Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5068
Acrónimo :
L5068
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Alemão, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular compõe-se de 2 módulos: o primeiro incide sobre o continente africano e o segundo sobre as Américas. ÁFRICA: Introdução à história de África e aos principais temas da investigação antropológica sobre o continente, bem como ao impacto que a etnografia africanista teve na formação e desenvolvimento da disciplina. Objectivos: compreender particularidade das relações Europa-África, numa perspetiva histórica e contemporânea; familiarização com a variedade cultural, política, religiosa e económica das sociedades africanas; entendimento das dinâmicas contemporâneas no continente africano. AMÉRICAS: Este módulo visa dar a conhecer aos estudantes uma perspectiva geral e atualizada do conhecimento etno-histórico sobre as Américas e os principais tópicos que guiaram a etnografia e a etnologia das grandes regiões que a constituem até à contemporaneidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender profundidade histórica e variedade cultural nas duas regiões. OA2: Entender impacto da colonização nas políticas indígenas nas duas regiões. OA3: Entender contributo das etnografias regionais (americana e africana) para o conhecimento antropológico geral. OA4: Compreender a centralidade do olhar etnográfico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. As Américas (Norte, Centro e Sul): paisagens, povos e culturas CP 1.1. Mapas das Américas: físicos, linguísticos e etno-históricos CP 2. Introdução à etno-história das Américas CP 2.1. América do Norte e Ártico CP 2.2. Mesoamérica CP 2.3. América do Sul CP 3. Contacto, colonização e políticas indígenas CP 4. Africa, um continente com história CP 4.1. África pré-colonial, o contacto com os povos europeus e a colonização CP 5. Antropologia Africanista, principais escolas e figuras CP 6.Descolonização e neocolonialismo CP 6.1. A autocrítica da antropologia e a antropologia no continente africano hoje CP 7.África contemporânea e a crítica do subdesenvolvimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP 1, 1.1, 1.2, 5, 5.1. OA2: CP 1.2, 3, 4, 7 AO3: CP 2, 3.1, 6, 6.1, 6.2, 6.3 AO4: CP 2, 3.1, 4, 6.1., 6.2., 6.3., 7 AO5: CP 1, 1.2, 2, 3,3.1, 4, 5., 5.1., 6, 6.1., 6.2., 6.3., 7 LO1: PC 1, 1.1, 1.2, 5, 5.1. LO2: PC 1.2, 3, 4, 7 LO3: PC 2, 3.1, 6, 6.1, 6.2, 6.3 LO4: PC 2, 3.1, 4, 6.1., 6.2., 6.3., 7 LO5: PC 1, 1.2, 2, 3,3.1, 4, 5., 5.1., 6, 6.1., 6.2., 6.3., 7

Avaliação / Assessment


Assistência e participação nas aulas 10% Dois trabalhos escritos 30% Ensaio final 60%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas Discussão de textos selecionados Escrita de trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Expositivas: Todas Participativas: CP 1.3, 1.4, 1.6, 2.3 Auto-estudo: Todas exceto CP 1.0, 2.0

Observações / Observations


As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem atender às seguintes regras: a)Ser pontuais, não entrando na sala mais de 10 minutos depois do início da aula b)Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas c)Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos de gravação ou reprodução de som e não usar o computador para atividades que não se relacionem diretamente com a aula. É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar: a)cometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação textos, conteúdos da internet e trabalhos que não são da sua autoria b)utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Os alunos devem consultar o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar: http://www.iscte-iul.pt/Libraries/Conselho_Pedagógico/d4.sflb.ashx http://dre.pt/pdf2sdip/2010/12/235000000/5928359286.pdf

Bibliografia Principal / Main Bibliography


África: Ferguson, James, Global Shadows : Africa in the neoliberal worldorder, 2006, null, Moore, S. F., Anthropology and Africa: changingperspectives on a changing scene., 1994, null, Américas: Mamdani, Mahmood, The Indian Question in the United States, in Neither Settler nor Native The Making and Unmaking of Permanent Minorities, 2020, null, Wissler, Clark, The American Indian: An Introduction to the Anthropology of the New World. New York: Douglas C. McMurtrie (338-365)., 1917, null, ENGEL. U e RAMOS, M. (eds), African Dynamics in a multipolar world, 2013, null,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


