Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Veicular aos estudantes o valor de estudar outras sociedades e culturas, implicando implicitamente a comparação com as nossas; 2. Fornecer um conjunto de conhecimentos básicos acerca de problemáticas perenes na antropologia dita clássica.. 3. Salientar a pertinência das problemáticas abordadas para a compreensão de problemas sociais e culturais nos nossos dias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Apreciar a importância do debate crítico de ideias. OA2. Compreender conceitos como relativismo cultural, racismo, etnocentrismo e como se aplicam ao mundo contemporâneo. OA3. Apreciar a importância da ideia de evolução na antropologia clássica, assim como em noções como «primitivo» e «civilizado». OA4. Abarcar a importância que o estudo de sistemas de parentesco e as subjacentes representações, fisiológicas e cosmológicas, assumem no estudos antropológicos. OA5. Entender a noção de pensamento simbólico, frequentemente expresso em narrativas tradicionais, e compreender a possibilidade de analisar tais narrativas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Relativismo cultural, racismo, etnocentrismo. P2. Evolução. P3. Parentesco: Perspetivas sobre o átomo de parentesco. P4. Do parentesco às representações corporais e cosmologia. P5. Introdução ao estudo da mitologia e pensamento simbólico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 = P1, P5 OA2 = P1 OA3 = P2 OA4 = P3, P4 OA5 = P5
Avaliação / Assessment
Periódica: Uma dinamização de discussão em aula (30%), participação nas discussões em aula (10%), trabalho final até 1.200 palavras (60%). Exame final (100%), que exige leitura da bibliografia básica e cobre os tópicos delineados no programa e tratados nas aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas pelo docente, pontuadas por apresentações de textos pelos estudantes. É dada grande importância à discussão em sala de aula: em todas as aulas há um tempo de discussão e há sessões inteiramente dedicadas à discussão de textos previamente apresentados. Tutorias/atendimentos individuais ou em pequenos grupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objetivo de aprendizagem 1 --- apreciar a importância do debate crítico de ideias --- é transversal a todos os outros e é basilar ao propósito desta UC. Traduz-se na importância concedida ao debate em sala de aula e na preparação minuciosa com o docente, em tutoria, de cada apresentação em sala de aula pelos estudantes.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Frazer, James, The Fall of Man, 1919, Folk-Lore in the Old Testament, Gillison, Gillian, Whatever Happened to the Mother?., 2016, Oceania 86, no. 1: 2-24, Héritier, Françoise, Masculino / Feminino, 1989, Enciclopédia Einaudi, vol. 20, Levi-Strauss, Claude, As Estruturas Elementares do Parentesco, 1982, Petrópolis, Vozes. Caps. 5, 9, Lévi-Strauss, Claude, A Estrutura do Mito, 2008, Antropologia estrutural. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify, Radcliffe-Brown, A-R, The Mother's Brother in South Africa, 1971, Structure and function in primitive society, 15-31. Free Press, Vaz da Silva, Francisco, Teaching Symbolism in Little Red Riding Hood, 2017, New Approaches to Teaching Folk and Fairy Tales, , 172-88. Utah State UP, Benedict, Ruth, The Science of Custom, 1935, Patterns of Culture, London: Routledge,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Steinberg, Leo. «The Sexuality of Christ in Renaissance Art and in Modern Oblivion.» October 25 (1983): 1?223.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16