias culturais;  circuitos e redes de “amplificação” do património (festivais). 

Bibliografia recomendada:
Nestor Canclini Culturas Híbridas (1997) 
Sandra Bussata (2007) Everybody is the Good One! Living History and Monuments at the Little Big Horn Battlefield Site
Diana Taylor, Archive and Repertoire (2003)