Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1836
Acrónimo :
L1836
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do marketing digital e do comércio electrónico numa perspectiva de gestão e marketing empresarial

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender a integração das estratégias de marketing digital na estratégia geral de marketing da empresa; 2. Explorar o impacto do digital na transformação do mix de marketing; 3. Praticar os princípios do planeamento de marketing digital com foco no contexto de uma loja virtual; 4. Fornecer uma visão geral sobre as melhores práticas de marketing digital; 5. Compreender as principais métricas e KPIs relacionados às estratégias digitais. 6. Incentivar a discussão e aprendizagem de temas relacionados a negócios sustentáveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Comportamentos em digital: Acesso; Engage; Colaborar; Customizar; Conectar 2. Access: aplicações 3. Personalização: aplicações 4. Engajamento: aplicativos 5. Conectar: aplicativos 6. Comércio Eletrônico

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1,2,3,4,5 OA2- Ponto do Programa: 1,2,3,4,52 OA3- Ponto do Programa: 6 OA4- Ponto do Programa: 1- 6 OA5- Ponto do Programa: 5-6

Avaliação / Assessment


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. A disciplina será integrada com os Ateliers de Marketing. | Época Normal: avaliação periódica, assiduidade mínima 80% - a) Exame individual, ponderação 50% b) Exercícios em grupo, ponderação 40%; c) participação 10%. Nota mínima de 9,5 no exame. Aprovação na UC: nota final mínima de 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2. Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3. Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16