Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5073
Acrónimo :
L5073
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Leitura em língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa dar a conhecer aos estudantes uma perspetiva geral e atualizada do conhecimento etno-histórico relativo à Ásia e à Oceania e, também, alguns dos principais tópicos que, desde as primeiras décadas do séc. XX, orientaram a produção etnográfica e a reflexão antropológica sobre ambas as macroregiões.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os alunos deverão: OA1 - Ser capazes de identificar e comentar de modo informado as principais características das diferentes regiões e áreas culturais em destaque nas aulas; OA2 - Ter adquirido uma visão geral da processualidade histórica subjacente à constituição de ambas as macroregiões; OA3 - Compreender a importância e a originalidade da Antropologia na abordagem ao conhecimento da diversidade cultural de ambas as macroregiões e dos seus traços distintivos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - A Oceania: do emaravilhamento romântico ao Antropoceno. CP2 - A presença europeia no Pacífico, exploração, descobertas científicas, literatura de viagens, etnocídio. CP3 - Introdução à etno-história da Oceania: a) Melanésia - ecologia, diversidade cultural e estruturas sociais; b) Polinésia – sociedades e sistemas de navegação; c) Austrália - esboço etno-histórico e etnográfico. CP4 - Ásia: Geografias e mapas culturais CP5 - India: Multiplicidades sociais e religiosas CP6 - China: Antepassados e Filosofias CP7 - Japão: Tradição, natureza e cultura

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CPs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. OA2 - CPs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. OA3 - CPs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

Avaliação / Assessment


MÓDULO OCEANIA - Avaliação durante o semestre: Assiduidade e participação nas aulas: 10%; Ensaio sobre tema, bibliografia e regras a indicar pelo docente na 1ª aula do semestre (40%). MÓDULO ÁSIA: teste (50%). Em caso de absentismo ou trabalho insuficiente: Avaliação por exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas em modelo expositivo permitem aos estudantes a aproximação e familiarização com os aspetos fundamentais necessários para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem expressos através da elaboração dos ensaios escritos;

Observações / Observations


As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem seguir certas regras: (i) Ser pontuais, não entrando na sala mais de 5 minutos depois do início da aula; (ii) Não perturbar o bom ambiente na sala de aula ou promover a distração de colegas; (iii) Não utilizar dispositivos eletrónicos como telemóveis, tablets e computadores pessoais.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


MÓDULO OCEANIA: - DAVIS Wade, 2009 – The Wayfinders. Why Ancient Wisdom Matters in the Modern World, Toronto, House of Anansi Press. - McANANY Patricia and YOFEE Norman (eds.), 2010 – Questioning Collapse. Human Resilience, Ecological Vulnerability and the Aftermath of Empire (capítulo 2), New York, Cambridge University Press. - NEALE Margo and LYNNE Kelly, 2020 - First Knowledges. Songlines, The Power and Promise, National Museum of Australia, Thames & Hudson. MÓDULO ÁSIA: - Belwood, Peter. (2013). First Migrants: Ancient Migration in Global Perspective. Wiley-Blackwell. - Jonhson, D.L., Haarman V. & Jonhson M.L. (2015) World Regional Geography: A Development Approach (Cap. 9, 10 e 12). Pearson. - Heinz, C (ed). (2019) Asian Cultural Traditions. Waveland Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


MÓDULO OCEANIA: - BOROFSKY Robert. & A. HOWARD (eds), 1989 – Developments in Polynesian Ethnology, University of Hawai’i Press. - DENOON Donald et alt. (eds.), 2008 – The Cambridge History of the Pacific Islanders [1997], Cambridge, Cambridge University Press. - FISHER Steven R., 2002 – A History of the Pacific Islands, New York, Palgrave. - FLOOD Josephine, 2019 – The Original Australians. The Story of the Aboriginal People [2006], NSW Australia, Allen & Unwin. - KIRCH Patrick Vinton, 2017 – On the Road of the Winds. An Archaeological History of the Pacific Islands Before European Contact (revised and expanded edition), Oakland, University of California Press. - SPENCER Baldwin and GILLEN Francis James, 1899 – Native Tribes of Central Australia (edição digital: University of Sydney Library, 2003). MÓDULO ÁSIA: **** India **** Deliége, R. (2011) Class, Caste and Untouchability (p.45-61). In Companion to the Anthropology of India, ed. Clark-Decés. Wiley-Blackwell. Dumont, L. (1970) Homo Hierarchicus: The Caste System and its Implications. Oxford Univ. Press. Guha, S. (2013) Beyond Caste: Indentity and Power in Souh Asia, Past and Present. Brill. Michaels, A. (2004) Hinduism: Past and Present. Princeton Univ. Press. Flood, G. (2018) An Introduction to Hinduism. Cambridge Univ. Press. [disponível na Biblioteca do Iscte] Piliavsky, A. (2021) Nobody?s People: Hierarchy as Hope in a Society of Thieves. Standford Univ. Press. Srinivas, M.N. (1962) Caste in Modern India and Other Essays. Asia Pub. House. **** China **** Ching, J. (1993) The Vitality of Syncretism: Popular Religion (p.205-220). In Chinese Religions. MacMillan Press. Coe, K. & Begley, R.O. (2016) Ancestor Worship and the Longevity of Chinese Civilization. In Review of Religion and Chinese Society, Vol.3 (1), 3-24. Hsu, C.Y. (2006) China: A New Cultural History. Columbia Univ. Press. Hsu, F.L.K. (1967) Under the Ancestors? Shadow: Kinship, Personality and Social Mobility in Village China. Natural History Library. Sterckx, R. (2019) Ways of Heaven: An Introduction to Chinese Thought. Basic Books. Wolf, M. (1968) The House of Lim: A Study of a Chinese Farm Village. Appleton-Century-Crofts. Xiaotong, F. (1992) From the Soil: The Foundations of Chinese Society (Cap. 4 e 5). Univ. of California Press. **** Japão **** Berque, Augustin. (1997) Japan: Nature, Artifice and Japanese Culture. Pilkington Press. Embree, John F. (1939) Suye Mura: A Japanese Village. Univ. of Chicago Press Bennedict, R. (1946) The Chrysanthemum and the Sword: Patterns of Japanese Culture. Lévi-Strauss, C. (2012) A Outra Face da Lua: Escritos sobre o Japão. Temas e Debates. [disponível na Biblioteca do Iscte] Yamakage, M. (2007) The Essence of Shinto: Japan?s Spiritual Heart. Kodansha International. Reader, I. (1991) Religion in Contemporary Japan. Macmillan Press. Lebra, T.S. (2004) The Japanese Self in Cultural Logic. Univ. of Hawai?I Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16