Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5041
Acrónimo :
L5041
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sendo uma UC introdutória no domínio da Gestão de Operações não possui pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


O propósito da UC é promover uma visão integrada e holistica das operações individuais e da cadeia de abastecimento. Pretende-se facultar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na cadeia de valor, salientando o alinhamento dos objetivos das operações com os da organização, por forma a acomodar a concepção dos sistemas de operações e de logística interna; endereçam-se ainda os procedimentos de planeamento e controlo, a gestão dos recursos e da capacidade, bem como o posicionamento da organização na cadeia de abastecimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta disciplina, os alunos deverão estar aptos a: OA1: Compreender os conceitos básicos de Gestão das Operações e da Gestão da Cadeia de Abastecimento OA2: Identificar produtos e serviços que visem satisfazer as necessidades dos consumidores, bem como dos processos associados OA3: Compreender a estrutura das Operações e da Cadeia de Abastecimento e o seu impacto na criação de vantagem competitiva OA4: Aplicar técnicas de planeamento e controlo aos recursos requeridos nas operações e nas cadeias de abastecimento

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à Gestão de Operações CP2: Performance e Estratégia de Operações CP3: Serviços e modelos de negócio CP4: Análise do processo CP5: Desenvolvimento de novos produtos e serviços CP6: Definição da rede de abastecimento CP7: Organização do espaço e dos fluxos CP8: Planeamento agregado CP9: Gestão de Materiais CP10: Gestão da Cadeia de Abastecimento CP11: Just in Time e Lean Systems CP12: Gestão da Qualidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1: CP1, CP2 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5, CP7, CP12 OA3: CP6, CP10, CP11 OA4: CP8, CP9, CP11, CP12

Avaliação / Assessment


Modalidades: i) Avaliação periódica: - Assiduidade (10%); - Teste intercalar escrito (20%) - Trab. de Grupo: apresentação com notas e arguição (20%) - Teste escrito (50%) Na avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 8,5 valores em cada um dos componentes de avaliação. A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20. Este sistema de avaliação requer uma presença a, pelo menos, 80% das aulas do módulo. ii) Exame dinal escrito (100%), mínimo 10 valores em 20.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio. - Metodologias activas para a resolução de um trabalho em equipa (problem-based learning). - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA): - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos: OA 1, 2, 3, 4 e 5 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula: OA 3, 4 e 5 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula: OA 1 e 2 - Metodologias ativas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, individual e em grupo: OA 1, 2, 3, 4 e 5 - Auto-estudo: OA 1, 2, 3, 4 e 5

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Slack, N.- Brandon-Jones, A. (2019). “Operations Management”. 9th Edition, Pearson, UK.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2018). “Operations and supply chain management”, 15th Edition,, McGraw-Hill. Krajewski, L. J., Ritzman, L. P., & Malhotra, M. K. (2010). “Operations management: Processes and supply chains”. New Jersey: Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16