Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5041
Acrónimo :
L5041
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sendo uma UC introdutória no domínio da Gestão de Operações não possui pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC, o estudante deverá ser capaz de conhecer conceitos, terminologias, teorias, modelos, princípios, e classificações fundamentais da Gestão das Operações e da Cadeia de Abastecimento. No final da UC, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para aplicar técnicas e métodos específicos da Gestão das Operações (GOs) e da Gestão da Cadeia de Abastecimento (GCA), conhecendo critérios adequados para saber quando usar determinados procedimentos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final, os Estudantes deverão estar aptos a: OA1 - Compreender fundamentos da GOs e GCA; OA2 - Caracterizar e identificar produtos/serviços que satisfaçam os consumidores, bem como os processos associados; OA3 - Compreender impacto na vantagem competitiva das Operações (Ops) e Cadeia de Abastecimento (CA); OA4 - Aplicar técnicas de controlo aos recursos requeridos nas Ops/CAs. As aulas TPs e o estudo autónomo permitem cumprir o programa, como se segue: a UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes CPs, permitindo a componente expositiva das aulas TPs abranger todos os OAi; a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, através de estudos de caso, trabalhos de grupo, resolução de problemas é a componente das TPs que permite de uma forma activa e experimental abordar os OA2-OA4; o estudo autónomo aborda os quadros teóricos, a pré-preparação de textos e casos para debater e esclarecer CPs (OA1-OA4)e resolver problemas (OA4) durante o contacto

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à Gestão das Operações CP2: Desempenho e Estratégia das Operações CP3: Análise do processo CP4: Desenvolvimento de novos produtos e serviços CP5: Definição da rede de abastecimento CP6: Organização do espaço e dos fluxos CP7: Planeamento agregado CP8: Gestão de Materiais CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento CP10: Just in Time e Lean Management CP11: Gestão da Qualidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A compreensão dos fundamentos da GOs e GCA (OA1) necessita de uma primeira abordagem introdutória (CP1) sendo depois consolidada nos restantes conteúdos programáticos(CP2-CP11). Para selecionarem os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua estruturação (OA2), os estudantes terão como primeira base de abordagem os conteúdos programáticos CP3, CP4, CP5 e CP6. Para compreenderem o impacto na vantagem competitiva das Operações (Ops) e Cadeia de Abastecimento (CA) (OA3), os estudantes basear-se-ão nos CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6. A aplicação de técnicas de controlo aos recursos das Ops/CAs (OA4) para garantir a sua disponibilidade na quantidade e com as especificidades adequadas é primeiramente suportada nos CP7 – CP11.