NUGENT, Paul, África since independence: a comparative history, 2004, null, África EVANS-PRITCHARD, Edward, Os Nuer. Uma descrição do modo de subsistência e das instituições politicas de um povo nilota, 2007, null, HUTCHINSON, S. E., Nuer Dilemmas: Coping with Money, War, and the State. Berkeley: University of California Press., 1996, null, GRIAULE, Marcel, Dieu d'eau. Entretiens avec Ogotemmêli, 1966, null, TURNBULL, C., The forest people, 1961, null, TURNBULL; C., The mountain people., 1980, null, GLUCKMAN, Max,, Análise de uma situação social na Zululândia moderna In Fieldman-Bianco, Bela, Antropologia das Sociedades Contemporâneas, 1987, null, Wainaina, Binyavanga, How to Write About Africa, 2008, null, MBokolo, E., África negra: História e civilizações até ao século XVIII., 2012, null, Davidson, B. (, Africa in history, themes and outlines, 1991, null, Rodney, W., How Europe underdeveloped Africa., 2018, null, Césaire, A., Discourse on colonialism., 2000, null, Ahmed, A. G. M., Some remarks from the third world on anthropology and colonialism: TheSudan. Em T. Asad (Ed.), Anthropology & the colonial encounter (Vol. 6, pp. 259-270), 1973, null, Lopes, C., África em transformação: Desenvolvimento económico na era da dúvida (M. Zaluar, Trad.; 1.a edição). Tinta-da-China., 2020, null, Parker, John, and Richard Rathbone, African history: A very short introduction., 2007, null, Dias, Jorge., Portuguese contribution to cultural anthropology, 1961, null, Pereira, R. M., Raça, sangue e robustez. Os paradigmas da antropologia física colonial portuguesa. Cadernos de estudos africanos, (7/8), 209-241., 2005, null, Rosa, F. D., Jill Dias e a vertigem pré-colonial da antropologia histórica. Em C. Saraiva & M. C. da Silva (Eds.), As Lições de Jill Dias: Antropologia, História, África e Academia, 2018, null, Fanon, F., Os condenados da terra (2a). Pp. 39-108 Letra Livre., 2011, null, Macagno, Lorenzo, "Lusotropicalismo e nostalgia etnográfica: Jorge Dias entre Portugal e Moçambique.", 2002, null, Trouillot, Michel-Rolph. 1991. ?AnthropologyandtheSavageSlot: The PoeticsandPoliticsofOtherness.? In Fox, R. (ed.) RecapturingAnthropology: Working in thePresent. Pp.17-44. Santa Fe: SchoolofAmerican Research Press. Ntarangwi, M., Reversed gaze: An African ethnography of American anthropology, 2010, null, Webgrafia http://blogs.elpais.com/africa-no-es-un-pais/ https://www.buala.org/ https://africasacountry.com/about http://www.theafricareport.com Américas Fletcher, Alice C. and La Flesche, Francis, 1911, "The Omaha tribe." in Twenty-seventh annual report of the Bureau of American Ethnology, 1905-1906, 17?654. Bureau of American Ethnology. Kroeber, Alfred, 1963 [1939], Natural and Cultural Areas of Native North America. Berkeley, Los Angeles: University of California Press. Lowie, Robert H.. 1982 [1954], Indians of the Plains. Lincoln, London: University of Nebraska Press. Lurie, Nancy O. 1966. Mountain Wolf Woman, Sister of Crashing Thunder: The Autobiography of a Winnebago Woman. Ann Arbor: University of Michigan Press. Macleod, Murdo, 2008, ?Mesoamerica since the Spanish Invasion: an overview?, The Cambridge History os the Native Peoples of the Americas: 1-43. Radin, Paul, The Autobiography of a Winnebago Indian: Life, Ways, Acculturation and the Peyote Cult, New York: Appleton & Co. Todorov, T. 1982 A Conquista da América. Lisboa, Litoral Edições. VV 1996, The Cambridge History of the Native Peoples of the Americas, 3 vols. Cambridge, Cambridge University Press. Wissler, Clark, 1917, The American Indian: An Introduction to the Anthropology of the New World. New York: Douglas C. McMurtrie. Lévi-Strauss, Claude, 1993, Tristes Trópicos, Lisboa: Edições 70 (pp. 185-230). Mark, Joan, 1982, ?Francis La Flesche: The American Indian as Anthropologist?, Isis, Vol. 73, No. 4, pp. 496-510. Ridington, Robin, 1993, ?A Sacred Object as Text: Reclaiming the Sacred Pole of the Omaha Tribe?, American Indian Quarterly, Vol. 17, No. 1, pp. 83-99 Sullivan, Paul, 2014, ?Anthropology and Ethnohistory of the Maya?, Reviews in Anthropology, 43:4, 260-281, DOI: 10.1080/00938157.2014.964061 Velho, Gilberto, 1973, A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social, Rio de Janeiro: ZAHAR (pp. 11-28). Wolf, Eric, 1982, [2010] ?Iberians in America?, Europe and the People Without History, California: University of California Press: pp. 131 ? 157. Wolf, Eric, 1994, ?Explaining Mesoamerica (1)*?, Social Anthropology, 2 . 1. 1-17 Filme: https://www.pbs.org/video/net-nebraska-presents-return-sacred-pole/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16