Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
1.Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de metodologias de marketing e de negociação à actividade empresarial
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ajudar a preparar um Plano integrado de Trabalho de Grupo e de desenvolvimento de competências 2. Caracterizar as metodologias de recolha de dados e apresentação de informação em Marketing 3. Identificar os diferentes tipos de negociação e de negociadores 4. Caracterizar as principais estratégias e tácticas de negociação 5. Desenvolver opções mutuamente vantajosas 6. Preparar uma negociação; 7. Conduzir uma negociação; 8. Auto-avaliar o processo negocial e preparar uma estratégia de acompanhamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Princípios de sucesso 2. Definição de Objectivos e elaboração de um PDP 3. Métodos de Planeamento, elaboração de Cronogramas e Gestão de tempo 4. Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares 5. Métodos de recolha de dados em Marketing 6. Apresentações em Marketing Escritas e Orais 7. Apresentação de Trabalhos Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências" 8. Pressupostos da negociação 9. Modelos de Negociação 10. Elementos fundamentais da negociação 11. Tipologias de negociação 12. Exercícios de negociação: Opções mutuamente vantajosas 13. Processos Cognitivos: heurísticas 14. Erros negociais 15. Fases da negociação: a) preparação da negociação b) ensaio negocial c) condução da negociação d) follow-up à negociação 16. Formas de condução da negociação 17. Estilos de negociadores 18. Ética em negociação 19. Metodologia Getting to yes 20. Mediação e arbitragem 21. Factores críticos de sucesso em negociação 22. Negociação Internacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos 1, 2, 3, 6 e 7 do programa OA2 - Pontos 4 e 5 do programa OA3 - Pontos 8 e 9 do programa OA4 - Pontos 10 e 11 do programa OA5 - Ponto 12 do programa AO6 - Pontos 13, 14 e 15 do programa OA7 - Pontos 15 a 20 do programa OA8 - Pontos 21 e 22 do programa
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódica é composto por: - Participação nas aulas (10%) - 1º Trabalho Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências (15%) - 2º Trabalho Negociação (25%) - Teste final (50%) com nota mínima de 7,5 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade ≥ a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos e de projectos de empresa 3. Experimentais, com a realização de role-plays de negociação 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)-Objectivos de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência- Todos os OAs 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos - OA3. 3.Activas, com realização de projectos de empresa - OA2. 4.Experimentais, com a realização de role-plays de negociação - OA3. 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos os OAs
Observações / Observations
Os alunos que passarem na avaliação regular podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Se preferirem ir ao exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos com uma nota final superior a 14 poderão ser chamados a defesa de nota. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fisher, Patton e Ury (2007) Como conduzir uma negociação? (Getting to yes), Lua de Papel Carvalho, José Crespo (2008), Negociação, 3ª ed. Edições Sílabo. BARAÑANO, ANA MARIA (2004), Métodos e Técnicas de investigação em gestão, Edições Sílabo
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Exercícios e artigos entregues aos alunos.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-12