Avaliação / Assessment


i) OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre (*) a) Teste intercalar escrito em grupos de dois Estudantes atribuídos por sorteio (20%) b) Trabalho de Grupo: apresentação, PPT com notas (relatório) (20%); arguição de outro trabalho resumido num relatório escrito de duas páginas(10%) Apresentação com participação de todos os Estudantes; entrega dos slides com o texto completo dito, intervenientes e tempos respectivos, adicionados em notas c) Teste escrito individual (50%) Na avaliação ao longo do semestre os Estudantes devem ter, no mínimo, 8,5 valores em cada um dos componentes de avaliação (a), b) e c)). A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20, obtidos por média ponderada. Os Estudantes deverão cumprir as metas de assiduidade da Escola de Gestão para obter aprovação nesta modalidade. ii) OPÇÃO 2 - Exame final escrito (100%), mínimo para aprovação: 10 valores em 20 (*) (*) Nota: Estudantes com resultados iguais ou superiores a 17 valores poderão ser convocados para uma prova oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A demonstração de compreensão de factos e ideias implica a capacidade de organizar, comparar e interpretar para gerar descrições e construir ideias-chave sobre um fenómeno, o que pode ser suportado em conhecimento anteriormente adquirido e, também, posteriormente desenvolvido (saber-saber). O OA1 busca este desenvolvimento do conhecimento através da apresentação ou do completar dos quadros teóricos de referência dos Estudantes utilizando metodologias expositivas participadas. Nestas, o Docente expõe os tópicos permitindo a participação dos Estudantes questionando ou esclarecendo; assim, os Estudantes podem enriquecer a sua participação lendo textos anteriormente à aula e, também, lendo previamente e, depois, discutindo mini-casos ou exercícios, na dita aula. Os objectivos OA2-OA4 estão divididos em três partes. Na primeira é procurada compreensão e capacidade de interpretar equivalentes ao OA1, mas relativamente a: i) produtos e serviços satisfazendo os consumidores e aos seus processos (OA2); ii) impacto na vantagem competitiva das Ops e CA (OA3); iii) aplicar técnicas de controlo aos recursos (OA4), continuando a aplicar-se uma metodologia expositiva participada. Na segunda parte, procura aprofundar-se esta compreensão mediante análise, i.e. pela separação da informação em factos e expectativas, prosseguindo as aulas TPs metodologias activas e experimentais participadas, como se segue: i) estudo de casos em grupo para apresentação e discussão na sala de aula, mas realizados fora da sala, de forma colaborativa, com o apoio tutorial achado relevante e solicitado proactivamente pelos grupos (OA2-OA4); ii) arguição dos trabalhos dos Colegas (OA2-OA4); iii) discussão de exercícios numéricos de aplicação e de mini-casos de estudo para clarificar os CPs (OA2-OA4); iv) resolução de exercícios numéricos cuja análise de resultados é tipicamente qualitativa (OA4). Em suma, estas dimensões da análise são importantes para suportar os primeiros passos relativamente à avaliação do impacto no negócio das escolhas feitas nas operações que são devidas no primeiro ciclo. Na terceira parte, vão considerar-se metodologias interrogativas participadas, para os objectivos OA2-OA4, operacionalizadas por um seminário em que há exposição por um especialista convidado e consequente debate com os Estudantes. Quer os estudo de casos, quer a resolução de exercícios numéricos configura a aplicação em contexto de sala de aula do novo conhecimento, de modo adequado ao primeiro ciclo para os objectivos OA2-OA4. Finalmente, o estudo autónomo resume-se a estudar, resolver exercícios numéricos de aplicação, preparar mini-casos de estudo para clarificar os CPs (OA1-OA4).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas participadas. Apresentação dos quadros teóricos de referência pelo Docente, esclarecendo questões emergentes; considerar intervenções dos Estudantes na apresentação dos quadros teóricos de referência devidas a preparação prévia dos textos de suporte e outras leituras pertinentes: OA1 (CPi), OA2 (CPi), OA3 (CPi), OA4 (CPi) - Metodologias activas e experimentais participadas. Análise e resolução de exercícios numéricos de aplicação e discussão de mini-casos de estudo e de situações qualitativas: OA4 (CP2-CP11) - Metodologias activas e experimentais participadas. Resolução, apresentação e debate de um estudo de caso em grupo, na sala de aula: OA2-OA3 (CP2-CP11) - Metodologias interrogativas participadas. Seminário em que há exposição e debate por um especialista convidado: OA2-OA4 (CP2-CP11). - Estudo autónomo: OAi.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC e o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson. Schroeder, R. and Goldstein, S. (2020). Operations Management in the Supply Chain: Decisions & Cases. International Edition, 8th Edition, McGraw-Hill Education, USA. Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA. Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Chopra, S., & Sodhi, M. S. (2004). Managing risk to avoid supply-chain breakdown. MIT Sloan management review, 46(1), 53-61. Christopher, M. (2000). The agile supply chain_ competing in volatile markets. Industrial marketing management, 29(1), 37-44. Georgios, L., Kerstin, S., & Theofylaktos, A. (2019). Internet of things in the context of industry 4.0: An overview, International Journal of Entrepreneurial Knowledge, 1(7), 4-19. Lee, H. L. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California management review, 44(3), 105-119. Manuj, I., & Mentzer, J. T. (2008). Global supply chain risk management strategies. International journal of physical distribution & logistics management, 38(3), 192-223. Mosterman, P. J., & Zander, J. (2016). Industry 4.0 as a cyber-physical system study. Software & Systems Modeling, 15, 17-29. Naylor, J. B., Naim, M. M., Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain, Engineering Costs and Production Economics, 62, 107-118. Nazarenko, A. A., & Camarinha-Matos, L. M. (2017, May). Towards collaborative cyber-physical systems. In 2017 International Young Engineers Forum (YEF-ECE) (pp. 12-17). IEEE. Ouabouch, L., & Amri, M. (2013). Analysing supply chain risk factors: A probability-impact matrix applied to pharmaceutical industry. Journal of Logistics Management, 2(2), 35-40. Wollschlaeger, M., Sauter, T., & Jasperneite, J. (2017). The future of industrial communication: Automation networks in the era of the internet of things and industry 4.0. IEEE industrial electronics magazine, 11(1), 17-27.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-20