Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5075
Acrónimo :
L5075
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos de produção de conhecimento científico e, em particular, através do uso do método etnográfico Desenvolver capacidades conceptuais antropológicas na reflexão sobre o uso de metodologias de pesquisa Entender criticamente o papel dos processos culturais no desenho das experiências de vida (incluindo a dos estudantes) e de produzir um juízo crítico independente e autónomo Desenvolver a capacidade de comunicar oralmente e por escrito Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa Desenvolver a capacidade de realizar pequenos ensaios de pesquisa

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Identificar conceitos antropológicos centrais da prática antropológica e do ofício do antropólogo OA2 Identificar métodos e técnicas da prática científica antropológica, nomeadamente os referentes ao desenvolvimento do método etnográfico OA3 Demonstrar entendimento da diversidade de metodologias OA4 Descrever e interpretar processos de interacção social usando técnicas de pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Apresentação e discussão genérica das condições de emergência e dos principais desenvolvimentos do método etnográfico desde os esforços pioneiros até à actualidade. P2 - Breve história do Método Etnográfico: registos de viagem, relatórios coloniais e das Missões, recolhas museológicas; da revolução malinowskiana e das etnografias clássicas (Boas, Mauss) às expedições de Griaule e à «profissionalização» da experiência etnográfica; aproximação às abordagens mais contemporâneas de pesquisa (questões éticas e epistemológicas) P3 - A construção do fazer antropológico; natureza e singularidade da experiência etnográfica; produção e organização dos dados; ética da observação em antropologia, o antropólogo e os seus outros. P4 - exercício etnográfico: entrevista e descrição interpretativa de um objecto etnográfico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 articula-se particularmente com os conteúdos programáticos P1 e P2 OA2 articula-se com os conteúdos programáticos P2 OA3 articula-se com os conteúdos programáticos P1, P2, P3 OA4 articula-se com a capacidade de cada estudante desenvolver as suas capacidades e competências referentes ao conteúdo programático P4

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Participação nas aulas, seminários e exercícios (20%) Teste com consulta (20%) Ensaio final (60%) Avaliação por exame: Estudantes que não frequentem a UC ou não atinjam a classificação final de 10 valores podem submeter-se a exame final de acordo com as regras vigentes no ISCTE-IUL. Esta disciplina não tem exame oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A aprendizagem desenvolve-se em: aulas teóricas, seminários, exercícios práticos, discussões a partir do visionamento de filmes, tutorias, visitas de estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem Objectivo de aprendizagem (0A) Expositivas OA1,2 e 3 Participativas Todas Activas Todas Experimentais OA4

