Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1903
Acrónimo :
L1903
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


- Perceber como o comportamento do consumidor afecta a gestão de marketing a nível estratégico e operacional - Aplicação dos conceitos relacionados com Comportamento do Consumidor nas áreas de marketing research e marketing estratégico

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Saber distinguir as várias tipologias de clientes e de consumidores 2. Perceber o consumidor como indivíduo e decisor 3.Perceber como é que as dimensões social, económica e cultural determinam as atitudes e comportamentos dos consumidores 4.Perceber o processo de compra 5. Conhecer os modelos explicativos do comportamento dos consumidores 6. Perceber os mecanismos que geram a decisão dos clientes e consumidores 7.Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a pesquisa do consumidor 8.Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados 9.Participar em discussão colectiva sobre casos e situações reais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Inserção do Comportamento dos clientes e consumidores nas dinâmicas de marketing 2. Características estruturais dos consumidores particulares 3. Características estruturais dos clientes empresariais e institucionais 4. Factores influenciadores do comportmento de compra e consumo 5. Processo de decisão e jornada de compra 6. Caracterização das necessidades de compra 7. Caracterização das motivações de compra 8. Modelos e decisões de consumo 9. Processo de selecção de fornecedores e locais de compra 10. Processo de selecção de marcas 11. IExperiência de compra e consumo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 do programa OA2 - Ponto 2 do programa OA3 - Ponto 4 do programa OA4 - Ponto 5 do programa OA5 - Ponto 8 do programa OA6 - Pontos 6, 7, 9, 10 e 11 do programa OA7 - Todos os pontos do programa OA8 - Todos os pontos do programa OA9 - Todos os pontos do programa

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação periódica é composto por: -Participação em aula (20%) -Trabalho prático (20%) - Teste final (60%) Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade de 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos 2.Participativas, com análise e resolução de casos. 3.Activas e experimentais, com realização de projectos 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos.

Observações / Observations


Os alunos que passarem na avaliação regular podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Se preferirem ir ao exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Solomon, M.; Bamossy, G.; Askegaard, S. Hogg, M., Consumer Behaviour - A European Perspective, Prentice Hall, 2019, null,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schiffman, L.; Kanuk, L., Consumer Behavior, Prentice Hall, 2020, null, Hoyer, W.; MacInnis, D., Consumer Behavior - Cengage, 2023, null,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16