Sumários

Aula suspensa - Dia Mundial da Antropologia (visita de estudo)

20 Fevereiro 2025, 16:00 Paulo Raposo


A aula foi suspensa em função da visita de estudo coletiva ao Museu Antropológico de Coimbra numa iniciativa do Departamento de Antropologia para assistir à Palestra Raul Iturra no Dia Mundial da Antropologia. 

Aula Aberta - Práticas artísticas na criação de pesquisa

18 Fevereiro 2025, 16:00 Paulo Raposo


A aula decorreu na sala 332 (ed.$) no âmbito do Seminário Zonas de Contacto (CRIA) com as convidadas Marlini de Lima (UFG e Investigadora Visitante do CRIA) e Camilla Morello (Mestranda em Culturas Visuais na FCSH/NOVA).

A temática da sessão foi em torno dos cruzamentos entre arte e antropologia e os itinerários criativos nos processos de pesquisa. 

Imagens dos Outros: o fascínio exótico, as taxonomias «científicas» e as representações visuais.

13 Fevereiro 2025, 16:00 Paulo Raposo


Imagens dos Outros: o fascínio exótico, as taxonomias «científicas» e as representações visuais.

Discussão sobre a produção de imagens e de um imaginário sobre o Outro.

Os primeiros modelos antropométricos, raciais e os inventários indígenas (Curtis - Smithsonian Institute, RAI) e o "primitivismo" rural (acervos folcloristas)

Exercício em aula – objetos etnográficos  

 

·       Alice Vilela (2014) “Construindo imagens etnográicas: uma abordagem relexiva da experiência de campo entre os Asuriní do Xingu” In Ana Lúcia Camargo Ferraz e João Martinho de Mendonça (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa; Brasília- DF: ABA. pp.281-304

·       Edwards, Elizabeth 1992 Anthropology and Photography 1860-1920, New Haven & London, Yale University Press

·       Guido Boggiani. Fotógrafo, 2001, Catálogo da Exposição do Museu Nacional de Etnologia, Lisboa, Comissários: Pavel Fric e Yvonna Fricová

 

O problema do conhecimento e a diversidade de sistemas epistemológicos.

11 Fevereiro 2025, 16:00 Paulo Raposo


O problema do conhecimento e a diversidade de sistemas epistemológicos.

Leitura comentada: O Etnógrafo. Conto de Jorge Luís Borges (Moodle)

O que significa conhecer?  Antropologia é uma forma de aprendizagem e de atenção

Exercício em aula (adiado para próxima aula)

Debate sobre objetos escolhidos e "etnograficamente documentados" trazidos pelos estudantes.

·Roberto Cardoso de Oliveira (1996) “O Trabalho de Antropólogo: olhar, ouvir e escrever”, In Revista de Antropologia , São Paulo, USP, , v. 39 nº 1 (moodle)
·José Madureira Pinto e Augusto S. Silva [orgs.] (1987) "Introdução. Uma Visão Global dAS Ciências Sociais" Metodologia das Ciências Sociais. Porto, Afrontamento.
·Tim Ingold [2018](2019) “Sobre levar os outros a sério?” In_____ Antropologia, para que serve? Coleção Antropologia, Ed. Vozes, Petrópolis, pp. 7-19

O que é e para que serve o método em etnografia?

6 Fevereiro 2025, 16:00 Paulo Raposo


O que é e para que serve o método em etnografia?

O exercício do olhar (ver) e da escuta (ouvir) [Ekert & Rocha]

A potencialidade do estranhamento [Mariza Peirano]

Preparar exercício aula seguinte: objetos pessoais

·      Cornelia Ekert & Ana Luiza Rocha Carvalho (2008) “Etnografia: saberes e práticas”, In Céli Regina Jardim Pinto e César Augusto Barcellos Guazzelli (orgs.) Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade.

·      Mariza Peirano (2014) “Etnografia Não é Método” In Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul./dez. 2014

·      Etienne Samain (1995) "Ver" e "dizer" na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes Antropológicos , vol. 1, n. 2, p. 23-60.