Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal de Microeconomia é apresentar as bases da teoria microeconómica moderna no que respeita à teoria do consumidor, teoria do produtor e funcionamento dos mercados. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de mercados concretos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deve: OA1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica; OA2. compreender as técnicas de modelização relevantes; OA3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais; OA4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio. P2. Teoria do consumidor Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional. P3. Teoria do produtor Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro. P4. A estrutura do mercado Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado. Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços. Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3, P4 OA2 - P1, P2, P3, P4 OA3 - P1, P4 OA4 - P1, P2, P3, P4
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos: - Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores); - Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%); - Prova escrita no final do semestre (50%).* * Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas apresentam a teoria microeconómica, levando à assimilação dos conceitos, ao desenvolvimento de raciocínio económico e à compreensão das aplicações dos modelos. As aulas teórico-práticas são um espaço para discussão interactiva entre docentes e um número mais reduzido de alunos, permitindo o aprofundamento das matérias através da resolução de exercícios e de ensaios de economia experimental. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA 1 e 2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA 3 e 4.
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Frank, R., and Cartwright, E., Microeconomics and Behavior, 2021, 10ª Ed, New York: McGrawHill., Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall.,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Krugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 2017, 5ª Ed, New York: Worth Publishers., Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 2014, 9ª Ed, W. W. Norton & Company, -
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16