Sumários

Aula Aberta: festa, corpo, movimento e gesto criativo Bois Encantados de Minas Gerais: entre o sagrado e o profano, visibilidades e invisibilidades

12 Março 2024, 13:00 Paulo Raposo


Aula Aberta: festa, corpo, movimento e gesto criativo

Bois Encantados de Minas Gerais: entre o sagrado e o profano, visibilidades e invisibilidades

Convidada Laura Pronsato (Universidade Federal de Viçosa, Brasil)

O Boi, figura mítica, cultuado como divindade desde as civilizações mais antigas da humanidade, tem forte representatividade nas festividades do Brasil. Remontam à época da colonização portuguesa com fortes influências de África e indígenas. Em Minas Gerais, são performances culturais que dialogam com diferentes festas de celebração religiosa cristã e isso marca vários e diversos sentidos no trânsito sagrado/profano, em seus modos de atuar e seus processos de ritualização que, muitas vezes, invisibilizam o sincretismo afroameríndio.

1.     PRONSATO, L. (2022). Bacupari: Culturas populares e processo de criação em Dança Revista De Ciências Humanas, 2(22):162-180.

2.     NEGÃO, Keyla (2012) “Arraial do ‘Arraila do Pavulagem’: cultura da festa, saberes populares e espetáculo na amazônia paraense” In Linda Rubim e Nadja Miranda (Orgs.) Estudos da Festa, Salvador: Edufba, pp.95-110.

O Negro e o Vermelho - experimento ritual

6 Março 2024, 13:00 Paulo Raposo


Seminário experimental a partir de um exercício prático na aula e a partir do artigo O negro e o vermelho de Michael Houseman

Bibliografia:

Michael Houseman (2003) "O vermelho e o negro - um experimento para pensar o ritual, Mana 9 (2) • Out 

https://doi.org/10.1590/S0104-93132003000200003

Ritos de passagem: margem, communitas e liminaridade

5 Março 2024, 13:00 Paulo Raposo


Rituais de passagem. Margem, Communitas e liminariedade

Apresentação das propostas teóricas de Van Gennep e Victor Turner sobre liminaridade

Leituras recomendadas:

1.     VAN GENNEP, Arnold. 2011. “Cap. 1 A Classificação dos Ritos” e “A passagem Material” in: Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Ed. Vozes. Pp. 23-41. (biblioteca)

2.     TURNER, Victor. 1974 “Liminalidade e Communitas” in. O Processo Ritual. Petrópolis: Vozes. Pp. 116-159 (biblioteca)

3.     TURNER, Victor. 2012. “Do Liminal ao Liminoide. Em brincadeira, fluxo e ritual. Um ensaio de simbologia comparativa” in: Revista Mediações. Londrina. V 7 nr 2. Pp.214-257.

Trabalho autónomo:

Leitura da Bibliografia recomendada

Do quotidiano performativo ao ritual teatral da interação social. O corpo político. Discussão sobre Tarefa 3

28 Fevereiro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Debate em sala de aula com os estudantes sobre Tarefa 3 –  Exercício 1 a realizar pelos estudantes fora da sala: observar interações sociais ou performances. Escolhe um grupo de seres humanos e não-humanos, em interação no espaço público e observa-o com detalhe e profundidade nas suas práticas performativas de relação (gestos, postura, distâncias, sinais de comunicação, atitudes, olhares, atenção, etc.). Perceber como o corpo se assume como uma declaração política, no sentido em que se posiciona, se exprime, revela sentidos, ideias, valores, e se conecta/desconecta do coletivo. Regista esses momentos num caderno em texto, se for possível capta uma imagem ou desenha sem perturbar nem invadir a privacidade ou solicitando autorização para a mesma. Traz os dados recolhidos para a próxima aula.

 

 



Aula 5: Linguagem e Comunicação. Afetação, sentidos e emoções

27 Fevereiro 2024, 13:00 Paulo Raposo


Aula 5: Linguagem e Comunicação. Afetação, sentidos e emoções

Os elementos sensoriais dos gestos rituais e da performance.

Sentidos, emoções, corpo e linguagem.

Aspetos comunicativos / performance comunicacional

Teoria da comunicação (modelo telegráfico e modelo dramatúrgico)

Aspetos para-linguísticos, entonacionais, cinéticos e verbais

Teoria do afeto: corpo e mente

Leituras propostas:

1.     GOFFMAN, Erving (1996) “Introdução”. In: A Representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Editora Vozes. Pp. 11-75 (biblioteca)

2.     CITRO, Silvia (2012) “La eficacia ritual de las performances en y desde los cuerpos” in ILHA v. 13, n. 1, p. 61-93, jan./jun.

3.     CASTRO, Marina R. N. de. (2021). “A antropologia dos sentidos e a etnografia sensorial: dissonâncias, assonâncias e ressonâncias”. Revista De Antropologia, 64(2), e186657.

Trabalho autónomo:

discussão na aula e leitura de textos recomendados

Tarefa 3 –  Exercício 1 a realizar pelos estudantes fora da sala: observar interações sociais ou performances. Escolhe um grupo de seres humanos e não-humanos, em interação no espaço público e observa-o com detalhe e profundidade nas suas práticas performativas de relação (gestos, postura, distâncias, sinais de comunicação, atitudes, olhares, atenção, etc.). Perceber como o corpo se assume como uma declaração política, no sentido em que se posiciona, se exprime, revela sentidos, ideias, valores, e se conecta/desconecta do coletivo. Regista esses momentos num caderno em texto, se for possível capta uma imagem ou desenha sem perturbar nem invadir a privacidade ou solicitando autorização para a mesma. Traz os dados recolhidos para a próxima aula.