Observações / Observations


Os instrumentos de avaliação estão concebidos de maneira a poderem ser utilizados tanto em aulas presenciais como em aulas leccionadas online (via Zoom) As aulas são um espaço de aprendizagem e, como tal, os alunos devem seguir certas regras: - Ser pontuais - Não perturbar o bom ambiente na sala de aula, nem produzir comentários discriminatórios - Manter o telemóvel desligado, não utilizar dispositivos eletrónicos (gravadores, tablets ou computadores pessoais) a não ser se forem usados para tomar notas da aula ou de aprendizagem.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vale de Almeida, Miguel. 1997. "Carta do Terreno". Ethnologia 6-8: 213-216. Santos Silva, Augusto e Augusto Madureira Pinto, orgs. 1990. Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Afrontamento. Castro, Celso. 2016. Textos Básicos de Antropologia. Cem Anos de Tradição: Boas, Malinowski, Lévi-Strauss e Outros. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Viveiros de Castro, Eduardo (2002) ?O nativo relativo?. Mana, vol.8, N.1, Rio de Janeiro, abril. Vermeulen, Han F & Roldán, Arturo A. (1995) Fieldwork and Footnotes, London & N.York, EASA/Routledge Stocking, George W. (1992) The Ethnographer?s Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Wisconsin, Un.of Wisconsin Press Sperber, Dan (1992) s/d O saber dos Antropólogos, Lisboa, Ed.70 Sousa Santos, Boaventura (1986) Um Discurso sobre as Ciências, Coimbra, Universidade de Coimbra Santos Silva, A. & Madureira Pinto, J. (1986) Metodologias das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento Poirier,J. & Clapier Valladon, S. & Raybaut (1983) 1995 Histórias de Vida - Teoria e Prática, Celta, Oeiras O?Neill, Brian J. & Pais de Brito, Joaquim (1991) Lugares de Aqui, Lisboa, D.Quixote O' Neill, B. J. (1988) "Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico" in O estudo da História: Boletim dos Sócios da Associação de Professores de História, nº 5-6 (II série), p. 5-23. Cardoso de Oliveira, Roberto (1998) O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. São Paulo: Unesp, Paralelo 15. Okely, Judith & Callaway, Helen (1992) Anthropology and autobiography, London & N.York, Routledge Peirano, Mariza. (2008) ?Etnografia, ou a teoria vivida?. PontoUrbe, ano 2, versão 2.0, fevereiro Marcus, George, 1998 (1995) ?Ethnography in/of the World System: The emergence of Multi-sited Ethnography? in Ethnography Through Thick and Thin, New jersey, Princeton University Press Maillo, H.V. & Castaño F.J. & Rada, A.D. (orgs.) (1993) Lecturas de Antropologia para Educadores: El ámbito de la Antropologia de la educación y de la etnografia Escolar Editorial Trotta, Madrid. Magnani, José Guilherme Cantor (2009) ?A etnografia como prática e experiência?. Horizontes antropológicos. Vol.15, N.32, Porto Alegre, jul./dez. Leach, Edmund (1982)1989 A diversidade da Antropologia, Lisboa, ed. 70 Kuper, Adam (1973) Anthropologists and Anthropology [versão castelhana: Antropologia y antropólogos : la escuela británica (1922-1972), Barcelona, Editorial Anagrama Geertz, Clifford (1983)1997, 1999 O Saber Local, Rio de Janeiro, Ed. Vozes Feldman-Bianco, Bella (org.) (1987) A Antropologia das Sociedades Complexas, S.Paulo, Zahar Evans-Pritchard, E.E. (1976) ?Some Reminescences and Reflections on Fieldwork? in Witchcraft, Oracles and Magic Among the Azande, Oxford, Oxford Univ. Press Da Matta, Roberto (1987) Relativizando. Uma Introdução à Antropologia Social, Rio de Janeiro, Rocco ed. Cunha, Manuela Carneiro da (2017) ??Cultura? e Cultura. Conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais? in Cultura com Aspas, Ubu Ed., S.Paulo, pp. 304-369 Copans, Jean 1999 (1996) Introdução à Etnologia e à Antropologia, Lisboa, Publicações Europa-América, Caria, Telmo H. (Org.). (2002). Experiência etnográfica e teoria social. Porto: Afrontamento. Burguess, R.G. (1984)1997 A Pesquisa de Terreno, Celta, Oeiras Bourdieu, Pierre (1989) "Introdução a uma sociologia reflexiva" in O Poder Simbólico, Difel, Lisboa, p.17-58. 5. AAVV, (1997) Ethnologia (6-8), Nova Série, ?Trabalho de campo?, dossier org. por Maria Cardeira da Silva 4. Martins, Humberto e Paulo Mendes (orgs.), (2016) Trabalho de Campo: Envolvimento e Experiências em Antropologia, Lisboa, ICS 3. Lima, Antónia Pedroso de e Ramon Sarró (orgs.) (2006), Terrenos metropolitanos. Ensaios sobre produção etnográfica, Lisboa, ICS 2. Sanjek, Roger (1990) Fieldnotes. The Making of Anthropology, Ithaca & London, Cornell University Press 1.Atkinson, Paul & Hammersley, Mike (1983) 1994 Etnografia. Métodos de Investigación, Paidos, Barcelona, Buenos Aires e México. Beaud, Stéphane & Weber, Florence 1998 Guide de L?Enquête de Terrain, Paris, La . Decouverte ed. Para além da bibliografia fornecida para cada aula:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16