Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5087
Acrónimo :
L5087
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretendemos introduzir os estudantes a uma área de estudos 'a Antropologia Visual', acompanhando a democratização do acesso às tecnologias digitais e os processos de globalização. Propomos reflectir em torno dos aspectos imagéticos das relações sociais, da produção e do consumo de imagens, dos imaginários e do estatuto ambíguo da visão na cultura ocidental. Esta Unidade Curricular explora algumas das vicissitudes da utilização de registos visuais (desenho, fotografia, filme) como suporte do discurso antropológico, designadamente na prática Etnográfica; e visa, ainda, desenvolver a sensibilidade dos estudantes para diferentes modos e técnicas do olhar, relativizando-os nos seus contextos culturais, históricos e sociológicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Conhecer e utilizar os principais conceitos da antropologia visual. OA2. Compreender modos de ver e olhar enquanto formas de produção de conhecimento, enquadradas pelo saber antropológico e pela prática etnográfica OA3. Distinguir modelos de usos da imagem na antropologia visual (positivismo, realismo, cinema directo, observacional e participativo) OA4. Ser capaz de trabalhar com programa de edição de imagem e som (laboratórios) OA5. Interpretar e produzir representações visuais com enfoque etnográfico (introdutório)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Reflexões sobre práticas do olhar, escutar e registar. a) O visível e o invisível, o sensorial e o racional b) Crítica da noção de "representação"; os imaginários e as suas "vozes" - ubiquidade, multivíduo e autorepresentação c) Culturas Visuais em perspetiva: da era da reprodutibilidade mecânica das imagens e dos regimes escópicos da modernidade, às sociedades do espetáculo, e à era digital e à IA. d) Cine Transe & Antropologia Compartilhada. Campo e Fora-de-campo: Recorte da imagem e momento etnográfico. Montagem: Tempo, movimento, narrativa. e) Auralidade e paisagens sonoras 2. Modos de (ou)ver, modos de fazer: a utilização de instrumentos multimodais em Antropologia a) Registos: desenho, fotografia, filme, paisagens sonoras e plataformas digitais b) Olhar novamente: a latência dos arquivos c) Coletivos e experiências entre arquivos, antropologia e arte – criar e ressignificar arquivos e registos audiovisuais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - Este objetivo de aprendizagem será articulado com os conteúdos programáticos 1 e 2 OA2 - Este objetivo de aprendizagem será articulado com os conteúdos programático 1 e 2 OA3 - Este objetivo de aprendizagem será articulado com os conteúdos programático 1 e 2 OA4 - Este objetivo de aprendizagem será articulado com os conteúdos programático 1 e 2 OA5 - Este objetivo de aprendizagem será articulado com os conteúdos programático 1 e 2

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre será feita através: a) Assiduidade e participação nos exercícios, aulas e seminários (20%); b) Seminário e ficha de leitura individual (20%) c) Portfólio de exercícios e relatório final até 5 p. (60%) - Portfólio composto por exercícios realizados ao longo do semestre e um curto relatório (até 5 pg) que convoque as aprendizagens experimentadas, as leituras efectuadas e reflicta sobre as produções apresentadas no Portfólio. A UC decorre em regime de oficina laboratorial pelo que a assiduidade e a participação dos estudantes é parte fundamental da avaliação, pelo que é necessário ter um mínimo de 70% de presenças nas sessões laboratoriais. Avaliação por exame: Os alunos obtêm sucesso na UC se alcançarem uma classificação igual ou superior a 10. A UC terá ainda um regime de exames regulado pelo regulamento geral pedagógico do ISCTE-IUL.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral e audio-visual. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Activas, com realização de trabalhos individuais; Experimentais, desenvolvimento de métodos visuais; Auto-estudo, trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem Objectivo de aprendizagem (0A) Expositivas Todos Participativas OA 1, 2, 3 e 5 Activas Todas Experimentais OA4 e 5

Observações / Observations


Não existem exames orais.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andrade, Rosane de ,2002, Fotografia e Antropologia. olhares fora-dentro, S.Paulo EDUC/FAPESP/Estaçaod a Libedade Banks, Marcus & Howard Morphy (ed.), 1999 (1997), Rethinking Visual Anthropology, New Haven: Yale University Press Edwards, Elizabeth (ed.), 1992, Anthropology and Photography 1860-1920, New Haven & London: Yale University Press & The Royal Anthropological Institute Feldman-Bianco, bela e Míriam Moreira-Leite(orgs) 2006 Desafios da Imagem, Campinas, Papírus Hockings, Paul (ed), 1995, Principles of Visual Anthropology, Berlin & New York: Mouton de Gruyter. Ribeiro, José da Silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado, Lisboa, Edições Afrontamento.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Andrade, Rosane de ,2002, Fotografia e Antropologia. olhares fora-dentro, S.Paulo EDUC/FAPESP/Estaçaod a Libedade Banks, Marcus & Howard Morphy (ed.), 1999 (1997), Rethinking Visual Anthropology, New Haven: Yale University Press Collier,John,Jr.; Collier, Malcolm (posfácio de Edward T. Hall), 1996 (1986), Visual Anthropology: Photography as a Research Method (Revised and Expanded Edition), Albuquerque: University of New Mexico Press Edwards, Elizabeth (ed.), 1992, Anthropology and Photography 1860-1920, New Haven & London: Yale University Press & The Royal Anthropological Institute Hockings, Paul (ed), 1995, Principles of Visual Anthropology, Berlin & New York: Mouton de Gruyter. Landau, Paul & Deborah D. Kaspin (ed.), 2002, Images and Empires. Visuality in colonial and postcolonial Africa, Berkeley e Los Angeles, University of California Press. Lutz, Catherine A. & Jane L. Collins, 1993, Reading National Geographic, Chicago, The University of Chicago Press Pink, Sarah, 2001, Doing Visual Ethnography, London, Sage Ribeiro, José da Silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado, Lisboa, Edições Afrontamento.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-13