Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal de Microeconomia é apresentar as bases da teoria microeconómica moderna no que respeita à teoria do consumidor, teoria do produtor e funcionamento dos mercados. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de mercados concretos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deve: OA1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica; OA2. compreender as técnicas de modelização relevantes; OA3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais; OA4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio. P2. Teoria do consumidor Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional. P3. Teoria do produtor Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro. P4. A estrutura do mercado Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado. Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços. Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3, P4 OA2 - P1, P2, P3, P4 OA3 - P1, P4 OA4 - P1, P2, P3, P4
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos: - Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores); - Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%); - Prova escrita no final do semestre (50%).* * Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas apresentam a teoria microeconómica, levando à assimilação dos conceitos, ao desenvolvimento de raciocínio económico e à compreensão das aplicações dos modelos. As aulas teórico-práticas são um espaço para discussão interactiva entre docentes e um número mais reduzido de alunos, permitindo o aprofundamento das matérias através da resolução de exercícios e de ensaios de economia experimental. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA 1 e 2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA 3 e 4.
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Frank, R., and Cartwright, E., Microeconomics and Behavior, 2021, 10ª Ed, New York: McGrawHill., Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall.,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Krugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 2017, 5ª Ed, New York: Worth Publishers., Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 2014, 9ª Ed, W. W. Norton & Company, -
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16